sexta-feira, 13 de abril de 2012

Oficial: FDA acaba de publicar mudanças na bula do Propecia (Finasterida 1mg)

Foi publicado no site da agência de regulamentação de alimentos e remédios, um novo texto a ser incluído na bula do Propecia e Proscar nos Estados Unidos. É a primeira atitude oficial da agência no processo de revisão da droga que foi iniciado há alguns meses. A investigação continua, mesmo após a publicação dessas primeiras alterações. Será incluído o seguinte texto:

"Experiência dos pacientes:
Disfunção sexual que persiste mesmo após descontinuação do tratamento, incluindo disfunção erétil, desordens de libido, desordens de ejaculação, e desordens de orgasmo; infertilidade masculina e/ou pobreza na qualidade do sêmen (normalização ou melhora da qualidade do sêmen também foi relatada com a descontinuação da Finasterida); dor nos testículos."

É a primeira vez que o FDA admite problemas com a Finasterida com relação a infertilidade, problemas de orgasmo e desordens de libido. O FDA também informa que iniciou o processo de notificação de profissionais de saúde que prescrevem Finasterida (dermatologistas, médicos clínicos, residentes e urologistas) sobre a revisão e mudanças na bula.Vamos aguardar as novas ações da agência com relação ao medicamento.

Para ler o artigo completo no site do FDA:
http://www.fda.gov/Drugs/DrugSafety/InformationbyDrugClass/ucm299754.htm

8 comentários:

  1. Olá, recentemente parei o meu tratamento(ía em 6 meses) por sentir um efeito secundário e por ver as notícias recentes. Tomava Finasterida impruve 5mg mas partia em 4 partes iguais, era um pouco mais que 1mg por dose. O efeito secundário que tive foi a quantidade de esperma bastante diminuída. Quando eu a a minha mulher decidimos ter filhos, eu parei e a quantidade aumentou outra vez. Entretanto tenho tomado sem parar, mas ontem decidi terminar o tratamento. Vamos ver se volta tudo ao normal.

    ResponderExcluir
  2. Faço uso da medicação há uns 3 anos ininterruptos, e no último ano pra cá pude fazer uma análise da situação:
    CONTRAS:
    diminuição/alteração significativa da:
    1) quantidade do esperma (bem menor);
    2) qualidade do esperma (uma época ele estava bem aguoso e pouco consistente, o que me deixou preocupado, mas depois melhorou);
    3) ejaculação (até hoje noto uma alteração na intensidade da ejaculação, é absurdamente menor do que poucos anos atrás);
    4) ereção (meu pênis antes da medicação reagia bem mais rápido a um estimulo. Hoje, considero minha ereção comprometida).
    PÓS:
    1) Eficaz na queda de cabelo;
    2) Não diminuiu minha libido;
    3) Genéricos com preços acessíveis.

    Depois da notícia, descontinuei imediatamente o uso, e espero que alguns efeitos colateriais sejam reversíveis, pois achei uma IRRESPONSABILIDADE dos médicos e laboratórios só darem conta dos perigos agora, quando as empresas sofrem processos nos EUA e vêm à tona vários casos de danos à saúde do paciente.

    ResponderExcluir
  3. Hoje foi o último dia que tomei isso, vou relatar meu caso (gravíssimo)
    Não sei exatamente há qto tempo tomo finasterida, mas com certeza há uns 6 anos pelo menos.
    Há um ano e meio eu comecei a me sentir mto mal, sensação de falta de ar, agonia, enjoos terríveis, falta de atenção, tec... não conseguia mais viver, fiz dezenas de exames - sangue, urina, tomografia, ultrassom, enfim, gastei quase 8 mil reais em exames e todos os meus exames estavam perfeitos, até que o médico disse que era emocional.
    Procurei um psiquiatra e fui diagnosticado com TGA (Transtorno Generalizado de Ansiedade), porém nunca aceitei esse diagnóstico pois não existe motivo algum em minha vida para ter isso... nenhum problema financeiro, pessoal, etc...
    Mesmo assim meu desespero era grande e comecei o tratamento com procimax (antidepressivo) e Alprazolan (ansiolítico) e obtive uma melhora considerável, porém os sintomas persistem e nem o médico conseguia uma explicação para isso.
    Refleti meu cotidiano, minha vida, pesquisei centenas de doenças, até que hoje me deu um estalo sobre a Finasterida e fui pesquisar, li vários estudos estrangeiros e vi que o que eu sentia consta nos estudos sobre essa irresponsabilidade.
    Minha única reação foi chorar, de raiva e alívio ao mesmo tempo, pois eu tenho quase certeza que é isso que estava acabando com minha vida.
    Peguei todos os comprimidos que tenho e joguei na privada. Só espero que isso seja reversível para que minha vida volte ao normal.
    O conselho que dou a todos é que parem de usar isso o mais rápido possível, pois vocês não tem ideia do que é se sentir mal 24hrs por dia e ninguém conseguir ajudá-lo, pois simplesmente não sabem o que vc tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm obtive a mesma conclusa e exatamente os mesmos sintomas. Mas só agora tive certeza

      Excluir
    2. Eu sinto enjoos terríveis, tb já fiz vários exames e agora tenho certeza que era da finasterida. Hoje mesmo parei de tomar.

      Excluir
  4. Alo eu tenho 24 anos.ja tenho tido queda de cabelo a uns 4 anos, no entanto nunca tomei finasterida. Mas acabei me informando pelo google sobre tratamentos para calvice e encontrei como uma das solucoes minoxidil e propecia.Estou a acompahar este blog a dias, lendo as postagens aqui presentes, agora nao sei se comeco a tomar o medicamento ou nao. Nao sei se o medicamento tera um bom efeito para min ou se terei efeitos colaterais graves, mas tenho vontade de esperimenta lo pois ja ouvi relatorios de usuarios que nao tiveram nehum problema com o uso do medicamento. Mais uma coisa e possivel adquirir o medicamento na farmacia sem receita medica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente não há como saber qual será a reação do seu corpo ao remédio. Se você acha que vale a pena correr todos esses riscos por um tratamento estético, a finasterida é o mais eficiente em segurar os cabelos. Minha opinião pessoal é que você não deve tomar. Raspe a cabeça ou faça um implante no futuro, mas não coloque sua saúde em risco. Quanto à receita médica, possível é... estamos no Brasil. Mas é um tratamento que precisa ser acompanhado por um médico.

      Excluir
  5. Nunca tive problema. Obs: mais de 6 anos que uso o medicamento.

    ResponderExcluir