sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pesquisas em curso na PFS Foundation

A organização Post-Finasteride Syndrome Foundation anunciou em Julho de 2013 que já estão em curso três importantes pesquisas sobre a Síndrome pós finasterida:

1. Estudo clínico sobre a Síndrome pós finasterida desenvolvido na Brigham and Women’s Hospital (hospital afiliado à escola médica da Universidade de Harvard, em Boston, EUA)


O financiamento do estudo, de larga escala, será todo feito pela PFS Foundation e contará com a excelência técnica do Brigham and Women's Hospital e da Universidade de Harvard. Com o título de "Investigação preliminar com geração de hipóteses sobre a Síndrome pós finasterida: Descrição do fenótipo, e elucidação dos mecanismos hormonais, genéticos e epigenéticos." O estudo é o mais ambicioso já feito para catalogar os mecanismos e processos envolvidos na SPF.
O estudo está sendo conduzido por Shalender Bhasin, M.D., Diretor do programa de pesquisa de saúde masculina do Hospital BW. O departamento é o de envelhecimento e metabolismo.


O objetivo dessa investigação sistemática será de determinar se existe um conjunto de sinais, sintomas e níveis hormonais que caracterizam a Síndrome pós finasterida.
Métodos do estudo:
  1. Avaliação sexual, psicológica e cognitiva.
  2. Estabelecer parâmetros de níveis hormonais e metabólicos.
  3. Identificar interações epigenéticas com o receptor androgênico (AR) e expressão dos genes dependentes do receptor androgênico 
  4. Realizar ressonância magnética do cérebro do grupo de pacientes com a síndrome, que eram assintomáticos antes do uso de finasterida para queda de cabelo. Realizar o mesmo teste com o grupo controle.

A  PFS Foundation acredita que este estudo irá:
  • Ajudar a estabelecer a Síndrome pós finasterida como uma condição genuína
  • Ajudar a desvendar alguns dos mecanismos biológicos ocultos da SPF.
  • Elucidar os mecanismos hormonais, genéticos e epigenéticos da SPF.
  • Promover a liderança para o desenvolvimento de mecanismos específicos para estratégias terapêuticas (potenciais tratamentos)
  • Identificar causas, a nível molecular, da síndrome.


2. Estudo investigativo da Síndrome pós finasterida:

Pesquisa conduzida pelo neuro-endocrinologista Dr. Allan Jacobs, com o objetivo de publicar os resultados em jornal médico científico.

Objetivo: Encontrar padrões ou associações em pacientes que desenvolveram sintomas persistentes após o uso de finasterida 1mg, que não cessaram com o término do tratamento. O estudo visa tentar entender porque alguns homens desenvolvem sintomas nesse padrão e outros não.

3. Pesquisa sobre tentativas de suícidio e suicídio entre pacientes que desenvolveram sintomas irreversíveis após o uso de finasterida.

Esse é um tema delicado, mas é muito importante que a PFS Foundation consiga levantar esses dados e demonstrar em números esses casos . Assim, com números reais, pode-se conseguir grande atenção da mídia e do FDA e pressionar os órgãos públicos e associações médicas a investigar o real impacto que a finasterida está tendo nos usuários. Todos os dados pessoais coletados serão mantidos em sigilo.

Link da pesquisa:







12 comentários:

  1. Sou portador da sindrome á 5 anos e não melhorei nada sexualmente, a pergunta é, esses estudos possuem data de conclusão, ou seja, eles deram algum período onde colocarão possíveis resultados de pesquisas, ou melhor, eles deram data para alguma possível publicação, ou esses estudos já estão em andamento, ou nem começaram? e segundo, se possivel de resposta, como eles recrutam voluntários para participarem dos estudos, ou melhor como eles recrutam pessoas portadoras da sindrome para se ter os estudos?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além do estudo no Brigham & Women´s Hospital em Boston existe outra pesquisa importante sendo iniciada no Baylor College em Houston. A fase de recrutamento de voluntários para os dois estudos já começou. Se você tiver interesse em participar, acesse o link:
      http://www.pfsfoundation.org/news/doctors-recruiting-pfs-patients-research-studies/
      Não encontrei uma previsão de publicação dos estudos, mas normalmente pesquisas assim levam de um a dois anos da fase inicial até a publicação.

      Excluir
  2. Ola eu era uns dos defensores da fina e acabei tendo colaterais serios e prolongados. Tive todos os sintomas da SPF, absolutamente todos estou a quase 7 meses sem usar e obtive melhoras nos sintomas, sinto a cada 15 dias melhorarem um pouco no que se trata do sintomas sexuais, todos os outros ja se reverteram, no entanto apesar das melhoras a situação ainda esta inaceitavel, eu sinto dor nos testiculos e como se algo estivesse trancado. Eu gostaria de saber se eu me classifico como portador da SPF? Ou ela somente vale para aqueles que não tem melhoras? Pois até a oleosidade das mãos e rostos ja estao voltando, antes era seco igual um papel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Os médicos no exterior tem dado um prazo entre seis meses a um ano para a recuperação total do organismo após parar a finasterida. Então, de acordo com esse prazo, você ainda está no processo de recuperação. Com relação às dores nos testículos, você precisa visitar um urologista para verificar a possibilidade de varicocele, que acontece com alguns homens que tomaram finasterida. Se seus exames forem normais, e estas dores forem causadas por outras razões, a tendência é isso ir diminuindo com o tempo, até parar. Infelizmente o processo de recuperação é realmente lento, mas pelo que você descreve, seu corpo está no caminho certo.

      Excluir
  3. ha um jovem no site americano que diz que após 5 anos ele se recuperou 100% com uma dieta rica em verduras, só que depois de um certo tempo de dieta segundo ele pra limpar o corpo ele utilizou suplemento natural que aumenta testosterona juntamente com um suplemento de DHT chamado androhard que segundo ele foi crucial para voltar a estimular a enzima de DHT, porem ele diz que sem a dieta e a limpeza do corpo nenhuma reposição de hormonio funciona, hoje ele diz que nao utiliza mais nada, que o cabelo dele caiu com o suplemento e que ele esta 100%. Pergunta, existe algum suplemento de DHT no mercado? puramente DHT?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há como suplementar DHT. O que existe é a reposição de testosterona através da pele (rica em enzimas 5 alpha reductase), para que ocorra uma maior conversão de testosterona em DHT na aplicação. Mas se o homem tiver problemas na atividade da enzima 5 alpha reductase (que a finasterida bloqueia), a conversão será pequena.

      Excluir
  4. Olá, meu namorado faz uso da finasterida há 5 anos, e percebi desde quando começamos a nos relacionar que a libido dele não é compatível com sua idade, apenas 26 anos. Desde essa percepção, comecei a pesquisar e cheguei a este blog. Gostaria de saber se os sintomas da perda de libido também acontece durante o uso, uma vez que ele ainda utiliza o medicamento. Não encontrei relatos de pessoas que ainda fazem uso, somente de pós-uso. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os sintomas tambem acontecem durante o uso. A libido dele não vai melhorar enquanto ele não parar de tomar a finasterida.

      Excluir
  5. bom dia tenho 41 e tomei finasterida durante 12 anos ,só dscobri a uma semana sobre a finasterida e suas cauas maleficas , a dois anos venho tendo taquicardia , e sinto o coração bater ,tenho uma ansiedade sem controle , agora me passa a ideia que seja a causa a finasterida ,joguei no fogo o pote ,sempre os tomei manipulado em relação a libido nunca tive problemas ,nem de ereção ,oque me preocupa é sera que me alterou o coração , estou a fazer uma bateria de exames de hormonios , to desesperado na questão do coração .doze anossssss e eu não sabia to desesperado .....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Sei que a situação pode assustar no princípio, mas existem formas de se equilibrar novamente e retomar sua vida. Primeiro, queria pedir que tente manter a calma. Provavelmente, pelo tom da sua mensagem, você está passando por uma crise de ansiedade que é bem típica quando alguns homens param de tomar a finasterida. A palpitação que você sente, provavelmente é um sintoma da crise de ansiedade e não um problema cardíaco (que a finasterida não causa, mas você deve fazer um check up cardíaco pela idade e para ficar tranquilo). Você precisa tratar a ansiedade. A finasterida afeta o sistema nervoso central, bloqueando a produção de substâncias calmantes como a Alopregnanolona, que é fundamental na formação do neurotransmissor GABA. O melhor que você pode fazer é procurar um psiquiatra, e pedir para que ele lhe prescreva um benzodiazepinico (os melhores para tratar pós finasterida são Bromazepam ou Alprazolam). Um desses remédios vai ajudar a repor o GABA que a finasterida evitou que se formasse no seu cérebro, causando os sintomas. Você não cita no seu depoimento depressão, e sempre que possível deve-se evitar o uso de anti depressivos em homens com pós finasterida, devido aos sintomas sexuais causados por antidepressivos do tipo SSRI. Portanto, se o psiquiatra sugerir que você deve tomar um antidepressivo e no lugar do calmante benzodiazepínico, recuse. O calmante vai tratar a raiz do problema, o anti depressivo (no seu caso), pode causar sintomas sexuais.

      Excluir
  6. BOM DIA VENHO RETORNAR PARA MOSTRAR O RSULTADO DOS EXAMES APOS 20 DIAS QUE PAREI DE TOMAR ... ACTH EM 27,O pg\ml valor de referencia ate 46 pg\ml ....cortisol 5,5ug\dl ....DHT 415,7 pg\ml no valor de refrencia no exam deu para homens adultos 250 a 990 pg\ml eu acho baixo ......estradiol E2 31,6 PG\ML NO VALOR DE REFERENCIA DEU ADULTOS ATE 39,8 PG \ML .....
    HORMONIO FLICULO ESTIMULANTE FSH 5,13MUI \ML REFRENCIA HOMES 1,60 A 8,00MUI\ML ..........T3 4,9MUI\ML ADULTOS E DE 1,5 A 9,3 ......T4 7,2 UG\DL
    TSH 2,575 UUI\ML VALOR DE REFRENCIA 0,500 A 5,000UUI\ML
    TESTOSTERONA LIVRE 4,60 NG\ML VALOR DE REFRENCIA DE 17ANOS A 41 É DE 3,4 A 24 ,6 NG\DL EU O TENHO BAIXO .....
    TESTOSTERONA TOTAL 277,8 NG\DL REFENCIA 241,0 A 827,NG\DL O TENHO MUITO BAIXO ,
    PROLACTINA 4,3NG\ML REFERENCIA ADULTOS HOMENS 2,1 A 17,7 ,HOJE FAZ 20 DIAS QUE PAREI DE TOMAR TENHO TREMEDERA AS MÃOS MEU SISTEMA NERVOSO TA SUEPER AGITADO , UMA ANSIEDADE DESCONTROLADA TIVE QUE PEDIR 15 DIAS DE FERIAS ,PEDI AO PASIQUATRA O MEDICAMENTO CITADO POR VC E MELHOREI A ANSIEDADE , SEXUALMETE TO APENAS 30% A LIBIDO TA APENAS EU DIRIA 10% MINHA MEMORIA TA LENTA , NÃO MEMORIZA QUASE NADA , TREMORES MUSCULARES DA ANSIEDADE E NERVOSISMO ,CAUSA E DA POS FINASTERIDA ,IMPULSIVIDADE AGORA TOMANDO O CITADO ACIMA ESTOU MELHOR ,MAS ASSIM ESTOU MUITO PREOCUPADO , SE ISSO E PERMANENTE OU PASSAGEIRO , ESTOU TOMANDO VITAMINA D3 E UMA DIETA ENORME PARA LIMPAR O ORGANISMO SEGUNDO VI O DR LAIR RIBEIRO EM SEUS VIDEOS , GOSTARIA DE SABER SOBRE SUA OPINIÃO SOBRE O RESULTADO DOS MEUS EXAMES ,E SE E VERDADE QUE A FINASTERIDA CAUSA DIMINUIÇÃO DOS TESTICULOS , E UMA COISA RELATO QUE CAUSA A FINASTERIDA DESEQUILIBRA OS SISTEMA NERVOSO CAUSANDO ANSIEDADE E STRESS E COMEÇOU A ME DAR ARRITMIA CARDIACA E BATIMENTOS IRREGULARES HOJE APOS 20 DIAS TER PARADO AS ARRITMIAS ESTÃO QUASE NORMALIZADAS COM OS ACALMANTES ,AGORA AINDA TREMO AS MÃS E NOS MUSCULOS DOS BRAÇOS TREME OS MUSCULOS , VC PODE ME DAR UMA IDEIA SOBRE ISSO SE NORMALIZA OU NÃO COM O TEMPO .....

    ResponderExcluir
  7. Amigo, estou passando pelo mesmo calvario que vc. Entre em contato comigo.
    jesuscurasoterfe@hotmail.com
    Estou muito preocupado com a minha situação, estou em pânico.

    ResponderExcluir