Troca de experiências

Atendendo à sugestão de um leitor do blog, teremos esta página para que seja possível uma maior troca de informações entre os visitantes. Como o fórum não deu certo, fica este espaço então dedicado à interação entre os leitores. É permitido: Deixar email, telefone, grupos de whatsapp, endereços de fóruns ou blogs que tratem do assunto. A página também será usada para publicar histórias de recuperação, então se você se recuperou e quer encorajar outros visitantes, envie sua história para o email riscosdofinasterida@gmail.com. 

263 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa. Parei de tomar o medicamento faz menos de 3 meses. Ainda estou com sintomas sexuais severos. O corpo tende a sarar com os anos. A melhora em alguns casos é muito lenta e quase imperceptível. Como diz um usuário do propecia help, três palavras são a chave para a recuperação: tempo, paciência e pensamento positivo. Não esqueçam de seguir as regras do "como tratar". Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  2. Utilizei a finasterida por 11 anos, resolvi parar depois que vi a reportagem da Veja de abril deste ano e que me assustou muito pois nao sabia que haviam mudado a bula e que os tais efeitos de 2% era muito maior e também podem ser persistentes. Enfim parei dia 15 de abril, dia 20 já estava sentindo os efeitos (baixa libido, dificuldade de ereção, fadiga terrível, mas o pior é minha visão que ficou estranha e também me sinto um tanto afetado o meu raciocinio, e meu sono é terrivel) resultado, estou lutando como voces. Na primeira semana foi horrivel lidar com isso, mas minha ex namorada me disse pra usar um ansiolitico natural floral chamado RESCUE REMEDY, eu tenho certeza que este ansiolitico está me fazendo bem, utilizo em torno de 6x por dia 10 gotas. Eu tenho fadiga e isso me dá sono, então eu consigo dormir, o problema é manter o sono. antes eu dormia 8, 9 horas, depois do crash passei a dormir 4, 5 horas, quando chegava a 6 era uma vitória, mas mesmo assim eu acordava várias vezes durante a noite, simplesmente terrivel. O urologista nao me deu receita de alprazolan pra dormir, me receitou um floral valeriana que tomei por um dia só, porque consegui uma caixa de rivotril 0,5 e está me fazendo dormir bem agora, as vezes acordo a noite mas volto a dormir logo. Outra coisa que estou fazendo parcialmente é o protocolo do lair ribeiro. comecei faz uma semana e meia, estou usando omega 3 3x ao dia, Gingsen indiano 150mg + rodiola rosea 150mg 1x ao dia, vitamina D 5000 1x e faz poucos dias que comecei o 5-HTP comecei 1x agora estou 2x ao dia. Eu não diminui os carboidratos porque eu já sou muito magro e já considerava minha nutrição bem equilibrada, também não estou usando oleo de coco pois ele pode alterar a 5 alfa redutase e não se é bom mexer nisso durante o tratamento do crash, por fim eu ainda não comecei o tratamento com lugol 5% visto que relatam haver possibilidade de efeitos de detox, e eu não quero conflitar os efeitos de detox do lugol com os possiveis outros efeitos que eu venha a ter ainda com o o pós finasterida.
    Só para constar, dos exames que fiz a pedido do urologista (não estou com eles aqui no momento) fiz vários que o moderador recomenda, minha testo total deu normal mas abaixo de 1/3 e meu LH deu abaixo do normal, que me assusta mais porque o LH é quem manda fazer testosterona. mesmo assim o urologista disse que tinha q esperar, q ele nao podia me receitar hormonio senao estragaria minha vida (e isso concordo com ele)
    Portanto, na minha recente e terrível experiência de crash posso dizer que o floral RESCUE REMEDY ajuda na ansiedade.
    Gostaria de saber se alguém está tendo sucesso com o protocolo do lair ribeiro?
    Um rapaz no facebook me disse que sentiu diferença em 1 mes de tratamento, mas ele utiliza diversos outros produtos como tribulus, e fez uma mudança drástica na dieta. Além disso eu faço pilates 2x por semana e esteira 1 ou 2x mas eu não sei se tem me ajudado, pois alguns exercícios são forçados e eu não sei se tem influenciado positivamente na minha recuperação. vou monitorar nos próximos dias.
    Boa sorte a todos e por favor, quem teve recuperação, está bem hoje, nos de seu feedback, queremos informações. acho que muita gente se recuperou e esqueceu que ainda há pessoas sofrendo, quem estiver recuperado nos de seu relato de recuperação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada, eu tomei por 12 anos. tive tudo o que vc relata. Rivotril, não adianta. Vc dorme, mas o corpo não recupera. Tome melatonina, entre 3mg e 5 mg, 30 minutos antes de dormir. Rapaz, a melhora do sono é uma brutalidade. Eu me acordava toda hora e hoje so me levanto de manha. Além dessas coisas que vc está tomando, eu diria pra vc suplementar B12, na forma de methilcobalamina, no minimo de 1000 mcg. Eu tomo de 5000. A b12 é fundamental, assim como a vitamina D. Sua dose de vitamina D está baixa, tome 10.000. A melhora vai ser espantosa, garanto. Tome zinco 30-50 mg, magnésio quelato de 400, e troque o sal que vc usa em cada, por sal integral. Em tres meses garanto que vc vai melhorar muito. A testosterona demora mais a responder, mas em um ano a mellhoa vai ser grande. fui diagnosticado com transtorno de ansiedade. Eu travava com qualquer pproblema que eu tinha que enfrentar: escolher produtos no supermercado, apresnetar trabalho na universidade, em fim, hoje, não tenho uma ´´unica gota de ansiedade. Eu estou me sentidno uns 7 a 8 anos mais jovem.

      Excluir
  3. Tomo finasterida a 13 anos, sinto baixa na libido, quando interrompi as atividades fisicas, entrei em depressão, entao retornei a praticar e melhorei de forma relativa, tenho me sentido desmotivado, se energia e libido. Estou com medo de interromper o uso, o que fazer? Tomo 2,5g dia e uso minoxidil. Reduzo a dose progressivamente? Estou com medo. Por favor ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como vc usa há muitos anos é melhor parar progressivamente. Tome durante 5 dias meio comprimido. Por mais 5 dias 1/4 de um comprimido. Talvez isso diminua as chances de vc ter um crash. Os sintomas podem piorar nos primeiros meses sem uso, devido ao crash, mas depois vc vai melhorando. Pare com a droga. Para o seu bem. Enquanto é tempo.

      Excluir
    2. meu velho, procure meus comentarios nos topicos acima. podem lhe ajudar. Eu estive como vc, e hoje, com 1 anos de tratamento, estou mito bem em todos os aspectos. Abraço

      Excluir
  4. Bem, após muito ler este blog vou deixar o meu relato aqui.
    Venho estudando muito sobre o assunto e aconselharia a todos que sofrem deste mal a fazerem exames hormonais completos SALIVARES, estudem sobre isto e vcs verão a diferença. Acredito realmente que a finasterida interfere nas glândulas suprarrenais, por conseguinte o cortisol e a melatonina (além de outros hormônios) serão afetados devido ao estresse e depressão induzido por este medicamento.A variação do cortisol só será percebida na saliva, devido a variabilidade deste hormônio durante o dia.Se vc estiver alterações nas adrenais vc não conseguirá dormir, e o corpo não vai se recuperar. O alprazolam ajuda a repor GABA, porém não resolve. Vc precisa saber a quantidade dos hormônios biodisponíveis que possui.
    Mas agora vem a parte principal: Não tenho dúvida nenhuma que a finasterida, dentre outras coisas, afetou os RECEPTORES ANDROGÊNICOS.Ao parar a medicação que é antiandrogênica, o corpo passou a produzir mais andrógenos, os quais não se ligam nos receptores e tudo isto pode produzir um efeito chamado estrogen dominance, leiam sobre isto.Converso direto com uma pessoa que está se curando, e o tratamento utilizado por ela são ervas tongkat ali, icariin e tribulus terrestris,ele recomenda não ejacular enquanto tiver usando estas ervas, usar por três semanas e fazer uma pausa de uma, até o corpo se recuperar.
    A questão seria otimizar os níveis hormonais e recuperar os receptores. Recomendo a todos que procurem os alunos do Dr. Lair Ribeiro, espalhados pelo Brasil, pesquisem e acharão, pois precisam fazer um acompanhamento médico regular. E quem é usuário e esta pensando em largar a medicação meu conselho é que pare aos poucos, faça um bom plano de saúde, tenha calma, faça o que eu aconselhei acima e todas as dicas deste blog, em "como tratar".
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom! Obrigado pela troca de informações. O que vc diz é o mesmo que o brazilianguy defende no propeciahelp. Pesquisem brazilianguy no propeciahelp e vejam as colocações dele.
      A chave para a cura está nas ervas e não na simples alteração hormonal. A questão, como vc bem colocou, passa pelos receptores.
      Peço àqueles que passaram e passam pela síndrome, mas que tiveram melhoras, que coloquem aqui a sua história de recuperação e de melhora nos sintomas.
      OBS: Coloquem um apelido qualquer sempre que postarem. Pra gente reconhecer o usuário, assim como acontece no propeciahelp.

      Excluir
    2. O uso das ervas tongkat ali, icariin e tribulus terrestris são juntas ou 3 semanas para cada uma?

      Excluir
  5. Boa noite guga, sem duvida nenhuma, vc deve interromper o uso, eu tb tomei finasterida por muito tempo, comecei assim que o propecia foi lançado aqui, quando os efeitos colaterais ficaram muito evidentes, ou seja depressao, libido baixa, dores nas articulaçoes, dificuldades para menter ereçao etc..., resolvi parae de tomar de uma vez. Apos uns 3 dias começei a me sentir melhor e tive ereçoes noturnas, mas mais ou menos no quinto dia, apos ter parado, o inferno começou. tive um crash hormonal muito severo, perdi totalmente a sensibilidade no penis e ele diminui de tamanho de forma inacreditavel, começou entao uma maratona de consultas e exames interminaveis, o uso da finasterida causa hipogonadismo secundario, mas que nao responde a reposiçao hormonal , meu endocrinologista tentou e nada, desenvolvi gnecomastia e acumulo de gordura abdominal. hoje apos dois anos estou começando a me recuperar, mas ainda falta muito, a recuperaçao e lenta, e cheia de oscilaçoes. Amigo, meu conselho e nao pare de uma vez, va diminuindo aos poucos, comece a fazer uso de omega 3, faça exames para dosar vitamina D, e cortizol, talvez se eu tivesse parado aos poucos meu organismo teria tido tempo para adaptar e o crash seria menos devastador. Se a coisa ficar dificil, tenha certeza que e a cura existe , mas o remedio que da mais resultado e o tempo, por favor tenha paciencia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também tive o maldito crash 5 dias após parar o medicamento. que coisa...

      Excluir
  6. Bom dia amigos,

    Cometi o mesmo erro do amigo acima. Parei de uma vez com o medicamento e tive um crash severo. Foi um inferno...em setembro vai fazer 3 anos que parei. Estou fazendo acompanhamento dos hormônios de 6 em 6 meses. Desenvolvi leve ginecomastia e ganho de gordura abdominal...passei recentemente com um médico indicado pelo dr. Lair, porem me indicou de cara a reposição hormonal e a suplementação com algumas ervas e vitaminas. Não gostaria de ir diretamente para a reposição hormonal, pois gostaria de tentar primeiramente o clomid. Caso a minha testo esteja muito baixa pois o ultimo exame que fiz foi a quase 1 ano. E de lá pra ca me sinto muito melhor...estou otimista vou fazer exames na semana que vem...acho que meus hormônios devem estar próximos do normal. Todo esse tempo de recuperação, segui a sessão como tratar e alguns emails da fase de crash trocados com o moderador que me ajudou muito. Agradeço a Deus por ter encontrado esse blog, pois sem a ajuda encontrada aqui talvez não teria melhorado tanto. Consegui manter o meu emprego e retomar a faculdade, pois essa droga e como a criptonita para o superhomem, drena todas as suas forças te deixa no fundo do poço. Destrói tudo...detona hormônio, físico e psicológico...a melhora e lenta e cheia de oscilações...boa recuperação a todos. Não tomem finasterida!!!

    ResponderExcluir
  7. atualizando minha situação, minha postagem do dia 23 de maio. continuo sobre o efeito do crash, nao apresento melhoras, talvez a única melhora que eu tive foi cortando o gluten que pararam algumas alergias e quando tentei reintroduzir duas vezes tive uma diarreia danada. ainda não consegui regularizar o sono, é muito dificil dormir, tenho que tomar alprazolan, olanzapina, e as vezes o zolpidem pra começar a dormir. ainda uso a noite 5htp e gaba pra tentar ajudar a dormir e faço acumpultura mas nao sei se está ajudando.
    meus efeitos são:
    insonia: consegui dormir melhor depois que comecei alprazolan mas ainda tem noites que nao durmo.
    visão: continua igual, parece que estou enxergando bêbado, pela manhã geralmente minha visão é melhor, mas ao fim do dia, usar computador, as luzes da noite, me dão uma fotofobia terrivel.
    ereção/libido: continuam iguais, fraco, só com muito incentivo e o penis só fica ereto com manipulação, e o penis fica ereto mas perco a ereção facilmente.
    fadiga: parece ter melhorado um pouco após corte do glúten, mas sinto meu corpo fraco.
    depressão: isso estava me matando, estava indiferente a vida o 5htp por 2 meses mas nao senti diferença, a psiquiatra me receitou então o olanzapina pra levantar o animo, e pupropiona, um antidepressivo fraco que não altera a esfera sexual e uso faz 5 dias, talvez por aceitação ou efeito, me sinta menos deprimido.
    alergias: desde que cortei o glúten meu rosto ficou normal, nao ficou mais vermelho.
    no geral continuo com espinha nas costas, recuperei 1kg que tinha perdido, recuperei a fome, (acho que efeito do olanzapina).
    no mais estou usando algumas vitaminas a mais que meu acumpulturista me receitou tentando sentir no corpo alguma evolução.

    gostaria de saber se alguém teve sucesso usando tribulus terrestris e maca peruana para melhorar a libido/ereção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. li aqui q sobre sua visão a minha ta igual a sua melhorou e o q fez?
      obrigado

      Excluir
  8. usei tribullus e macaperuana em doses cavalares e nada aconteceu...Na realidade eu me sugestionava que estava funcionando mas não funcionada porcaria alguma...dois anos após abandonar o uso da finasterida eu achei que estava completamente curado...ereções muitorógidas sexo todos os dias com muito orgasmo (porque no início eu tinha muita dificuldade para gozar...anorgasmia total...gozava mas era muitomecânico sem prazer....ai tudo mudou de maneira que eu parecia estar curado fiquei por mais de dois meses assim...ereção muito rógoda...ereções matinais como um ferro...muito tesão...até que passei por um problema enorme (separação conjugal) fiquei com meus filhos minha mulher saiu de casa e agora estou completamente sem tesão...nenhum...,.nenhum mesmo...cheguei ao absurdo de ontem estacionar ocarro na rua e esquecer por completo onde tinha deixado o carro....uma loucura....voltou tudo de novo estou arrasado!!!

    ResponderExcluir
  9. Faz um bom tempo que acompanho este blog, e como uma forma de trocar
    experiências e, também de desabafo, resolvi postar aqui a minha história. Poderia ficar dias relatando para vocês tudo o que venho passando, mas em síntese parei de usar a finasterida em Outubro de 2013, após 9 anos ininterruptos. Durante o uso tive alguns sintomas "leves" como queda de libido e anosgarmia, que na época atribuía a um antidepressivo. Após parar com a finasterida minha vida se transformou num inferno, impressionante, e hoje fazem um ano e 9 meses de martírio.Os problemas cognitivos realmente são muito complicados, além dos sexuais, óbvio,nem eu sei como estou levando minha vida.
    Faço exercícios físicos regularmente, estou em forma e me alimento bem.Tomo alprazolam e faço uso de vários suplementos, já fui numa dezena de médicos e a maioria não acredita que pode ser a finasterida, não gosto nem de lembrar quanto dinheiro já gastei com consultas.
    Conseguiram fazer um medicamento com um público alvo desesperado (calvície), que na maioria dos casos não aparecem alterações em exame durante o uso (meu caso), que é vendido em farmácia da mesma forma que uma aspirina, que a maioria dos médicos não sabem dos perigos e receitam indiscriminadamente e os poucos que sabem quando dá problema não tem a menor ideia do que fazer, nem um protocolo. E para fechar com chave de ouro, depois que parar, piora. Inacreditável, sério mesmo, não tenho dúvida que este medicamento ficará na história como um dos mais perversos, é só uma questão de tempo.
    Consultei com um médico que foi aluno do Dr. Lair Ribeiro, estou para fazer exames de saliva e mais alguns de sangue.Apesar de tudo estou com esperança da melhora, não posso desistir, temos que lutar contra isso com todas as forças, tem dias que estou desesperado, ai lembro da minha irmã gêmea e da minha família, precisamos pensar neles também.
    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite meus amigos. Eu ainda tenho um pouco de libido, mas estou com a ereção bem comprometida, quando eu consigo a ereçao, se eu piscar os olhos perco. Gostaria de saber se alguém teve sucesso usando viagra, cialis, helleva ou outro, para manter uma ereção? tenho vontade de experimentar pois nao estou com alergia a nenhum remédio. nunca me imaginei eu jovem passando por isso. obrigado e boa luta a todos nós.

    ResponderExcluir
  11. tomei por 8 anos parei faz dois anos agora esta voltando tinha dias q parecia q estava tudo normal mas voltava os sintomas, e ainda mais fortes agora esta quase normal espero q continuem duas coisas q pra mim foi essencial pensamento positivo e caminhar correr com isso passei a dormir mais e num sono mais profundo. sucesso pra todos e não desanimem

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde amigos,

    Tomei a fina por 6 anos e fazem 03 que parei o remédio. Desse tempo que parei ate aqui fiz o uso do cha de espinheira santa ao dormir e ao acordar, pois sofro de refluxo. Numa pesquisa que fiz recentemente descobri que ela serve para tratar fadiga adrenal. E funcionou bem pra mim pois comecei a melhorar depois que passei a tomar o cha. Outra dica comecei a repor a vitamina D, que estava baixa assim como os outros hormônios e minha disposição e libido melhoraram bastante. Em pesquisa recente também descobri que a testosterona aumenta com a reposição da vitamina D.
    Espero ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Pessoal,

    Vim dar um breve relato da minha cura dessa sindrome.

    Façam a dieta paleo. Pesquisem no google.
    Comam somente o que Deus colocou na terra... onde o homem colocou a mão, não consuma!! Temos como exemplo a finasterida!! Quem fez? O homem!!

    Então corte os industrializados, adoçantes, açúcar... Tomem água, água de côco e água com limão (sem açúcar).
    Corte o glúten e sigam a risca a dieta paleo..
    Tomem um pool de lactobacilos.. 1 comprimido ao dia antes de dormir...

    Do resto deixe que o organismo se encarregue de se curar...
    Peçam ao seu médico exame para iodo.
    Prestem atenção se vocês suam ao praticar atividade física... Eu não suava e após a suplementação com o lugol 5% eu voltei a suar.. mas tem que tomar cuidado pois o iodo pode danificar a tireóide em quem tem hipo ou hiertireoidismo.

    Não desistam.. Deus está conosco!! Ele não nos abandona. Busquem pela luz... pela paz e serenidade!
    Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu relato. Nos diga quanto tempo vc demorou para se curar e quais eram seus sintomas. Parabéns!

      Excluir
  14. Pessoal, boa noite

    Vou fazer um resumo de minha utilização de finasterida, eu realmente fiquei assustado com todos os links que li aqui no blog, por

    favor quero saber a opinião de voces que não utilizam mais

    Iniciei em 2008, calvice hereditária, a queda de cabelo começou com muita intensidade, puxava o cabelo com os dedos e eles saiam do

    couro cabeludo, de qualquer parte da cabeça.

    Devido aos relatos que li na época sobre os problemas de ereção, tive como meta iniciar o uso e se tivesse algum comportamento

    estranho, interromper a utilização. Eu consigo ter ereções normalmente, porem as ereções diurnas são diferentes das ereções

    noturnas, as ereções noturnas são com maior intensidade.

    Ainda tomo diariamente, percebi que ultimamente tenho mais dificuldade de concentração e esqueço com mais frequencia coisas que não esquecia antes, não sei se está relacionado ao uso.

    Vou marcar uma consulta com o Urologista e pedir os exames que vi comentados aqui no blog.

    Se eu parar de tomar o medicamento gradativamente, o cabelo vai voltar a cair?

    ResponderExcluir
  15. Tomei finasterida por 8 anos , parei a 1 ano e 6 meses e minha vida esta muito ruim, um verdadeiro pesadelo. Gostaria de dar um conselho a voce: DANE SE O CABELO CARA! Deixa cair.... Esse foi o conselho do meu pai que ignorei e arrumei um problema serio para minha vida. De acordo com o seu depoimento ja houveram alteracoes no seu corpo e se voce continuar provavelmente irao se intensificar. Eu parei de um vez so , talvez acho que seria melhor ter parado gradativamente porem agora ja foi (no meu caso).Tentei varias coisas mas sinto que no meu caso , o stress e ansiedade nao permite minha melhora, quando estou de ferias do trabalho sinto meu libido melhorar e meu cabelo comeca a cair muito porem quando o stress e a ansiedade retorna o cabelo para totalmente de cair e o libido vai embora novamente. Nao sei como quebrar esse ciclo...

    ResponderExcluir
  16. atualizando minha situação: 6 meses de martírio. sofri muito com a insonia achei que tinha resolvido e voltou a me incomodar tem noites que passo em claro. parei com o alprazolan, estou usando fitoterapicos pra ajudar a dormir e a controlar a depressão, que vai e vem. minha visão continua ruim, e o tinitus no ouvido continua também. na parte sexual eu estava tendo ereções melhores e noturnas, nao tenho reparado mais nas ereções noturnas, me ajudou muito o cialis antes de uma relação, quanto a libido, ainda muito fraca, quase inexistente. a única coisa que melhorou em mim foi a alergia a glúten que desapareceu. comecei a tomar tribulus e maca na esperança de ter uma melhora na parte sexual. enfim, meio ano na luta, que Deus esteja conosco.

    ResponderExcluir
  17. Eu sou o anônimo acima do relato de uso durante nove anos ininterruptos.
    Fazendo uma atualização do meu caso, fazem dez dias que completei dois anos de pós finasterida, os piores anos da minha vida, Ainda estou com problemas cognitivos sérios, os piores são a insônia, pânico e perda de memória. Estou seguindo as dicas de "como tratar" mas está realmente muito difícil, não estou conseguindo trabalhar, estudar, enfim, ter uma vida 'razoável"
    Muito difícil pessoal.Consultei com o aluno do Lair Ribeiro, estou fazendo uma suplementação mas não estou vendo muito resultados, além de ser extremamente cara, estou tendo problemas financeiros graves, não vou poder continuar por muito tempo.
    Podia escrever um livro de tudo o que fiz para sair dessa situação.
    Quanto arrependimento de ter usado essa droga...só Deus no meu caso, fiz tudo o que podia, Vou lutando, uma guerra diária, vou ver até quando aguento.
    Abraço a todos e desculpem o desabafo.

    ResponderExcluir
  18. * Alguem ai obteve algum sucesso com reposição hormonal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada, não parta para a reposição. Procure um endocrino que seja de fato bom. Ele vai sugerir uma reposição de minerais e de vitaminas que vão fazer sua produção de testosterona voltar ao normal. é preciso ter paciencia, mas funciona.

      Excluir
  19. Camarada, não parta para a reposição. Procure um endocrino que seja de fato bom. Ele vai sugerir uma reposição de minerais e de vitaminas que vão fazer sua produção de testosterona voltar ao normal. é preciso ter paciencia, mas funciona.

    ResponderExcluir
  20. Fiz algumas observações em comentários acima, de forma anônima. A partir de agora, colocarei sempre um pseudônimo(Beto) para que vcs possam me identificar com mais facilidade. Vou falar um pouco do que eu passei, e de como estou me tratando. Eu comecei a tomar a finasterida por volta de 2002, quando eu tinha 21 anos. Eu sempre tive muito cabelo, sempre conhecido pela cabeleira. Mas a família inteira, parte de pai e de mãe, tem calvície. Assim, quando comecei a ver o cabelo cair, comecei com a finasterida, com a qual sempre tive ótimos resultados. No início, eu não sentia quase nada, ou não queria dar atenção aos sintomas. Eu notava apenas que eu demorava mais pra ter orgasmo, o que era bom. Com uns 4 anos tomando, percebi que minha libido oscilava: eu passava 2 semanas com todo veneno do corpo, e duas, 3 semanas, de "fogo morto", sem interesse por sexo. Sempre senti umas pontadas nos testículos, uma sensibilidade diferente. Mas eu nunca dei muita atenção nem nunca tinha procurado na internet informações sobre efeitos colaterais. Sempre tomei a bula do remédio como se fosse a verdade indiscutível, isenta. Minha vida seguiu nesse ritmo, até que tive uma crise de estafa em 2008. Estava trabalhando, estudando, namorando, tendo que dar conta de muitas coisas de forma simultânea, com muita cobrança em cima de mim. Estava fazendo mina segunda graduação, com bolsa de pesquisa e trabalhando como professor. Aguentei bem essa correria de 2005 a 2008, quando comecei a a sentir-me ansioso, com dificuldade em lidar com situações de stress. Não associei à fina, apenas achava que estava cansado. Junto com essa estafa, com o cansaço, comecei a sentir dificuldades de concentração, memoria fraca, muito fraca, pouca disposição. Porém, continuei tocando a vida. Entrei no mestrado em 2009, porém, com rendimento péssimo, com a memória uma desgraça. Mas ainda tinha forças. Continuei e em 2011 entrei no doutorado, emendando com o mestrado, sem folga. Eu estava acabado, e os sintomas emocionais, de memória, raciocínio, pioraram drasticamente. Eu achava que era um cansaço, um abuso da vida, coisa em algum momento ia passar. A memoria estava cada vez pior e eu não conseguia mais lidar com situações de stress. Comecei a ter episódios de crise de ansiedade e tive alguns episódios de pânico. Passei a sentir palpitações, coisa que me acompanha dia e noite. Sentia em algumas situações, faltar de ar. Passava dias assim. Eu ficava atônito por qualquer coisa, fiquei burro, como se minha mente não prestasse pra mais nada. Os raciocínios não vinham, as ideias não tinham continuidade. Segui assim, me arrastando no doutorado. Os sintomas sexuais pioraram demais, eu trepava uma vez ou outra, e muitas vezes com uma libido tão baixa que, sinceramente, era preferível nem transar. Mas o interessante é que, como eu disse antes, eu alternava momentos de muito tesão, com momentos de desinteresse total. Passava duas semanas com a barraca armada, e duas semanas sem o mínimo interesse. Nestas situações de desinteresse, o meu pênis ficava encolhido, pequeno, que até pra lavar dava trabalho. Outro sintoma que me acompanhou nesses tempos todos, há pelo menos uns 5 ou 6 anos, foi uma ardência após a ejaculação. Depois que eu ejaculava, sentia uma queimor por dentro, como se fosse na próstata. Curiosamente, depois de parar de vez com a fina, já tens uns 3 meses que não sinto mais nada (já faz um ano que parei]. Engordei na cintura, como nunca antes, estava cada vez amis com dificuldade para perdr peso na cintura, o que não era normal. Até que um dia, decidi ir a um endócrino, fazer exames de rotina e ver o que estava acontecendo. E para minha surpresa, minha testosterona estava lá em baixo(290), t3reverso alto, homocisteina alta, b12 baixa(450), vit D baixa(21).

    ResponderExcluir
  21. O m[médico disse que os exames mostravam pq eu estava assim, e perguntou se eu tomava alguma coisa. Eu disse que tinha tomado finasteridada por 12 anos e ele fez uma cara... e disse: deve ter contribuído muito para isso. Ele perguntou tb se eu comia soja e trigo. Eu disse que comia sim, e muito. Ele disse que não era pra eu nem passar perto de nada feito com soja, pq aumentava os hormônios femininos. O trigo, pq o glúten trás problemas para a testosterona. Esse medico tem uma abordagem diferente da maior parte dos endócrinos, que querem logo passar remédio, testosterona, etc.
    Ele também achou que os sintomas não poderiam ser simplesmente atribuídos à finasterida. Na opinião dele, ela potencializou o meu problema, mas que era difícil dizer ao certo. Segundo ele, é comum pacientes até mais jovens do que eu (tenho 34 anos) apresentarem sintomas semelhantes ao meu. Segundo ele, a rotina de stress constante deixa nosso corpo debilitado e atrapalha produção hormonal. Outra coisa que ele detectou foi que o meu colesterol estava muito baixo, na casa de 138. Segundo ele, meu corpo não tinha como produzir hormônios adequadamente com essas taxas de colesterol. Assim, diante desse quadro, ele sugeriu o seguinte protocolo:
    1- Cortar o trigo da dieta. Não adianta diminuir, tem que parar de comer. E lhes digo, depois que vc para de comer o trigo e sente os benefícios, vc não quer mais.
    2- Disse para eu nem tocar em produto feito de soja, tais como leite de soja, soja texturizada, óleo de soja. No máximo, comer tofu, uma vez por semana. A soja aumenta a quantidade de
    3- Mandou cortar todo tipo de óleo vegetal, como aleo de canoula, soja, girassol, milho. Os únicos que eu poderia comer sem medo era azeite de oliva extra virgem, e óleo de coco. Este ultimo, inclusive, segundo ele, é o melhor de todos e pode ir para o fogo. Desde então, cortei totalmente os óleos vegetais e investi no óleo de coco. Como com tudo, na vitamina, na comida, na tapioca, antes de malhar, etc.
    4- Ele me receitou vitamina D, 10 mil unidades. Segundo ele, essa é uma dose básica, fisiolpogica, A ideia é manter a vitamina D na casa de 80 a 90. (esqueci a unidade de medida). Hoje, tomando essas dose de vitamina diariamente, estou com 84 de vitamina D.
    5- Vitamina B12- 2.000 msg por dia. Hoje, por conta própria, tomo 5.000 mil. Tem que ser B12 na forma de metilcobalamina, que é a forma ativa. Na forma de cianocobalamina não presta, pq o corpo não absorve bem. Hoje, minha b12 está em 1800. Antes, estava em 400. Para que tomar b12? Melhora muito o raciocínio, a memoria e o controle emocional. Se vc está deprimido, irritado, b12 é o remédio. Para mim, a base do tratamento pos fnasterida, para recuperar o ânimo de viver.
    6- B6 -50 mcg- na forma de piridoxal 5 fosfáto, que tb é a forma ativa da b6. É mais cara, mas é o qeu vale a pena. Além disso, ainda serve para tratar o cabelo, fortifica-lo.
    7- B9 – 800mcg- também tem que ser na forma ativa chamada de “folato”. Todas as vitaminas do complexo B tem um papel fundamental em fazer o individuo recuperar o bom funcionamento da mente. Se vc não tiver grana para tomar as três B que eu coloquei aí, tome pelo menos a B12. Vc vai sentir o seu cérebro raciocinar como antigamente, garanto.
    8- Magnésio, na forma de algum magnésio “quelato”. O magnésio é mágico, eu não deixaria de tomar por nada. Eu tinha dores nas pernas, por conta de varizes. Todos na minha família tem essas dores. Eu não aguentava passar 2 horas em pé que já estava me acabando de dores. Hoje, fico tranquilamente em pé. Os resultados aparecem com uma ou duas semanas. O magnésio é fundamental para reduzir o stress e os sintomas da ansiedade, como a palpitação. Hoje, não tenho mais palpitações. Dosagem: 400 mg po dia, para sempre.
    9- Zinco: fundamental para levantar a testosterona de forma natura: dosagem: de 30 a 50 mg por dia, dose punica junto com as refeições. Se vc tomar de estomago vazio vai ter uma náusea desgraçada.

    ResponderExcluir
  22. 10- Vitamina D3 10.000 iu por dia.
    11- Melatonina de 3 a 5 mg, 30 minutos antes de dormir. Se vc não sabe o que é ter sono bom, vc está perdendo tempo. Foi uma das coisas mais fantásticas que eu já tomei. Mesmo fazendo todo esse tratamento acima descrito, eu ainda não estava dormindo bem o suficiente, me acordava 2 vezes para urinar e muitas vezes acordava com o queixo dolorido de ranger os dentes a noite. Depois que passei a tomar a melatonina, voltei a apagar durante a noite, a sonhar de forma alucinada. No início, nas primeiras vezes, a pessoa vai estranhar, pq vai sonhar demais, sonhos bem reais, as vezes pesadelos. Mas com o tempo passa e vc só se lembra mesmo que sonhou e acorda zerado. O sonho é um dos indicadores de que vc está entrando na fase do sono profundo, do sono que recupera. Nuca mais acordei cansado, ou com a mente cinzenta, enevoada.
    12- Trocar o sal de cozinha por sal integral. Os minerais do sal vão lhe ajudar a sair da fadiga adrenal, que com certeza está junto com o problema que todos nós temos.
    Creio que esse seja o protocolo básico para enfrentar esses problemas todos. Com um ou 2 meses, as melhoras na vida já serão imensas. Desde que comecei a fazer o tratamento, não tomei mais nem senti vontade de tomar rivotril. Antes, eu tomava um quando acordava, para lidar com a ansiedade, palpitações, outro antes de dormir. O rivotril, para quem não sabe, atrapalha o sono. A pessoa dorme por horas, mas o sono não recupera nada. Pode ser importante no início, para ajudar a lidar com a sensação ruim da ansiedade, mas com o tempo, a as vitaminas do complexo b (b12, b9 e b6) vão fazer o papel do rivotril para vc, ajudando a produzir os neurotransmissores que seu corpo está deficiente. Há, inlcuisve, estudos que mostram que essas vitaminas ajudam aos rivotril funcionar com mais eficiência.
    Durante o tratamento, não se desanime. No início, apesar da melhora que tive, continuei a sentir pouco tesão, a ter ereções de baixa qualidade, etc. Para mim, o maior problema era mesmo sentir tesão forte. Quando eu senti muito tesão, tinha ereção normal. As melhoras que senti no início foram mais aquelas ligadas ao humor, à fadiga, à disposição. A ansiedade foi embora, hoje lido com stress com muito mais facilidade, sem “travar”, sem ficar atônito, com a mente “nublada”. Aos poucos é que o tesão vai voltando, mas é um processo lento de recuperação. Voltei ao médico depois de uns 5 meses de tratamento, e minha testosterona, em vez de subir, baixou mais ainda, saindo de 290 para 180. Fiquei morgado, mas o médico disse que não ia me dar testosterona, que meu corpo era jovem e ia reagir. Como meu LH e FSH estavam baixos, ele disse que eu não estava em andropausa. Se estivessem alto (lh e fsh)e a testosterona baixa, é que seria um problema, já que o corpo estava mandando um sinal e o meus testículos não estariam respondendo com mais testosterona.
    Estou para retornar ao médico essa semana, dia 18 de novembro de 2015. Fiz os exames de sangue e os resultados melhoraram muito. Vendo os resultados, vi que meu T# reverso em fim normalizou. A testosterona subiu bastante (444), o que m deixou bastante animado. Não sei o que o médico vai dizer, mas acho que as coisas vão melhorar. Estou me sentindo com mais tesão, a memoria está boa (depois de longos 7 anos de memoria precária), não sinto ansiedade, palpitação. Tenho apenas uma sonolência no início da tarde que me atrapalha muito. Mas acho que estou no caminho. Como vcs podem perceber, o meu médico não passou um único remédio, só vitaminas. E como ele disse, o corpo por si só buscaria sua harmonia, seu equilíbrio e parece que é isso o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  23. Pelo meu relato, acho que ficou claro que acredito que os problemas que vcs estão passando não se devem somente à finasterida. Acho que ela potencializou, fragilizou o meu corpo, contribuindo para que eu entrasse num situação de fadiga crônica, que não passava com nada, além, é claro, de toda desorganização hormonal. Mas como meu médico disse, ele já pegou vários pacientes, tanto homens como mulheres com esses mesmos sintomas e com um quadro vitamínico e hormonal semelhante. Assim, se os médicos de vcs dizem que não podem fazer nada, vcs podem: mudem de médico.
    Quando eu voltar do médico venho aqui postar alguma novidade. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, qual o médico que você foi (fica em São Paulo)?

      Como você está se sentido hoje e quanto tempo demorou para sentir melhoras?

      Você teve depressão etc.?

      Grato,

      Paulista.

      Excluir
    2. O medico é em Recife. Procure algum endocrino que entenda de modulaçao hormonal, que saque alguma coisa de nutrologia.
      Melhorei bastante, meeus hormônioos começaram a se organizar. Mas demora um pouco, no meu caso, um ano mais ou menos. Eu não tive exatamente depressão, mas um esgotamento mental e fisico. Minha memoria ficou muito ruim, pessima, para dizer a verdade.Mas isso creioo que ja voltou ao normal.

      Excluir
  24. Tão tudo é ruim pra vocês, que pena.
    Imagino o quanto não vcs gastam com essa enxurrada de medicamento e tratamentos que não dão certo é uma pena mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Olá amigo Beto.
    Gostaria de saber como você retirou o glúten de sua dieta?
    O que você come no lugar de pão, bolos ou outros alimentos baseados em trigo no café da manhã, da tarde, etc... e dentro do mesmo assunto: como você lida com uma dieta sem glúten e a questão social, tipo, se te chamam para comer uma pizza, o que você faz?
    Desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  26. Olá amigos, estou sofrendo com SPF, estou anotando todas as dicas. meu email é: jesuscurasoterfe@hotmail.com
    tenho tremores, tenho alergias e tudo de ruim. Isso após 2 meses de suspender a finasterida. Peço ajuda a vcs, usei esse medicamento durante 10 anos, e quase pensei em suicidio. Peço ajuda a vcs para eu não desistir. Obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Galera, tenham fé em Deus acima de tudo, independente de suas religiões. Outra coisa: esqueçam farinha de trigo, gluten, soja, leite e derivados e alimentos industrializados, além do açúcar. Procurem fazer exames de parasitas (aconteceu comigo e tratei com homeopatia, tive melhora significativa). Sigam o como tratar daqui do blog. Tudo que aconteceu aqui é real! Essa parte de suplementação é importante também.

    Peço quem for do Rio que procurem o instituto roberto costa e falem com o médico de lá sobre a síndrome. Pode ser que lá neste instituto eles encontrem a cura para
    gente.

    melhoras a todos...

    ResponderExcluir
  28. Alguém teve problemas de absorção, levando em perda de peso sem conseguir recuperar?

    ResponderExcluir
  29. O óleo de coco faz bem ou mal pra quem sofre de SPF ?

    ResponderExcluir
  30. Podem me chamar de Silva. Eu tive um Crash absurdo, do nada dois meses após largar a finasterida. Um dia como outro qualquer, acordei com o tinitus no ouvido e logo depois começou a fadiga. Eu parecia me desmontar por inteiro, vc se sente fraco, e o coração acelera sempre. Fui num cardiologista mas deu normal, porem minha pressão disparou por causa da ansiedade. Nas semanas seguintes só piorou, estou tendo insonia, não consigo mais dormir sem medicamento. Tenho anotado todas as dicas dos companheiros que passam por essa caminhada sofrida. Não estou mais conseguindo estudar, não tenho como faze-lo porque me falta concentração. Maldita hora que eu passei a usar essa droga. Acabou comigo! Sinto fadiga e enjoo sempre que como algo.

    ResponderExcluir
  31. bom dia, parei de usar o medicamento fazem 43 dias. na primeira semana senti todos os efeitos, diminuicao do penis, perda da libido. dificuldade de erecao. dor na prostata. eh horrivel ter isso, se soubesse antes nao teria nem chego perto desse remedio maldito. fiz uso dela por 7 anos. estou tendo algumas erecoes mas precisa ser estimulada mas preciso manter uma concentracao absurda, se eu piscar ela ja murcha na hora. sempre pratiquei e pratico esporter, malho, corro, nado, o principal problema eh com a namorada, ela nao sabe de nada. e as x quando saimos estou tomando viagra para poder dar relacoes satisfatorias a ela. eh muito horrivel vc querer parar um remedio e ter q tomar outro. ainda mais para este tipo de situacao.gostei muito do blog, me tirou varias duvidas. vou mantendo vc's informados aqui sobre minha recuperacao. eu espero q de tudo certo a voces tb.

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Moderador, o consumo de óleo de coco faz bem ou mal pra quem sofre de SPF ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa-tarde, amigo.

      Não sou o moderador, mas posso te afirmar com segurança que Óleo de Coco faz bem à saúde (de uma a duas colheres de sopa ao dia).

      Com relação ao uso do Óleo de Coco para quem sofre de SPF, inexiste qualquer documento científico (beta-analisado) que comprove e confirme o específico benefício.

      Eu utilizo!

      Abraços,

      Paulista.

      Excluir
    2. O moderador respondeu na outra página, "Dúvidas III". Ele disse: moderador9 de dezembro de 2015 17:44
      Do ponto de vista de inibir 5 alfa reductase não interfere. Você teria que consumir uma dose muito grande.

      Excluir
  34. Boa-tarde, amigos.

    Venho atualizar meu status, trazer algumas informações (inclusive, para seus respectivos médicos) e reafirmar esperanças a todos.

    Como sabem, devo ser um dos mais longos ex-usuários do Finasterida do grupo - utilizei-o por mais de 20 anos...e, apos quase 6 meses de severa e aterrorizante crise/síndrome/crash, observo em meu organismo uma melhora e transformação (passando por várias fases) lenta e gradual - mas de sucesso e esperança.

    Sexta-feira passada, passei por mais um médico (agora totalizando mais de 20 profissionais). Uma neurologista da USP e do Hospital Albert Einstein que nada pôde me ajudar. Salvo pelo fato de dizer que minhas tonturas, não são tonturas, mas mero mal-estar...e que minhas dezenas e dezenas de exames estão normais.

    Bem, pouco importa, pois estou fazendo meus progressos e conseguindo sair do buraco.

    E SE EU ESTOU CONSEGUINDO SAIR, VOCÊS TODOS TAMBÉM SAIRÃO - cedo ou tarde!

    (Continua abaixo...)

    ResponderExcluir
  35. (Continuando...)

    Portanto, amigos, nada de desanimar ou perder a esperança. Longe disso... Vamos TODOS, não tenho dúvida, VENCER!

    Anteontem, inclusive, reunindo alguns dados científicos e após finalizar mais uma experiência no meu organismo, descobri (ou melhor, concluí) um marcador muito forte e importante (não absoluto e definitivo, mas ainda assim extremamente relevante) para descobrir se um indivíduo sofre de DEPRESSÃO (ou de um quadro depressivo) DIRETA...ou se sofre de DEPRESSÃO INDIRETA - ATIVADA PELA SÍNDROME PÓS-FINASTERIDA.

    O teste é fácil e serve para eliminar suas dúvidas e, sobretudo, esclarecer os médicos.

    Aliás, se um indivíduo com SPF, ao passar em consultar médica (principalmente, psiquiatra ou neurologista), expressar suas queixas e, dentre elas, existir tristeza, medo, abatimento, falta de ânimo, ansiedade, falta de sono, falta de libido, falta de interesse pela vida, palpitação, fraqueza, irritabilidade etc. (sinas típicos de Depressão ou Depressão Reativa de Ansiedade), seguramente esse indivíduo terminará com uma prescrição em mãos para utilizar antidepressivo...e outros remédios.

    E não podemos culpa-los, por mais frustrante que seja. Veja: se tem pena de pato, pé de pato, "rabo" de pato e bico de pato...até mesmo você, se fosse médico, diria que é pato. Percebe a simples analogia?!

    Entretanto, cabe a nós, que sofremos de Síndrome Pós-Finasteria, alertar: HEY, NÃO SOU PATO. Sofro com SPF, mas sou um GALO FORTE, MUITO VALENTE E REI DO GALINHEIRO!

    O que quero dizer é que sem VOCÊ provar (sim, você terá de provar...e explicar ao médico) que não tem Depressão, mas que está assim por conta da SPF, todos te responderão a mesma coisa e ficarão irritados contigo - uma: por enfrenta-los sem dados ou conhecimento; e duas: por você teimar em não aceitar o diagnóstico.

    Fique tranquilo, você terá sua resposta e sua prova! Eu te alimentarei...

    (Continua abaixo...).

    ResponderExcluir
  36. (Continuando...)

    Então, como saber se um indivíduo está com DEPRESSÃO PROPRIAMENTE DITA (SEM SÍNDROME PÓS-FINASTERIDA) ou se está com DEPRESSÃO ORIUNDA DA SÍNDROME PÓS-FINASTERIDA?

    *Atenção: O referido teste e indicador não possui diagnóstico único nem exclusivo (afinal, sempre há exceções orgânicas), contudo, sua precisão alcança e revela a maioria do casos. E, sendo assim, o indivíduo pego no teste REALMENTE ESTÁ COM DEPRESSÂO POR SÍNDROME PÓS-FINASTERIDA.

    Sob o guarda-chuva da doença Depressão existe um grande conjunto de outras síndromes psicológicas (Síndrome do Pânico, Déficit de Atenção e Hiperatividade etc.), as quais nada se relacionam com a Depressão por Síndrome Pós-Finasterida - apesar da maioria dos sintomas serem semelhantes, mas EXCLUSIVAMENTE UM NÃO.
    E é exatamente isso que o seu médico não entende. Não entende porque não conhece, não estudou, nunca tratou, nem muito menos passou pelo problema.

    Na DOENÇA DEPRESSÃO, o indivíduo (assim como na Depressão por SPF), via de regra, também não tem pensamento sexual, desejo sexual, libido, pode ter problemas de ereção e assim por diante. Entretanto, diferente dos deprimidos por SPF, o doente por Depressão, se ejacular (seja masturbação ou sexo), não terá o temido "crash", ou seja, não terá agravada a sua Depressão. Aliás, pesquisas científicas em todo o mundo indicam que o indivíduo deprimido (sem SPF) ejacule e pratique sexo (mesmo sem desejo), pois o "gozar" melhora o humor e o estado psicológico.

    Por outro lado, já o deprimido por Síndrome Pós-Finasterida não é aconselhado a ejacular! E caso ejacule, mesmo que esteja se sentindo um pouco melhor da Depressão, bem possivelmente sentira (seja automaticamente ou em até 48 horas) uma grave e acentuada piora do seu quadro depressivo.

    *A explicação científica desse fato encontra-se muito bem explicada por este blog!

    Então, em resumo:

    - DOENÇA DEPRESSÃO = PODE E DEVE EJACULAR (BENEFÍCIOS PARA O HUMOR E O ESTADO PSICOLÓGICO) - Antidepressivos podem ajudar!

    - DEPRESSÃO POR SÌNDROME PÓS-FINASTERIDA = NÃO PODE NEM DEVE EJACULAR (PROVÁVEL PIORA DO QUADRO DEPRESSIVO) - Antidepressivos pouco ou nada ajudam...e não se sai da Depressão com eles.

    Agora, explique e ensine isso ao seu médico. Assim, outros poderão ser ajudados.

    Abraço a todos,

    Paulista.

    ResponderExcluir
  37. Para Depressão por Síndrome Pós-Finasterida, dentre outras coisas, utilize Chlorella (Broken Wall - 2000mg), Erva de São João (500 a 1000mg), Rhodiola Rosea (400mg), Complexo B (com Ácido Fólico) por um mês em bem alta dosagem - acima de 1.500% o valor recomendado e D3 5.000iu por uma ano ininterruptos.

    Abraço a todos,

    Paulista.

    ResponderExcluir
  38. Alguém já fez teste com reposição hormonal ? Se sim , obteve alguma melhora ? Em mim o efeito foi a melhora no libido e bem estar , a ereção melhora pouco por impulso da melhora do libido .
    meu e-mail é panaso.pns@gmail.com e em 11 de janeiro faz 2 anos que parei com a Propécia e desde então convivo com a SPF .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favorme adcione no whatsap kerotrocar experiecia sobre a finasterida ok 16991088686 sou roberto

      Excluir
  39. Sim. Reposicao hormonal nao funcionou em mim, e podes ficar dependente para o resto da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas durante quanto tempo fez a reposição ? Há duas semanas fiz a 11ª reposição , a cada reposição melhora a questão do líbido a ereção melhora razoavelmente , as primeiras reposições foram um fracasso ... Penso também em parar mas temo porque me sinto mal quando a meio vida acaba , me sinto tão fraco sem a testosterona sintética ...

      Excluir
  40. nao faça reposiçao hormonal ..isso vai acabar contigo ..

    ResponderExcluir
  41. Tem mais de um anonimo , respondendo. Eu sou o anonimo agora charles que respondeu dia 24.12.2015. 5,7 anos na droga e 2,5 fora dela. O problema da reposicao e que pode interromper a producao do organismo e tem que ter cuidados por causa cancer. Fiz tres injecoes .Minha Testo e muito baixa, colada no minimo.Tive diversos colaterais ja remediados e alguns deles me deixavam fraco , como insonia e dor nas articulacoes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Charles, você teve síndrome pos-finasterids após parar com a droga?

      Se sim, quais eram todos os seus sintomas?

      Após 2.5 anos sem a droga, você está totalmente curado? Se não, quais efeitos ainda persistem e em que grau?

      E apos quanto tempo você se sentiu realmente melhor e de volta à vida, mesmo que não 100%?

      Valeu.

      Excluir
  42. Durante a droga uns 3 anos lentamente os sexuais,dor de cabeca,irritacao.depois de parar ,um ano veio o restante,insonia,problemas digestivos,verrugas,dor articulacoes,.so persiste a sexual em um grau severo. Mesmo assim agora e que me sinto de volta a vida. E talvez por isso estou escrevendo um blog no wordpress contando o que senti e o que fiz e o que resolveu no meu caso.

    ResponderExcluir
  43. Charles VC sentiu dores de cabeça por muito tempo. Pq a que eu sinto já está com 5 meses e são dores de cabeça forte todos os dias. e venho me comunicando com alguns anônimo do brog e trocando algumas experiências já cortei grutem lactose refrigerantes alimentação completamente natural e as dores não passam eu sempre deixo em aberto alguém q teve essas dores de cabeça frequente e se curou como foi um abraço a todos e q Jesus seja nosso juiz amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto tomei finasterida tinha dor de cabeca fraca uma vez por semana em media. Apos parar, junto cortei cafeina totalmente,as dores sumiram. Dores de cabeca sao sinais de que o corpo nao esta bem. Elas podem nao estar relacionadas a finasterida principalmente se voce ja parou com a medicacao a bastante tempo.Tens que procurar um neurologista . Olha so eu tambem cortei gluten e lactose,pois um dos colaterais que tinha era inchaco abdominal, fui no gastro, ele pediu ecografia,depois endoscopia, disse que estava ok e encaminhou para nutricionista e ela cortou gluten e lactose e melhorou um pouco, e depois descobri na internet atraves do site curezone que tinha parasitas intestinais. usei um anti parasitas e o inchaco sumiu em dois dias e descobri que os parasitas invadem teu corpo quando a imunidade esta baixa, que foi provocado pela finasterida.Eu levei dois anos para descobrir e o camarada que postou no curezone demorou 11 anos para descobrir.

      Excluir
    2. Charles, vou me identificar como michel. vc teve quais parasitas? vc fez exame?

      Eu sofri com parasitas por três anos, de forma recorrente e os médicos ficavam sem saber o que era, pois isso só era visto em crianças. Eu fiz em Dr Copelman no Rio, o único parasitológico confiável. Tive tenia, ascaris, blastocystis entre outros e o que me curou dos parasitas foi homeopatia nosodios. Ainda permaneço com alguns sintomas, mas tem um ano que nao tenho mais parasitas. vc poderia detalhar mais o seu caso? vc hoje tem alergia ao gluten e ao leite?

      Excluir
    3. Eu tambem,foram quase quatro anos, tinha inchaco no abdomen e muitos gases,40 a 60 por dia. Fiz ecografia,endoscopia e nada. Fui a nutricionista,achei que era intolerante ao gluten e lactose. Nao fiz exames de fezes. Em setembro pesquisando, achei esse link http://www.curezone.org/forums/am.asp?i=2276109
      Isso foi em setembro ultimo. Tomei um remedio semelhante ao dele porem que nao precisa de receita(apos muita pesquisa).Era para tomar de 02 a tres dias, eu tomei por quatro dias, pois queria garantir. No segundo dia sumiu todos os sintomas. hoje posso comer gluten e lactose normalmente. Ja venci quase todos colaterais,mas esse foi o mais terrivel, tao terrivel como a insonia. No caso do cliente que enviei o link ele demorou 11 anos, e disse que no primeiro exame nao apareceram os parasitas. Esses parasitas aparecem porque a finasterida destroi nossa imunidade! Sera que no teu caso ha um resto de parasitas que nao aparecem no exame.

      Excluir
  44. Nem com sexo oral levanta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa pergunta sem sentido no contexto!

      Excluir
  45. Dia 11 ; 2 anos de SPF e tomei durante 1 .
    14 99831 4859 meu whatsapp para troca de experiências
    panaso.pns@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo nao consegui adcionar vc nomeu whatsap me adciona ai 5516991088686 ok

      Excluir
  46. Boa tarde, companheiros de SPF.

    Ontem, a depressão voltou a me assombrar. Após 14 dias (aproximadamente), sentindo-me bem (alegre e feliz), um novo baque. Estou bem mal!

    Não sei se foi uma ejaculação que tive há 4 dias (domingo à noite - e quarta à noite, ela apareceu bem de mansinho), ou se foi o estresse de dois treinamentos de musculação mais intensos (segunda e terça-feira), ou se foi a cobrança minha, da família e namorada para que eu volte a trabalhar e faça algo de útil ($$$) da minha vida.

    Só por Deus!

    Abraço a todos,

    Paulista.

    - Desculpe-me pelo desabafo!

    - 6 meses e 10 dias sem Finasterida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o estresse influencia sim paulista mas acho q nem muito o problema q a spf é isso ai ela vai e vem some bem de mansinho e a gente nem percebe ora volta tudo normal parecendo q a gente ta curado o mederador disse q é assim mesmo até q um dia volta tudo normal

      Excluir
    2. Valeu, parceiro.

      Obrigado pela palavra positiva e de esperança.

      Pois estou MESMO precisando muito de ESPERANÇA.

      Deus te/nos abençoe, irmão.

      Abraços,

      Paulista.

      Excluir
    3. blz amigo tambem estou sofrendo com drama da finasterida vc tem whatsap para troca de experiencia sobre este assunto me adciona ai 16991088686 ok

      Excluir
  47. Boa tarde, companheiros e amigos de SPF.

    Preciso expressar minha revolta e indignação, antes que eu surte aqui em casa.

    QUE PO*%# DE REMÉDIO É ESSE que tomamos, que deixa um surdo, outro "broxa" e infértil, outro com dor de cabeça permanente, outro deprimido no máximo, outro com problema de visão, outro com tontura e mal-estar contínuos, outro com insônia, outro com espasmo musculares, outro com ansiedade crônica, outro fadigado até o osso, outro irritadiço e outros, muitos outros, com tudo isso junto... QUE ME%$@ É ESSA, colegas?

    Estou de "saco cheio"!

    Estou tomando tantos produtos para tentar melhorar, que até me engasgo. Tenho ânsia de vômito. Estou saturado dessa situação.

    Se treino musculação, pioro!
    Se transo e gozo, menos de 20 a 20 dias, pioro!
    Se não durmo bem, pioro.
    Se me estresso, pioro.

    Irmãos, que porcaria de vida é essa?

    Parece que estou levando minha família e namorada para o buraco junto comigo. Estão todos tristes comigo...e eu não consigo melhorar de vez e para sempre!

    A depressão voltou, palpitação pela manhã (que me acorda e interrompe o sono) voltou, tontura voltou, mal-estar voltou, visão estranha e borrada voltou, mente cansada voltou, tristeza, desespero e vontade de chorar muito voltou. Nada tão ruim quanto nos primeiros 3 meses, mas tudo voltou (e tenho pavor que piorem!).

    Só por Deus! Que Deus nos ajude!

    Abraços,

    Paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bem sei como é isso , e eu me desabafava muito com um amigo de longe , eu sempre falava pra ele que iria me matar e ele sempre me aconselhando a buscar ajuda psicológica , até que eu procurei ... Cara temos de ser sinceros conosco mesmo e sim temos depressão crônica , esperar é pior pois só piora a ponto de você nunca mais se reconhecer como o que acontecia comigo , eu me olhava no espelho e me perguntava " Quem sou eu " me tornei o tudo que eu não gostaria de ter me tornado ; enfim fiz um tratamento com ansiolíticos até ai tudo bem , acreditando estar bem eu parei . Depois de um tempo fui me divertir e beber com amigos e ao chegar em casa peguei uma faca um saco preto e um esqueiro . Cortei meu pulso com faquinha de serra e lancei o gás do esqueiro no saco preto e envolvi na minha cabeça e antes de tudo isso mandei três calmantes com cerveja . Enfim , ali eu vi que não poderia sucumbir por tão pouco embora estava tudo tão difícil . Retornei ao psiquiatra e retomei o tratamento , ajuda a clarear as idéias , ameniza e muito . Procure ajuda psiquiatra , não vai devolver sua virilidade , mas chega uma hora em que paz de espírito conta mais que a ereção . Hoje estou a mais de 8 meses que parei com o tratamento psiquiátrico , as vezes vai e vem mas consigo administrar até o momento sem ... Boa recuperação .
      panaso.pns@gmail.com

      Excluir
    2. Olá, Amir. Tudo bem?

      Conte-nos mais sobre sua jornada (como tudo começou, como foram os primeiros meses, como você estava em seis meses, um ano e um ano e meio, quais foram as fases que você passou e as mudanças, o que fez para melhorar, o que deu certo e o que não, quais foram todos os sintomas que enfrentou e passou e quais ainda permanecem e em que grau permanece...e, por fim, como você está hoje, dois anos sem Finasterida).

      Seu relato será muito importante!

      Aliás, de 0 a 100 (sendo 0 o topo da Síndrome Pós-Finasterida e 100 um recuperação completa), qual você descreveria como sendo seu nível atual de recuperação?

      Quais os remédios que você tomou para depressão e para reposição hormonal...e se ajudaram ou não (até pioraram)?

      Abraços,

      Paulista.

      Excluir
    3. Olá Paulista , bom eu comecei a tomar finasterida em Março de 2013 e por incrível que pareça guardo a receita do remédio que arruinaria minha vida .
      Bom em setembro de 2013 percebi o desinteresse por sexo , eu ainda tomava finasterida , até tudo bem , pensei que era falta de incentivo . Até o dia que quando fui me relacionar vi que era mais sério que pensava . Até ai tudo bem , não tinha tanta dificuldade as vezes de me masturbar . Em Janeiro de 2014 percebi uma irritabilidade e agressividade fora do comum , ai dia 11 de Janeiro de 2014 parei .
      Ai tudo piorou mais ainda , sono leve , acordava muito irritado com vontade de morrer de me matar ...
      Um mês após parar fiz um exame hormonal e estava tudo certo , depois segui fazendo trocentos de exames . Passei um urologista e finalmente no endocrinologista . Todos esses desconhecem esse dano que a finasterida pode causar , a única coisa que eles reconhecem são os efeitos durante o uso e não pós uso .
      Nesse meio tempo tomei alguns medicamentos que são :
      Tribullus terrestre : Não serviu pra nada , só mato ,, alguns relatam melhoras mas é efeito placebo .
      Tamoxifeno : Esse sim me deixa com ereções noturnas e melhorava o libido , o saco escrotal parece mudar a textura interna . Esse medicamento aumentou minha testo de 573ng/dl para 852 ng/dl melhorou durante um tempo o esperma ... após 1 mês após suspender o tamoxifeno ainda continuei com uma ereção um pouco melhor e o esperma um pouco melhor também .
      Clomifeno : Não resolveu em nada , me causou sangramento nasal e roquidão .
      Estradiol : Não aconselho usar , no auge do meu desespero tomei estradiol e a libido melhorou , a ereção da uma melhorada com a libido .
      Deposteron : tomei 4 shoots de Deposteron de 28 em 28 dias , a primeira aplicação teve um efeito parecido com o do tamoxifeno só que mais prolongado , as outras 3 aplicações foram um fracasso , havia oscilação e a cada oscilação o esperma melhorava , poré, ao fim da oscilação aguava ou saia pouco .
      Durateston : tomei 7 , as 7 melhoravam a libido o humor e ereção melhora um pouco tb , dá animo pra sair e tals .
      Ansiolíticos :
      Escilex : Muito bom esse remédio , a primeira que tomei me senti bem controlado da irritabilidade , depressão e mau humor . Depois pode piorar a depressão mas com uma semana mais ou menos estabiliza e você começa a pensar melhor na vida .
      Paxtrat : Bom também, um pouco mais fraco que o escilex e causa menos dependência . Tratei 4 meses ao todo com esses remédios .
      Levodopa : Dopaminérgico , sim isso mesmo , tomei esse remédio para Parkinson acreditando que se a dopamina fosse melhorada ou aumentada poderia alcançar alguns exito na libido , mas foi um fracasso e não consegui tomar mais que 3 dias , efeitos colaterais horríveis .

      Bom de 0-100 digamos que estou em 30 , pouco se mudou na questão de ereção e libido , mas no auto controle e o sono melhorado .
      Tenho ainda outras reposições a fazer mas preciso dar um tempo pra saber como vem a oscilação se ela está de fato melhor ou não .

      Excluir
  48. Que droga e essa amigo paulista,sou o anônimo das dores de cabeça, também não consigo acha solução p essa do de cabeça só DEUS na causa parece q estou vivendo em outro mundo as coisas estão difícil mais não podemos perdemos a esperança em DEUS e como VC me falou q tinha certeza que nois ia ser curado.acredito que DEUS vai nos cura em nome de Jesus VC crê. Eu sofro muito com essas dores de cabeça todos os dias mais DEUS vai nos honra precisamos ter força. Eu passei em outro médico q foi aluno do de lair ribeiro.fiz vários exames hormonal alguns deu dentro da escala mais perto do mínimo como a vit d, b12 aí ele vai fazer suplementação de algumas vitaminas vamos aguarda p ver se consigo alguma melhora.até comentei com ele sobre o estudo da pós finasterida nos EUA mais acho que vai demora o resultado ou me desculpe os anônimos talvez nem divulgue pq essa fina da muito dinheiro para eles.mais vamos acredita que um dia essa droga suma do mercado. Fica um abraço e melhoras p todos nois.os anônimo estão manifestando muito pouco temos que se comunicar mais nosso sintomas.o moderado parece que não está entrando no brog ele faz falta temos q se unir e trocar mais experiências e fortalecer um ao outro certo.vou fica me comunicando por apelido Ceará ok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ceará.

      Tudo bem? Como estão suas dores de cabeça?

      Acredito muito em nossa recuperação, mais cedo ou mais tarde. Suas dores de cabeça vão melhorar...tenho certeza e confio em Deus, irmão.
      É uma questão de tempo e paciência, a qual as vezes perco.
      Aliás, muito obrigado pelas palavras de incentivo.

      A propósito, hoje enviei e-mail ao Centro Toxicológico do Hospital das Clínicas de São Paulo e ANVISA reportando os efeitos colaterais da Finasterida (e Síndrome Pós-Finasterida) não inclusos na bula - conforme orientação do site americano PropeciaHelp.

      Minhas ereções são até firmes e bacanas (já melhoraram muito!), mas a depressão intermitente (que vai e volta), minhas tonturas e mal-estares e essa fraqueza e apatia são um "pé no saco".

      Por falar nisso, alguém mais com depressão intermitente por aí?

      Abraço a todos e melhoras a todos.

      Abraço e melhoras profundas, Ceará.

      Paulista.

      Excluir
  49. Olá Amigos,
    Estive lendo os relatos do que passaram, tive todos os sintomas que voces estão tendo. Hoje praticamente estou 100%.
    Os sintomas, como zumbido, dor de cabeça forte (parece que o crânio vai se partir) visão borrada, tontura, cansaço, ansiedade, insonia, dores musculares, taquicardia, falta de ar, ginecomastia, encolhimento e curvatura do penis. Passaram, acreditem fazem 03 anos. Foi uma longa caminhada até aqui, no começo pensei até em suicidio, e graças primeiramente a DEUS, a minha esposa, filho e familiares consegui vencer tudo isso! Isso não é permanente o corpo ele vai se recuperando. É necessária muita paciencia porque foram vários anos tomando finasterida e o corpo precisa de um tempo para voltar ao normal. Sigam as orientações do blog de como tratar e tentem ter uma alimentação mais natural na medida do possível. Principalmente nessa fase inicial do problema, pois fiquei sem tomar refrigerante, sucos industrializados, chocolate, leite, bolachas, biscoitos, bebidas alcoolicas todo esse tempo. Cortem tudo que não for natural da dieta de vocês. Acreditem não vão ficar curados mas vão começar a retomar a vida de vocês do ponto onde a Sindrome finasterida atacou vocês. Pesquisem bastante, passem com vários médicos, façam exames, não desistam, a cura está em nós mesmos, nosso corpo vai se recuperando.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bom ler esse seu relato. Estou com esses sintomas, é muito complicado conviver com isso. Consegui vencer a fadiga, a insonia as vezes volta mas tenho dormido com mais frequência. O meu problema maior é a ereção irregular e a líbido ruim. Confio em Deus que um dia possa me recuperar disso.

      Excluir
  50. boa noite paulista e a todos anonimo. amigos vamos nos comunicar mais atraves do brog como esta fazendo nosso amigo paulista porque precisamos encetivar um aos outro precisamos de forca.amigos me desculpe mais vou colocar aqui no brog o comeco de todo esse crach e gostaria se possivel cada um podesse colocar o seu ok. vamos la com 8 anos usando finasterida comecei senti dores no testiculos foi ai que resolvi para com a finasterida onde comecou tudo com 1 semana comecei senti poblemas no intestino fiquei com intestino preso logo mais vei no estomago fiquei com queimacao,fraqueza e um enjoo q durou 1 depois comecei a me senti melhor mais po poucos dias entao vei uma dor de cabeça forte q ate hoje me acompanha.mais eu ainda nao compreendia o que estava acontecendo ate entao nao achava q fosse a fina achava tudo isso estranho foi ai onde comecei a envestigar a finasterida foi onde me deparei com o estrago q essa droga faz hoje faz 7 meses q parei. tem horas q sinto dores no peito queimacao coçeira no corpo mais o q sinto mais e dor de cabeça. descupe me todos mais quero q todos saibam o que ocorreu comigo fica um abraco a todos e que Deus no abencoe e nos cure amem. CEARA

    ResponderExcluir
  51. Olá, amigos de SPF.

    Uma pergunta: (sei que é difícil precisar e ter certeza, mas...) Quanto tempo em média demora para voltar a se ter uma vida normal e digna (próxima da recuperação total) após parar com a Finasterida?

    *Aliás, eu tinha muita dor e sensibilidade nos testículos (nos últimos anos de Finasterida) e também tinha varicocele...e, após parar com essa droga, minhas dores, sensibilidade e varicocele sumiram - três problemas a menos!

    Abraços,

    Paulista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aulista dificil precisar um temo depende muito do grau da sindrome, no meu caso esta em 2 anos 6 meses os sintomas vão sumindo aos poucos e voltam com menos força me deu depressão visão ruim depressão sem paciencia ansiedade insonia praticamente todos os sintomas q o pessoal descreve, passou tudo paulista a unica coisa q ta demorando mas melhorando ainda é o libido e a impotencia mas ta bem melhor agora mas não como antes, não tomei nada a unica coisa q leio é ter paciencia sei q é dificil mas não tem muito a q se fazer não tomei nenhum remedio nem fiz dieta e não parei com cerveja pode ser por isso q ta demorando, agora pra dor de cabeça li tambem q tem q injerir muitos alimentos com zinco e ferro q melhora E CABEÇA BOA PENSAMENTO POSITIVO, nao sei se ficou confuso q escrevi abraços a todos.

      Excluir
    2. Li um artigo senão me engano do "Veja" que disseram que em média 40 meses mas alguns até 5 anos .

      Excluir
    3. Sim correto a cura para a maioria em uma media de 40 meses, porem tem uma ressalva ,em media as pessoas tomaram a droga por dois anos.
      Mas pelo que eu li em todo o propecia help varia de 3 anos ate 7 anos a cura para a maioria. Mas tem uma minoria de 10 ou vinte por cento que nao se recuperaram. Tem gente que parou a droga no inicio dos anos 2000 e ate hoje nada de evoluir, por isso fizeram a ressalva na bula do remedio.

      Excluir
    4. E ai charles, tudo bem? Meu nome é Jeferson.
      Poxa cara, quando vc diz que de 10 a 20% não se recuperaram, vc diz em todos os aspectos? Por que eu não melhorando em 3, 5 anos, vou decidir por colocar uma prótese peniana semi rígida e tentar tocar minha vida. Os outros sintomas eu consigo lhe dar mas disfunção erétil, ficar broxa a vida toda nem pensar! Estou pedindo a Deus que eu fique curado disso, porque se não, essa vai ser a minha alternativa.

      Excluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Senhores, bom dia! Existe um estudo em curso, na renomada universidade de Harvard, tentando achar a cura dos efeitos colaterais do pós finasterida. Alguém sabe de algum avanço, pois os resultados sairiam até 2015. Aguardo retorno de alguém que tenha detalhes. Amigos, vamos pesquisar a cura cientifica que é o que importa. Forte Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li uma vez e não chegaram em um consenso infelizmente .

      Excluir
  54. Alguém conhece algum médico que trate SPF em Porto Alegre- RS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 5,7 anos on 2,6 off .Sou de poa. Fui a varios medicos. eles nao sabem do que se trata.Para eles e algo inexistente. chegaram a dizer que e psicologico. Hoje so vou a medico para exames e digo a eles que esta tudo bem. Consegui resolver a maioria dos colaterais.

      Excluir
    2. Charles faz tempo q parou com a fina e qual foram seus sintomas.no comentário acima sobre os médicos e verdade eles são muito leigo no assunto finasterida temos q fazer exames e se alimentar o mais natural possível e ter paciência pq o tempo e o melhor remédio.

      Excluir
    3. Parei ha dois anos e seis meses. O sintoma era com a libido, eles dizem que e psicologico,questionam o tempo de casamento.La no exterior e a mesma historia.

      Excluir
    4. charles vc consegui resolver a maioria quais, e quais ainda persiste eu tambem to a 2anos5meses sem e em mim persiste a falta de libido mais sinto q ta melhorando mais acho q vai uns 6 meses pra ficar como antes

      Excluir
    5. Para mim de todos,falta so a libido.estou esperando o tempo.a estimativa media de cura e 4 anos.

      Excluir
    6. Almir.bom dia. Voce usa vasodilatadores? Quase ninguem comenta sobre isso.

      Excluir
    7. Ola Charles .
      O vaso dilatador que você se refere é aquele de aplicação intra-cavernoso no pênis tipo como o Caverjet ou estimulantes como viagra ?
      O único remédio que usei foi o dilatador do corpo cavernoso o Sildenafila mais conhecido como viagra . Eu usei o Viasil ...

      Excluir
    8. Eu tambem uso o Viasil,estive na droga 5,7a on e 2,6 off, e quando sai da droga tive que usar 25mg um ano depois 50mg e quando estava chegando a 75mg,pesquisei muito e descobri que tem um antifungico tradicional que potencializa os efeitos e aumenta a libido.

      Excluir
    9. Charles , este antifungifico que você toma aumenta a libido ou ajuda na dilatação pra melhorar a ereção ?
      O viagra não serve para dar libido , ele apenas potencializa a ereção .

      Excluir
    10. Eu senti que aumentou os dois,eu fiquei com mais desejo e energia.chego a esquecer spf e isso dura 24 horas.

      Excluir
    11. Qual o nome ou princípio ativo desse remédio ?

      Excluir
    12. O nome e cetoconazol comprimido, o padrao e 200mg,corto a metade 100mg e tomo 1 hora antes,e o vasodilatador 30 minutos antes. No meu caso funcionou. E pode funcionar para voce e aos demais.

      Excluir
    13. Charles,quanto tempo vc toma o cetoconazol??? Fiquei interessado.
      Achei estranho causar esses efeitos sexuais,mas quando o assunto e spf tudo é estranho.

      Excluir
    14. Estou tomando faz um mes.tem que tomar junto com viagra.ele potencializa.tem pouca pagina na internet sobre essa interacao de medicamento.

      Excluir
    15. Lembrando, so tome se tiver problema com erecao,pois pode causar priapismo.podes tbem tomar uma dose pequena e ir ajustando.

      Excluir
  55. Pessoal,alguém sabe algum remédio que melhore o problema da falta de atenção?? A falta de atenção está me torturando de mais,pois não consigo me concentrar em nada.
    Este ano tenho vestibular e preciso estudar muita para passar,mas tá difícil.
    A finasterida estragou com todos os meus planos,luto diariamente para me recoperar.Uma dica que dou,já foi dada aqui no Blog,não usem "minoxidil",pois só acaba piorando os efeitos maléficos da finasterida.Eu estava me recoperando bem dos efeitos,não tive problemas com ereção,após o uso tive problemas de ereção,além do mais piorou meus problemas cognitivos.
    É muito triste estar assim,tenho 20 anos "o ápice da vida",mas não estou conseguindo aproveita muito.Não sei daonde tiro forças para seguir em frente,mas não da pra desistir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola , realmente é difícil amigo , por causa da finasterida não consegui levar duas faculdades adiante , na época eu tinha 23 , hj tenho 25 ... dois anos da minha vida perdidos .
      Quanto tempo você usou finasterida ?

      Excluir
    2. É uma pena.
      Usei por 1 ano,passado o tempo,aproximadamente 2 anos senti que estava me recoperando,mas junto com a recuperação meus cabelos estavam caindo muito!!! Acabei entrando em desespero,usei um gel a base de finasterida,me arrependo até hj,com isso voltei a estaca zero,voltou todos os efeitos da síndrome,hj vai fazer aproximadamente 1 ano que estou sem a fina.

      Excluir
    3. E vc,faz quando tempo que está sem a fina ? Esta conseguindo se recoperar ?? Quais são os efeitos colaterais ?

      Excluir
    4. Tomei durante um ano .
      Parei há 2
      Fiz um tratamento para depressão .
      Melhorou pouco más a cada oscilação melhora.

      Excluir
  56. Alguém já usou Metil-Dihidrotestosterona como reposição hormonal ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi no propecia help que alguns usuarios tiveram sucesso com a metilacao do dht. Porem a finasterida afeta cada pessoa de uma maneira e faz uma desordem hormonal.O que funciona para um nao funciona para outro .Aqui no Brasil principalmente voce vai no medico e fala mal da finasterida e se falar em metilacao ele vai te indicar um psiquiatra. Eu fui em varios urologistas,endocrinos,dermatos,gastros, nutricionista,neurologista, desisti... e olha que bagunca essa droga faz.

      Excluir
    2. Bom , meu urologista disse que os pacientes dele também sofria m como efeito colateral mas após a suspensão melhorava o mesmo disse o endócrino (risos) ai fica difícil . Porém depois de muita conversa com meu endócrino eu sugeri a ele reposição , ele resistiu mas no final concedeu . Ai fui falar em Metil-DHT ele disse que o metabolismo é muito rápido frente a testosterona .
      O que ocorre é que a DHT é bem mais potente que a testosterona .

      Excluir
    3. Já está usando o Metil-DHT Amir Braun?

      Excluir
    4. Não ainda , é uma longa conversa até convencer o endocrinólogo .
      Uso Durateston de 28 em 28 dias . Ainda tenho mais 4 aplicações mas vou dar um tempo pra ver como ta a oscilação .

      Excluir
    5. Oi Amir, andei pesquisando a droga Proviron. Pelas minhas pesquisas, é usada para quem tem falta de DHT, tu já ouviu falar?

      Dá uma olhada: http://bigmonstro.big-forum.net/t580-proviron-mesterolone

      Excluir
    6. Amir, me passa o teu e-mail para nos comunicar.

      Valeu.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  57. Boa noite amigos e difícil agente falar com esses médico a respeito da finasterida eles não acredita q os efeitos dela causa todo esse mal.fica difícil e que estou fazendo e passando nos médico pedindo exames e vendo o que está abaixo do normal e tentando organizar como a vit d,vit b12 e outros eo q temos de fazer pq a maioria não tem conhecimento algum sobre a finasterida as vezes p não se sintir envergonhado eles fala q ela não causa esses sintomas mais vamos ter fé em DEUS,vejo alguns comentários que tem pessoas que leva 40 meses outros até mais. Eu queria vê comentários de pessoas que se curaram e como estão hoje e em quantos conseguiu senti melhoras.

    ResponderExcluir
  58. Olá pesoal, meu nome é Jeferson.
    Pessoal, estou na luta com vcs. Os sintomas dessa droga são uma merda! Uma hora pareço estar bem, outra hora volta os sintomas. É muito complicado lutar contra isso. Usei essa droga durante 11 anos, e vou dizer, me fudeu completamente! As vezes a ereção melhora mas depois ela volta a ficar meia bomba. Poxa, é complicado, tenho uma noiva, penso muito em casar mas, casar com esse pepino na vida?? Quando estava em depressão pensava muito em suicidio, era terrível, nem sei como explicar. O que me incomoda hoje são os problemas sexuais, falta de libido e a ereção que dias melhora dias piora. É complicado demais. Estou a quase 6 meses sem usar a droga e estou pensando futuramente em colocar uma prótese Peniana semi-rigida, caso esse problema não se resolva por completo. Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  59. Respostas
    1. quanto tempo vc usou a fina e quanto tempo faz q parou.quais foram os seus sintomas e qual foi ou ta sendo o mais persistente do sintomas.

      Excluir
  60. Parei a 5 meses. Os sexuais são os piores! Tive todos os sintomas, cansaço, fadiga, depressão, tinitus.

    ResponderExcluir
  61. Charles, bom dia! Na literatura que existe pela internet, o principio ativo cetoconazol, em nenhum momento fala sobre efeito na parte ligada ao libido. Estou curioso, como vc chegou a esse medicamento, foi indicaçao médica ou por pesquisa sua? Um forte abraçao e aguardamos noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! 5,7 anos on 2,6 off. Foi pesquisa minha! Os medicos dizem que e tudo psicologico! Em relacao a erecao ele potencializa junto com o viagra.Quando eu falo em libido não quer dizer aquela libido previa,senão seria a cura para a spf . é a libido durante o ato. a definiçao da wikipedia e perfeita:
      "Libido (do latim, significando "anseio ou desejo") é caracterizada como a energia aproveitável para os instintos de vida." E no final fala que:
      "Alguns medicamentos, e muitas drogas provocam alterações na libido."
      Um dos sites exemplo é esse abaixo, leia a parte de interações medicamentosas:
      http://www.helpsaude.com/remedio/viagra
      Numa das frase diz:
      Espera-se que inibidores mais potentes do
      CYP3A4 tais como o cetoconazol e o itraconazol apresentem efeitos maiores.

      Excluir
  62. Olá amigos. Após completar um ano que deixei a finasterida venho aqui deixar meu relato. Gostaria que fosse um relato de recuperação, mas não é. Por culpa minha. Não consegui neste um ano implementar um programa de alimentação e exercícios para tratar a síndrome. E para quem largou a finasterida já apresentando sintomas severos como foi o meu caso, somente com tratamento será possível uma recuperação. Usei durante 5 anos e nos últimos 4 meses de uso os sintomas sexuais foram devastadores. Levei um tempo até perceber que era a fina que estava causando e parei de vez. A boa notícia é que neste último ano de 2015 usuários do propeciahelp e do solve PFS conseguiram fazer uma ligação entre infestações parasitárias e os sintomas. A origem de tudo está no nosso intestino e de lá todo o equilíbrio do nosso organismo é afetado, causando impacto severo em nosso metabolismo, tireoide, suprarrenais, sistema imune até que, por fim, os sintomas sexuais são os últimos a aparecer e os últimos a melhorar. Então a dieta é ponto chave da recuperação. Indico que se cadastrem no solve PFS (fórum atualmente bem mais ativo que o propecia help) vejam o tópico do brongfogboy "game over PFS" e depois vão na seção recoveries e vejam tópico dele "im cured". Parece terem descoberto um antibiótico capaz de combater a infestação parasitária. Duas curas noticiadas. Vamos manter os debates!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, amigo eu ja li algo sobre isso de um rapaz aqui que estava cheio de parasitas. Gostaria de manter contato contigo. meu nome é jeferson e meu email é jefinho24@hotmail.com

      Excluir
    2. Opa amigo, coloque o link do tópico aqui, para eu poder pesquisar ok. Abraço!

      Excluir
    3. Ô, Gabriel, cuidado com sua anunciação! Hehe. Mas, sério, a SPF incomoda demais e a gente acaba ficando meio desesperado, então é preciso ter cuidado com notícias de possíveis curas… Esse Brongfogboy, lá no PH, jurava que tinha se recuperado bastante com um jejum de 14 dias só bebendo água. Na pressa de melhorar, eu tentei imitar… Parei no sétimo dia me sentindo péssimo, e só tive pioras. Me arrependo. Enfim, se agora tiverem encontrado uma cura, ótimo; mas tenhamos cuidado. Até agora, as melhores dicas que já vi são mesmo o "Como tratar" do moderador: manter-se saudável e aguardar a cura espontânea. O corpo pode se recuperar de muita coisa; até pra câncer existem casos de remissão espontânea! Então, tenhamos esperança, mas também cautela. Boa sorte a todos.

      Excluir
    4. É verdade, caro anônimo. Essas curas a que me refiro carecem de confirmação. O link é esse http://www.solvepfs.com/viewtopic.php?f=11&t=930
      Ninguém deve tomar antibiótico sem orientação medica. Além de não matar a bactéria, ela se tornará mais resistente se o antibiótico não for usado corretamente. Vamos aguardar o desenrolar desse caso do brongfogboy.
      Mais uma coisa. No solve PFS há esse blog que defende um protocolo com o uso de pequenas dosagens de serms (Clomid a tamoxifen) para recuperação. Muito interessante. Vale a pena conferir. http://www.solvepfs.com/viewtopic.php?f=3&t=548
      São os dois que mais tem me chamado a atenção.

      Excluir
    5. 5,7 anos on 2,6 off .Os parasitas e apenas uma parte da spf. Tive inchaco abdominal e gases durante dois anos. fui no medico fiz ecografia,endoscopia, fui a nutricionista, achava que era celiaco. Em outubro 2015 ao ler um link do curezone abaixo
      http://www.curezone.org/forums/am.asp?i=2276109
      e vi que era um antibiotico e precisaria de receita
      entao pesquisei e encontrei outro remedio anti parasitas que tomei por tres dias . E assim os problemas digestivos se foram. Mas isso nao resolve a parte da libido e cia. Na minha opiniao dificilmente havera um remedio no futuro, pois a droga afeta muitas areas do organismo.E uma guerra diaria. Outra opiniao minha(pela leitura relatos p help) e que a cura total spf leva de 3 a sete anos para a maioria, por isso tem que olhar para a frente e ser positivo.

      Excluir
    6. Galera, peço que prestem atenção a este meu post. Estou falando com sinceridade e a verdade. A questão dos parasitas é algo sério e verdadeiro. Eu tive parasitas de forma recorrente e vários parasitas. Tomava medicamentos alopáticos e nada.. sempre positivam. Apenas um laboratório aqui no Brasil consegue detectar os parasitas: laboratório do Dr. Helio Copelman no Rio de Janeiro.

      Eu nunca tive problemas com isso, mas depois da finasterida, comecei a ter parasitas e nada matava. Vejam o blog da sonia hirsch também.

      Bem, eu curei com NOSODIOS homeopáticos, é tipo uma vacina contra os parasitas. Melhorei muito, mas muito mesmo, minha vida se tornoou outra. Eu encomendei estas vacinas no instituto roberto costa.

      Pediria também quem fosse do Rio mais especificamente de Petropolis, que fosse neste instituto, que eles poderiam encontrar a cura para a gente. Eu usei TRÊS anos de medicamentos alopáticos contra parasitas e NÃO RESOLVIAM. Apenas este medicamento HOMEOPATICO resolveu...

      Acreditem em mim....

      Excluir
    7. Eu acredito em voce.este nosodio parte do principio da homeopatia de que semelhante cura semelhante e e feito da secrecao ou excrecao dos agentes parasitas. O problema e que a finasterida acaba com a imunidade e os parasitas tomam conta. O ponto de partida para mim foram os problemas digestivos.tomei antiparasita alopatico e se foram em tres dias..cada corpo e diferente.

      Excluir
    8. Eu quero encomendar essa vacina ant parasitas. Sofro com malditos gases e as vezes sinto fadiga, sem falar na dor das articulações que me incomodam.
      ( JEFERSON ).

      Excluir
    9. segue contato:

      http://www.ircn.org.br/pagina.aspx?pagina=Cl%C3%ADnica

      mas sugiro vc fazer o exame parasitologico com dr Helio Copelman, eles recebem amostras por sedex.

      Excluir
  63. Bom dia
    Meu Historico
    Fiz uso de Fina 1 mg por cerca de 10 anos e ha 1 ano comecei ter problemas de disfuncao eretil. Interrompi o uso ha cerca de 6 meses e ainda possuo esses sintomas. Consultei um Uro mas ele nao solicitou todos os exames a fim de acompanhar a situacao hormonal. na epoca da consulta eu nao tinha informacao da Sindrome Pos Finasterida e o medico disse que os problemas eram de ordem psicologica. Acredito que nao seria esse caso pois tenho parceira fixa e nunca tive problemas desse tipo anteriores. Tambem notei que no exame de testo livre apresentou-se valores baixos assim como LH mas na epoca o medico nao questionou esses valores. Gostaria de saber qual a opniao de vcs a respeito desse caso. Nivel de Testo Livre 34,911 % e LH 1,440 mUI/mL ( segundo a tabela de referencia ao lado esses valores estao abaixo do minimo) Obrigado

    Gostaria de montar um grupo no zap nesse assunto. Quem tiver interesse manda msg 12 996274604

    ResponderExcluir
  64. caramba eu to me recuperando da spf só faltava o libido mas tava quase 80% comecei a usar um shampoo de coco(AGUA DE COCO)
    parou de cair cabelo masdeu uma diminuida forte no libido qual sera a relação do shampoo e a spf, alguem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leite de coco inibe 5ar. Veja os vídeos de Dr lair Ribeiro.

      Excluir
  65. Boa noite amigos tem um grupo de zap sobre o pós finasterida quem tive interessado e só marca o número 11967283735 e o mesmo do anônimo q deixou o número no comentário acima vamos troca experiências pelo zap também abraço a todos CEARÁ

    ResponderExcluir
  66. Alguém q teve sintomas de dores de cabeça forte por muito tempo q queira troca experiências queria que entasse no zap do pós finasterida já tem muita gente discutindo o assunto q a finasterida provocou nos ex usuários da fina não se sinta constrangido estamos lá e muitas pessoas contando seus sintomas venham participar o num e 967283735

    ResponderExcluir
  67. Bom dia amigo paulista venha participar do grupo de zap q montamos do pós finasterida o num está aí 011967283735

    ResponderExcluir
  68. Amigo Charles, boa tarde! Qual o seu email? Essa sua experiencia com o cetoconazol é importante e ficamos curiosos, relate mais sobre seus avanços com relaçao ao libido e suas pesquisas. É de suma importantcia essa troca de informaçoes. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  69. Pessoal tem um grupo de zap pós finasterida participem tem informações que possa servi para VC ou vice e versa OK num 011967283735

    ResponderExcluir
  70. oi ARCANJO GABRIEL e usar shampoo de cetaconazol pode prejudicar tambem? VALEU ABÇS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei dizer. Faço uso de medicamentos a base de cetoconazol, mas não sei se tem relação com melhora ou piora de sintomas.

      Excluir
  71. Para dar uma lida:

    http://www.ircn.org.br/blog.aspx?id=20150914152907943
    http://www.ircn.org.br/blog.aspx?id=20150913204303511

    ResponderExcluir
  72. A sindrome se potencializa com as baisxas de b12, vitamina d, t3 reverso alto (99% dos medicos não sabem nem que exame é esse). Tem muita coisa que pode ser feita para melhorar os diversos sintomas e tratá-los. Por exemplo, reposição de vitamina d, que melhora disposição, memoria, força, concentração. A B12 é fundamental nos processos cognitivos como concentração, memoria, velocidade do raciocícnio, bom humor,e a sua falta causa depresão, irritabilidade.

    ResponderExcluir
  73. Antes de começar o tratamento, eu acordava morto, sem energia, com a mente nublada, com as pernas sem energia, com ansiedade, palpitação, atonia, altamente irrritado. Hoje, não sinto mais nada disso. Para mim, a base do tratamento foi b12 (metilcobalamina), vitamina d 3 10mil unidades, b6(p5p) , b9(folato), e magnesio quelado 400mg. Todas as do complexo B, aujudam na melhora dos processos cognitivos, humor e bem estar, ansiedade e palpitação. O magnésio é fundamental na palpitação e nas alergias. Hoje, não tenho mais rinite, coceira no nariz, dor nas pernas,e nehuma palpitação. E olhe que eu sentia isso todo dia.

    ResponderExcluir
  74. A outra cosia é a retirada do glutén. Acaba a azia, a ma digestão, a fraqueza, a falta de energia, acaba com os gazes, hemorroidas, dores de estomago, refluxo, empachamento, dentre outras coisas que eu nem me lembro. Mas o fundamental, é que o individuo melhora do intestino, que desinflama. quem quiser mais informações, me mandem email: gibanetto@gmail.com

    ResponderExcluir
  75. Quem quiser um medico bom, que pode lhe ajudar a tratar o corpo como um todo, se o uso de remedio, ou partindo logo para a reposição, deixo aqui o nome do endócrino que mudou a minha vida nesse ultimo ano.

    Dr Fabio Fernando Lima Silva (clinico geral e endocrinologista) . Atende em Recife-PE, na clinica COOMEB. é uma cooperativa medica que pratica preços mais baixos do que o normal. A consulta custa 120 reais (um medico do nivel dele cobra uns 400 R$ ) e vc pode pedir reembolso no plano de saúde, caso tenha plano. A melhora que tive depois qeu comecei a me tratar com ele foi espantosa, em todos os sentidos (memoria, concentração, libido, energia, alegria de viver, Ansiedade, palpitação,), estou , diria, 90 % do que eu era antes.

    ResponderExcluir
  76. Além disso, estou fazendo um tratamento com progesterona passado por esse mesmo médico, que baixou meu dht e diminiu minha queda de cabelo, sem precisar do uso da finasterida. A progesterona tb melhora muito a qualidade do sono, a energia e queima de gordura abdominal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse médico tem formação em nutrologia? Sabe dizer? Pelo que vc fala dele, acredito que tenha.

      Excluir
    2. ele não é nutrologo não, mas entende demais dessas coisas. Ele é um endórcrino que dá atenção a coisas que os nutrologos estão atentos.

      Excluir
  77. Alguém teve:

    problemas na língua (glossite, lingua geográfica?
    colite ou inflamações o intestino?
    doença celiaca?
    crhon?

    ResponderExcluir
  78. Pessoal, vi uma reportagem falando que creatina aumenta o nível de DHT alguém já usou? Sentiu alguma melhora? Sobre o proviron já usaram também??

    ResponderExcluir
  79. Venham participar do grupo de zap do pós finasterida q lá vcs vão encontra muita resposta para os seus sintomas vcs estão vendo q o brog ta meio parado o pessoal ta quase tudo no zap o num p entra em contato tai 011967283735

    ResponderExcluir
  80. Olá, primeiramente bom dia!
    Gostaria que vocês me adicionassem no grupo do whatsapp...tenho algumas duvidas.
    11 99113-9592

    Mas vou adiantar...tenho aparência de calvice desde muito novo..apareceu aos 17 anos + ou -... mas nada demais...
    Começo a se agravar um pouco mais tarde, aos 21 anos, onde começou aparecer rarefação de cabelos na parte superior da cabeça e atrás na famosa "coroa".
    Aos 20 anos fui ao dermatologista e ele indicou finasterida.
    Tomei uns 2 meses e não me lembro o porque, mas acabei parando.
    Hoje, estou com 26 anos e a rarefação de cabelo continua aumentando...
    Voltei a tomar Finasterida, faz 1 mês.. e a minha intenção era tomar 1 ano.
    mas ao ler os relatos, fico meio assustado em tomar.
    Será que os sintomas se agravam quando se toma por muito tempo?
    Se tomar de 1 a 2 anos, a SPF pode ocorrer do mesmo jeito?

    Abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao tome novamente . Pare enquanto e tempo. Se tomar um mes ou anos pode ocorrer do mesmo jeito. Cada pessoa tem um tempo . Comigo os colaterais vieram em 03 anos.

      Excluir
    2. Eu tomei só por três meses, e já há um ano sofro com falta de libido e de sensibilidade genital, além de encolhimento do pênis.

      Excluir
  81. Pessoal o blog está abandonado??? O moderador não está mais participando???? Não vejo mais publicação de seus comentários??? todo mundo migrou para o zap???

    ResponderExcluir
  82. O rapaz que tratou os parasitas detectando pelo laboratorio DR HELIO COPELMAN e fez vacina poderia nos dizer se conseguiu reverter os problemas sexuais ou foram apenas os problemas intestinais?

    ResponderExcluir
  83. Olá, acredito que devemos manter o blog ativo, pois whats app não servirá para mostrar a um médico por exemplo e não terá a mobilização desse blog tão bem construído. Fora que não vamos conseguir compartilhar tanto.

    Rpz, tudo melhorou na verdade. Ainda sofro das intolerâncias alimentares, mas após o tratamento dos parasitas de forma homeopática utilizando-se nosodios, minhas vitaminas normalizaram, ganhei peso, houve uma melhora significativa no intestino, é claro, e também na ereção matinal e sono.

    Vc chegou a fazer os exames no Dr. Helio? Vc eh do rio? queria que alguem do rio visitasse o instituto roberto costa....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou de SP. Fiz os exames com o lab do de Hélio. Estou aguardando os resultados. Não gostaria de participar do nosso grupo? Para passar mais detalhes da sua recuperação?

      Excluir
    2. por favor participe do nosso grupo, estamos em um grande grupo e muitos estão fazendo exames parasitarios procurando uma solução, ajude-nos com seu caso de sucesso, podes entrar no grupo atraves do meu numero 53 99792220

      Excluir
  84. Acho por aqui melhor, pois é mais democrático e alimenta o blog, pois fui eu mesmo quem sugeriu este espaço neste blog. O Moderador prontamente me atendeu. Posso passar qualquer detalhe aqui e você copia no grupo sem problemas.

    Vc sente problemas digestivos? Eu acabei estudando no pubmed, revistas científicas, etc, e, obviamente, pela net.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Claro sem problemas. Sim a maioria do pessoal do whats está com problemas digestivos, intolerância alimentar, alergias, etc.
      Seu relato chamou atenção, porque vem sendo debatido no grupo sobre o caso de 02 membros do site solve PFS, que obtiveram a cura tomando remédios contra bactérias e parasitas.
      Outros tiveram a cura usanto antibioticos e outros relatos sobre o uso do Clomid.
      Pergunto porque estamos falando de premissas que seriam
      1º Tratar parasitas
      2º Uso de suplementação (Suplementos Tribulus, Maca, Long Jack, etc)
      3º Tentar o protocolo de um usuário do site Solve PFS usando o clomid para elevar os hormônios. (último caso)
      Por exemplo:
      O primeiro passo seria a pessoa tratar os parasitas e ver se teve alguma melhora.
      Fazer exames e dependendo do resultado tentar elevar os hormônios através de suplementação. E em último caso fazer o protocolo do clomid.
      Poderia dizer se depois de tratar os parasitas se você chegou a fazer novos exames para verificar os hormônios. E se foi através de sangue ou saliva.

      Excluir
    2. Rpz, tratar parasitas com certeza! Quais são os relatos das pessoas em relação a intolerância, alergias e problemas digestivos?

      Olha, eu comecei a ter problemas digestivos como primeiro sintoma, 6 a 7 meses exatamente após não usar mais essa droga. Fui em 28 profissionais, acusava um parasita blastocystis hominis no inicio. Fiz 3 anos de tentativa de tratamento alopático sem sucesso. Ficava bom uma semana, depois voltava tudo.
      Antes da finasterida não tive um problema de saúde em minha vida nem intolerância.
      Bem, após passar por 28 profissionais, eu imaginava que além da intolerância eu teria outros parasitas, foi qdo em 2014 resolvi tentar o exame do Copelman, que pegou vários tipos. Tratei um ano com alopatia novamente, além daqueles três anos que falei e nada! O que demonstra sistema imune fortemente afetado.
      dai entrei com homeopatia como último recurso e consegui negativar os exames e uma melhora significativa. Após tratamento com parasitas, melhorei minha fertilidade, um pouco de peso ganhei, algumas vitaminas normalizaram e o último exame hormonal teve uma melhora razoável.
      Tb fiz por conta própria alguns exames da doença celíaca, que deram negativo, exceto o genético hla dq2, que deu a cadeia alfa positiva.


      Não tive problemas sexuais com a finasterida, a não ser o volume ejaculado diminuído e aguado e perda da ereção matinal, que ainda não recuperei.

      Enfim, vi que acupuntura ajuda, YOGA com certeza, yoga nidra, e atualmente faço meditação e pilates.

      Continuo a disposição, desde 2012 que estudo sobre a finasterida...

      Excluir
    3. Sou eu ainda:
      alguém tem glossite? língua com buracos?
      alguém tem perda de peso?
      agua do lado direito do intestino?

      Excluir
  85. A primeira coisa a fazer e combater os parasitas. Demorei dois anos para perceber e foi atraves de um site chamado curezone.tinha intolerancia gluten,lactose,acucar,a barrriga era inchada de gases,fiz ecografia,endoscopia,nutricionista e nada.apos tomar remedio anti parasitas voltou ao normal. Agora posso comer gluten e lactose sem problemas.

    ResponderExcluir
  86. Abaixo site de um frances que se recuperou de colaterais propecia

    http://a-life-after-propecia.com/

    ResponderExcluir
  87. Bom pessoal, sou jeferson. Depois de alguns meses de agonia, tive uma relativa melhora usando umas 300 vitaminas para repor oque perdi com esse medicamento maldito. Tenho ereções noturnas e matinais por muitas vezes, não tão fortes quanto antes, mas tenho. Uso todos os tipos de vitaminas e corro todos os dias. Malho, levanto peso ( Coisa que não conseguia no inicio do crash ). Tive muita ansiedade, pânico, dores de cabeça, disfunção erectil, alergias alimentares, visão ruim, dores no figado, espasmos musculares no corpo todo, depressão, pênis encurvado, dor nos testículos, depressão, dor nas articulações, dor na tireóide, cansaço físico, problemas cognitivos, insônia, gases e tremores na barriga toda hora. Bom, como vcs podem perceber eu estava quase morto!! Um morto vivo... Hj Consigo dormir na maioria dos dias, quando não consigo uso melatonina ou valeriana. Minha queixa agora é a visão que não voutou ao normal e as ereções espontâneas que ainda não voltaram. Antes eu olhava uma gostosa e ficava de pau duro, hoje não. Pareço um cara de 50 anos sem essas ereções espontâneas. Se eu tocar ele levanta e funciona mas se não ele fica la quieto, só endurece se eu me masturbar ou minha namorada me excitar me tocando ... ohhh remedinho desgraçado!! Que óooodio meu Deus, maldita finasterida. Meu cabelo nunca mais caiu ...

    ResponderExcluir
  88. Continuando...
    Cortei todos os tipos de carboidratos, não como açucar, evito lactose e glutem. As vezes como essas besteiras mas raramente. Como muito ovo com óleo de côco mais alho e cebola. Procuro manter o PH do meu intestino sempre equilibrado para matar os parasitas que se alojaram no meu intestino. Evitem tudo isso e procurem se alimentar o mais natural possivel que a vida vai voltando ao normal. Vitaminas A, E, C e D ajudam a levantar a testosterona e mantem os ossos fortes. Qualquer coisa me procurem que passo a minha experiência pra vcs. Hoje voltei a estudar, estou fazendo um mestrado e estou trabalhando normalmente sem pânico e estresse.

    ResponderExcluir
  89. Pessoal, como vocês estão fazendo em relação à bebida/álcool? Tipo, vocês pararam de vez, bebem pouco, como estão fazendo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bebida diminui ainda mais a líbido. Mas continuo bebendo sim. 14 99831 4859 meu zap

      Excluir
  90. 14 99831 4859 para alguém que queira trocar idéia. Sou do de lins/sp

    ResponderExcluir
  91. Se vc bebe, é provável que nunca se recupere. Parei de beber a 4 anos, não fumo. Mudei totalmente meus hábitos, continuo praticando atividade física. ( Jeferson ). As vezes bebo um vinho tinto sem exagero, uma vez na vida.

    ResponderExcluir
  92. É aí que está. A SPF nos afeta em todas as esferas da vida (no trabalho, nas relações com a família, nas relações com os amigos, nas relações amorosas...). O certo é não beber mesmo, mas tiveram ocasiões que não pude deixar de beber, como um encontro com antigos amigos.
    Então o certo é não beber, se for uma ocasião especial e você não quer fazer uma desfeita, não exagerar e ficar longe de bebidas destiladas, por que elas atacam a próstata e o sistema nervoso, muito importantes na nossa recuperação, levando em consideração que cada organismo é diferente.

    ResponderExcluir
  93. Pessoal,
    Parei de tomar esse medicamento há 3 anos. Não consigo dormir de forma alguma, libido zero, vários problemas intestinais.. Vi que pode ser parasitas!! Já fiz vários exames e nunca deu nada. Hoje não como mais gluten nem lactose. Deu uma melhorada em alguns sintomas, mas ainda sinto ansiedade, insônia, nervosismo por qualquer problema, zero libido, pele seca e mais um monte de sintomas. Peço ajuda de vocês.
    Obrigado,

    Ismar (nome fictício)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Venha p grupo do pós finasterida o num 011967283735 VC vai ter muita informação

      Excluir
  94. Ismar, única coisa que posso te aconselhar a fazer é uma reposição de vitaminas, todas e todos os minerais, principalmente a vitamina D. Tbm estou com problemas intestinais por causa dessa droga, e creio que sejam parasitas tbm. Estou lutando o quanto posso, é uma batalha muito difícil pois afeta nosso psicológico. Não temos estabilidade. O pior de tudo é a falta de libido, o sexo era muito importante e hj isso me causa angustia e depressão. Só Deus para nos ajudar.

    Jeferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoal, façam exames no dr helio copelman rio de janeiro e se der parasitas tratem com homeopatia nosodios do instituto roberto costa.

      Excluir
  95. Jeferson,
    Também faço resposição de todos os minerais, mas mesmo assim de nada adianta. Acho que o importante é voltar a dormir bem.
    Infelizmente essa droga mudou minha vida drasticamente.

    ResponderExcluir
  96. Ah, não sei se vocês se ligaram, mas o Padre Marcelo Rossi também usou essa droga e olha como ele está hoje. Enviei vários e.mails pra ele age mesmo para que ele viesse a divulgar o perigo desse medicamento, nas de nada adiantou. Força galera. Deus está conosco..

    ResponderExcluir
  97. Vi uma reportagem uma vez que dizia que o cantor Xororó também usou finasterida, mas o modo como a reportagem falava, dava a entender que finasterida era um remédio milagroso, e hoje em dia só fica calvo quem quer. Sabemos que não é bem assim.

    ResponderExcluir
  98. Galera,

    Não podemos nos culpar. Temos que ter força e fé!! Pior que não dá nem para imaginar como seria nossas vidas sem esse medicamento... Onde acho o botão reset?? Quero começar de novo, mas sem essa droga..
    Ismar

    ResponderExcluir
  99. Alguém tem insônia? Como resolveu? Eu não consigo dormir. O que fazer? Obrigado. Ismar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ismar.
      Meu sono ainda não é um dos melhores,as vezes acordo no meio da noite sem entender o porquê, antes também não conseguia dormir antes da meia-noite. Mas fiz algumas mudanças que surtiram algum efeito, vamos lá:
      1-cortei cafeína, este é o primeiro passo.
      2- passei a correr três vezes por semana.
      3- as 22:00 já esteja deitado. Acostume seu corpo a um horário e não fique no celular na hora de dormir, sei que muita gente faz isto e eu também fazia, isso atrapalha muito o sono. Ao invés de ficar no celular, veja televisão ou melhor ainda, leia um livro.
      Um amigo aqui do blog falou que vitamina B12 também ajuda, isto eu já não posso afirmar.
      Boa sorte amigo.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Cara, consegui dormir melhor com fitoterapicos. Eu tomo a erva de são joão em capsulas de 500 mg pela manha e noite (antes de dormir). também tomo apenas pela noite (antes de dormir), 500 mg de valeriana. Vcs irão ver a diferença... os produtos são baratos, eu compro no mercado público de Porto Alegre, e gasto R$ 25,00 por mês.

      Excluir
  100. Pessoal, esquece que não eh parasita não. Uns tomam Cetoconazol achando que melhora quanto a parasitose. Mas a real eh que o Cetoconazol inibe a produção de cortisona o que acaba melhorando minimamente a libido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cetoconazol e para potencializar a libido. Quem tem problemas estomacais deve tomar anti parasitas.digo que nem precisaria exame. Antigamente tomava para lombrigas,sem exames,lembram do licor de cacau xavier.so que hoje tem que ser outro,pois ate os parasitas evoluiram.

      Excluir
  101. Tomei por um ano e vai fazer 3 anos em em janeiro que convIvo com isso. Nesse ano as oscilações melhoraram. As vezes o esperma melhora e míngua as oscilações nos dois últimos meses estão sendo constantes.

    ResponderExcluir
  102. Tomei por um ano e vai fazer 3 anos em em janeiro que convIvo com isso. Nesse ano as oscilações melhoraram. As vezes o esperma melhora e míngua as oscilações nos dois últimos meses estão sendo constantes.

    ResponderExcluir
  103. Amir,

    Me desculpe, mas não é bem assim não, para esquecer parasitas. Eu e outros tiveram melhoras. O que devemos esquecer são estes laboratórios que não fazem os exames corretamente, portanto, insisto: façam exames no laboratório do dr. Helio Copelman e tratem com homeopatia.

    ResponderExcluir
  104. Amir,
    Com certeza temos que tratar os parasitas!! Minha barriga está bem dilatada, mas não sai nada positivo em nenhum laboratório.
    Esse do Dr. Helio Copelman há a necessidade de ser consultado por ele?? Ou há a opção de enviar o material por sedex?
    Obrigado,
    Ismar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive barriga dilatada era os parasitas,tinha ate 50 gases po dia. Medico gastro pediu ecografia e endoscopia nao achou nada e encaminhou para nutricionista que cortou gluten e lactose e nada.tive que resolver por conta propria,vi um cara no site curezone falando de sua cura dos parasitas apos onze anos.o que fiz: tomei anti parasitas e depois de tres meses de novo. Nem fiz exame,pois as vezes da negativo.assunto resolvido para mim.quanto a insonia ,na epoca do crash cheguei a ficar tres noites sem dormir.achava que ia morrer.hoje durmo a noite inteira,mas tenho que usar melatonina marca schiff. E em alguns dias mais agitados tbem uso relaxante muscular,principio ativo ciclobenzaprina. Em ambos so tem que ajustar a dose.
      Relembrando 5,7 anos on e quase 3 anos off.

      Excluir
  105. Pode enviar por sedex, por meio de sedex 10 amostra fresca e duas amostras desta forma:

    Comprar na farmácia Iodo e glicerina, misturar em partes iguais. Colocar 20ml dessa mistura no pote coletor.

    Modo de colher o material:
    1° Dia: Colher o material e colocar no pote com líquido.
    2° Dia: Colher o material e colocar no mesmo pote com líquido.
    3° Dia: Colher o material e colocar no pote vazio, enviar pelo SEDEX 10 no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  106. Participem do grupo de zap que vcs vão colher muitas informações lá o pessoal tem muito conhecimento e cada vez mais estão se avançado sobre os efeitos da finasterida vcs estão muito parado no brog e no grupo estão muito avançado em busca da cura o num 011967283735 falar com CEARÁ

    ResponderExcluir
  107. Estou a 4 anos off. Não tenho mais depressão, mas sinto muita culpa em ter tomado esse remédio... Era perfeito!! Hoje meus sintomas são: zumbido, insônia crônica, dor de cabeça, abdômen dilatado, tensão, nervosismo por situações ridículas, ardencia na uretra , pele seca, tremor, intolerância ao glúten, ovo, leite e mais uma porrada de alimentos, vida social foi extinta, amigos tive que sumir de todos, algum deles acham que virei gay... Não sei como a depressão foi embora com tantos problemas.

    Deus não tem culpa de nada. Tenho fé que Ele vai nos curar.

    Quanto ao grupo, agradeço o convite, mas prefiro ficar no anonimato.

    Que Deus abençoe a todos nós.

    Ismar.

    ResponderExcluir
  108. Estou a 4 anos off. Não tenho mais depressão, mas sinto muita culpa em ter tomado esse remédio... Era perfeito!! Hoje meus sintomas são: zumbido, insônia crônica, dor de cabeça, sem libido, sem erecoes espontaneas e matinais, abdômen dilatado, tensão, nervosismo por situações ridículas, ardencia na uretra , pele seca, tremor, intolerância ao glúten, ovo, leite e mais uma porrada de alimentos, vida social foi extinta, amigos tive que sumir de todos, algum deles acham que virei gay... Não sei como a depressão foi embora com tantos problemas.

    Não sei como sobrevivi ao crash.. Meu Deus que tortura.. Não sei como o organismo aguentou tanta dor...
    Para quem estiver no crash, deixe msgs que posso ajudar.

    Deus não tem culpa de nada. Tenho fé que Ele vai nos curar.

    Quanto ao grupo, agradeço o convite, mas prefiro ficar no anonimato.

    Que Deus abençoe a todos nós.

    Ismar.

    ResponderExcluir
  109. Pessoal, alguém tentou aumentar o DHT com medicamentos indicados por médicos?

    ResponderExcluir
  110. Alguém já procurou ajuda espiritual para saber o que está acontecendo?

    ResponderExcluir