Calvície: Alternativas




Minoxidil
É um medicamento de uso tópico, um vasodilatador anti hipertensivo. Foi inicialmente desenvolvido na forma de comprimido, para o tratamento de hipertensão arterial. Como efeito colateral, descobriu-se que fazia crescer cabelo e prevenia a queda.

Vantagens:
- Uso tópico
- Depois da Finasterida, é o medicamento que mais reduz a queda de cabelo

Desvantagens:
- É um remédio de uso contínuo (Um remédio de uso contínuo naturalmente amplia as chances de aparecimento de efeitos colaterais, porque usa-se diariamente, durante anos)
Existem relatos na internet que ele também causaria efeitos colaterais sexuais:
http://www.regrowhair.com/general-hair-loss-topics/common-questions/does-minoxidil-cause-sexual-side-effects/ Veja comentários nesse site (há vários sites com comentários assim). No entanto, não existem evidências de que o minoxidil tenha efeito adverso na área sexual. É possível que esses usuários também fizessem ou tenham feito uso de finasterida, e os efeitos colaterais sexuais tenham sido causados por ela. Mas para os mais conservadores, vale a pena ler os relatos para tomar uma decisão.
- E outros relatos de que causou inchaço no rosto e pés que não foram revertidos
- A forma como o remédio faz diminuir a queda não é conhecida

Possíveis efeitos colaterais (segundo o site Drugs.com)
Segundo a bula, caso apresente algum desses sintomas, deve parar de usar:
- Alergias (dificuldade de respirar; garganta fechando; inchaço do rosto, lígua ou lábios; manchas na pele)
- Dor no peito
- Taquicardia
- Desmaio
De acordo com a bula, não é necessário interromper o tratamento se houver um dos seguintes sintomas:
- Coceira, vermelhidão, secura ou descamação do couro cabeludo
- Dor de cabeça



Cetoconazol
O Cetoconazol é um shampoo antifúngico. Ele combate a inflamação causada no couro cabeludo por dermatite seborréica e caspa. Estudos preliminares sugerem que o Cetoconazol pode ser benéfico no tratamento da calvície.
Uma das desvantages da substância ativa Cetoconazol é o fato de que na forma oral (comprimido) ele causa queda no nível de testosterona. Por esse motivo o Cetoconazol também é usado para evitar ereções no período pós operatório em pacientes que fizeram cirurgia de próstata ou de pênis.¹ Logicamente na forma tópica a absorção pela pele é muito menor, mas vale citar o fato para os leitores mais conservadores. 
Outra desvantagem é o fato de que ele é aprovado pelo FDA somente para dermatite seborréica e caspa, não sendo reconhecido oficialmente como diretamente benéfico na retenção dos cabelos (seria benéfico indiretamente, por combater a dermatite).
1. ^ Evans, K. C.; Peterson AC, Ruiz HE, Costabile RA (August 2004). "Use of oral ketoconazole to prevent postoperative erections following penile surgery"International Journal of Impotence Research 16 (4): 346–9.doi:10.1038/sj.ijir.3901160PMID 14973533.



- Dica -
Antifúngico e anticaspa natural:
Para aqueles que apresentam alergia a algum componente do shampoo anticaspa convencional-
Misture 1 parte de vinagre de maçã com 3 partes de água num copo. Misture bem e esfregue no couro cabeludo antes do banho, deixando a mistura no cabelo por dez minutos antes de enxaguar (pode usar shampoo para tirar o cheiro depois, mas enxague bem). É bastante eficaz contra a dermatite e caspa e é barato e natural.



Implante de cabelo fio a fio
A técnica do implante fio a fio (FUE ou FIT) permite um resultado muito natural. A grande vantagem dessa técnica é que maximiza o número de fios a serem implantados, pois eles são retirados um por um ou em grupos de dois ou três (como nascem naturalmente). Ao contrário da técnica convencional, que retira um trecho da pele da região posterior da cabeça, causando cicatriz e desperdício de fios. Com a técnica FIT, o dr. John Cole (http://www.forhair.com) chega até a retirar alguns fios das laterais da cabeça (também imunes à calvície).
A dica é que você pode tentar se acostumar com o cabelo raspado enquanto faz uma poupança para o implante. Se não conseguir se acostumar, ainda tem o recurso do implante depois. Para os que tem uma área doadora pequena há alternativas como retirar alguns fios extras das laterais, maximizar uma linha frontal natural e deixar a coroa um pouco menos densa.
Em casos mais radicais, quando o paciente tem uma área doadora muito fraca, existe a possibilidade de transplantar pelos do corpo (peito, pernas) para criar volume no topo da cabeça. Assim, cria-se uma linha frontal natural com os fios da parte posterior da cabeça e complementa o volume com fios do corpo se o paciente assim quiser. A região doadora no corpo fica com aspecto liso.
P.S: Não temos ligação com o Dr. Cole ou qualquer outro grupo apresentado nesse espaço.



 Técnica antiga, deixa cicatriz e restringe área doadora







Técnica FUE (os pontos em vermelho são os fios que foram retirados. Como são tirados fio a fio da área doadora, há um aproveitamento melhor do potencial da região. Com o crescimento dos cabelos, a região doadora não fica perceptível.



Paciente que recebeu 2146 fios:
http://www.forhair.com/Hair_Transplant_Photos.htm







Paciente que recebeu 5600 fios, em três sessões:


                                            Logo após a primeira sessão:


Resultado um ano após as 3 sessões:




--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paciente com pouco potencial na área doadora (já havia feito um implante mal-sucedido), complementou o novo implante com fios retirados da barba e da parte posterior do pescoço, utilizando a técnica FUE:
-500 fios retirados da parte posterior da cabeça
- 1500 fios da parte de trás do pescoço e peito
- 3800 fios da barba

    

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Paciente com área doadora pequena e área calva grande.
Implante feito em duas fases usando fios da cabeça e do corpo:
- 5500 fios da parte posterior da cabeça
- 15.000 fios do corpo provenientes de: nuca, barba, peito, abdomen, pernas e braços.

Total de 20.500 fios.






Vantagens:
- É definitivo
- Se for bem feita, fica um visual perfeitamente natural
- Sem remédios e efeitos colaterais (Se for bem planejado, não é necessário usar finasterida)
Desvantagens:
- É caro. Se for com os melhores médicos, é muito caro.
- Se for mal planejada e executada o resultado fica ruim (um bom médico é fundamental)



Raspar a cabeça
Esta sem dúvida é a melhor opção. Não tem efeitos colaterais, não custa nada, não dá muito trabalho, não arrisca sua saúde. Na última década, ficou cada vez mais comum ver homens com a cabeça totalmente raspada e o fato já não causa nenhuma estranheza. Há muitos homens inclusive sem calvície que passaram a raspar totalmente a cabeça com a moda do novo visual.
Exemplos de visuais bem resolvidos:
1. Valorize o visual com barba, cavanhaque ou bigode:


a. Cabeça raspada e cavanhaque


b. Barba e cabelo no mesmo tamanho



c. Cabeça bem raspada e cavanhaque mais longo. Esse visual só fica bem se a cabeça estiver raspada máquina zero. Com o aparecimento dos "para-lamas" esse visual envelhece e fica feio.



d. Barba por fazer. Esse visual fica bem com o homem calvo. Se sua barba avança muito nas bochechas e pescoço, acerte nas extremidades para um visual mais limpo.



e. Cabeça raspada e barba maior e bem feita. Também funciona bem, mas a cabeça tem que estar sempre bem raspada, ou esse visual envelhece também.



f. Para um visual mais descontraído. Se isso combina com sua personalidade, faça como Howie Mandell, na foto acima.


2. Raspe o cabelo baixo, de acordo com sua calvície:

Esse visual funciona se você ainda tem uma linha contínua de cabelo no centro da cabeça. Não importa qual o tamanho das entradas, se no centro ainda é uma linha contínua, o visual máquina 4 cai muito bem, com ou sem cavanhaque.



Aqui, um exemplo do que não fazer. Nesse estágio, o melhor é raspar máquina zero. O tufo de cabelo isolado na frente envelhece e dá uma aparência desleixada.



Esse visual combina bem com o cavanhaque.




3. Invista no seu sorriso:

Cuide dos seus dentes. Faça clareamento, use aparelho, etc.
Sem cabelo, o sorriso passa a chamar mais atenção ainda.


4. Invista na malhação:


Um visual mais forte casa muito bem com o homem calvo. Isso quebra a associação que se faz normalmente entre ficar careca e estar ficando velho. Pergunte a qualquer mulher o que ela acha dessa foto, e você verá que não é preciso ter cabelo para ser atraente.

Um pouco de disciplina, malhação adequada e boa alimentação são suficientes para causar boas mudanças no seu corpo. Não é necessário tomar hormônios! Além de destruir sua saúde (fígado, potência sexual, fertilidade, etc) vai acelerar sua calvície. Tenha paciência, você atingirá o corpo que quer antes do que pensa.


5. Óculos e chapéus:

O ator Billy Zane adotou o visual máquina zero há alguns anos. Ele costuma usar chapéus e óculos para mudar e valorizar sua aparência. Use de acordo com o seu gosto pessoal. Existem opções mais discretas e outras para quem quer chamar atenção.





Um bom modelo de óculos de grau ou de sol faz muita diferença no visual de quem adota o máquina zero. Prefira armações mais jovens e modernas, porque contrasta com a careca (normalmente associada à idade). O resultado final costuma ser bom. Abaixo, o ator usando chapéu num evento.




6. Vista-se bem! Adote um estilo próprio:



















Apliques e sistemas

Prótese capilar - Teve enorme avanço na última década. Os novos materiais evitam coceira e permitem a transpiração do couro cabeludo. A manutenção é feita apenas uma vez por mês. Pode molhar a vontade, fazer esportes, que não tem problema. Veja o final do vídeo para ver como fica após o corte. O resultado é realmente bom:





No Brasil, a GIC International Hair usa método semelhante. Segue vídeo da demonstração no programa Mais Você:
Vantagens:
- Se for bem feito, fica natural e melhora o visual
- Simples de fazer
- Definitivo
Desvantages:
- Se for mal feito...
- Definitivo
- Quando o cabelo ficar branco nas laterais, vai ficar estranho
- A tinta pode ganhar um tom esverdeado com os anos e aspecto manchado
- Tem que proteger do sol


Termos de uso do site:

- O blog  riscosdofinasterida.blogspot.com.br tem como objetivo divulgar as experiências dos usuários e ex-usuários do remédio, além de pesquisas e notícias relacionadas ao tema. Também é objetivo do site divulgar as medidas que os usuários do site PropeciaHelp.com tem utilizado para melhorar dos efeitos colaterais causados pelo uso de finasterida 1mg. Os remédios e suplementos eventualmente mencionados nas matérias, notícias e comentários estão descritos com o objetivo de informar. Ao visitar o site, você entende que a descrição desses tratamentos, suplementos e remédios não é uma indicação de uso e a decisão de usar qualquer remédio ou suplemento é de sua inteira responsabilidade (visitante do site) e somente deve ser feita em conjunto com um médico. 
As informações, ideias, opiniões publicadas em riscosdofinasterida.blogspot.com.br não constituem um conselho médico profissional e não substituem o acompanhamento médico.
- O visitante está informado que deve procurar um médico a respeito dos temas discutidos nesse site, e qualquer consequência de não ter um acompanhamento médico é de sua inteira responsabilidade.
Ao acessar riscosdofinasterida.blogspot.com.br, o visitante concorda que qualquer conselho, informação ou advertência adquirida através do blog, seja por uma matéria, notícia, opinião do moderador ou comentário de outro visitante será usado pelo visitante sob sua responsabilidade e risco.
- Ao visitar o blog riscosdofinasterida.blogspot.com.br, você concorda com os termos de uso do site. Se você não concorda 

30 comentários:

  1. moderador,

    CG 210 hair loss,é uma boa alternativa ao minoxidil?

    Obrg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Não conheço o CG 210... não tenho como te dar uma opinião segura.

      Excluir
  2. Olá,

    gostaria de saber se há alternativas de medicamentos para o tratamento de calvice.
    Usei finasterida e sofri com os efeitos colaterais por algum tempo, sendo que, apesar da melhora, até hoje me sinto um pouco prejudicado.

    Meu médico me receitou o AVICIS (1x dia) ou, alternativamente, ALOXIDIL (1x dia).
    +
    "complexo revit,. capilar com aminoac. e vitaminas": metionina; cisteina; cistina; hidrolizado de proteínas; extrato de milho; pantotenato de calcio; vitamina b2; vintamina b6; biotina; selenio (complex); vitamina 3; zinco quelado; chelmax silicio; vitamina d; gelatina qsp (1 cp 2x ao dia - 2 meses de tratamento).

    Ficaria prejudicado, novamente, por conta desses medicamentos? Há relatos?

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vagner,
      Segue o seu comentário editado:

      ola, gostaria de deixar minha opiniao sobre o blog, muito bom, informativo mesmo, eu tomo finasterida ja faz 5 anos, e realmente a bula diz exatamente o que voce reproduziu... fiz uma Micropigmentacao Capilar a 3 meses ********** e os resultados foram otimos, para quem nao quer fazer transplante, recomendo a Micropigmentacao Capilar *******.

      Excluir
  4. Minoxidil trás bons resultados? Gostaria de saber o q os usuários do site acham do produto. E moderador alguns inibidores de Dht como avisis e pilexil de uso tópico, podem trazer os efeitos colaterais da finasterida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o minoxidil traz bons resultados. Não é tão eficiente como a finasterida em segurar os fios, mas é muito mais seguro. Com relação a outros inibidores de 5 alpha reductase: Eu evitaria medicamentos que busquem inibir a enzima. Não conheço relatos negativos dos dois produtos que você citou, mas o conceito em si de inibir uma enzima essencial ao homem não é inteligente.

      Excluir
  5. olá moderador.

    quanto ao uso da fina de uso tópico em uma concentração por exemplo de 0,25%
    não seria bem menos danoso que o uso oral? sendo que atuaria de maneira direta no couro cabeludo e dependendo da manipulação(exemplo: na forma lipossomada)
    se acontecer absorção sistêmica seria muito pouco. o que vc pode dizer a respeito do uso dela nesta forma?

    ResponderExcluir
  6. Olá, comecei tomar finasterida faz uns cinco meses. No inicio achei que os efeitos eram lorotas, porém começou há um mês uma falta de memória e concentração bruscas. Pelo tempo que tomei esses efeitos são reversíveis ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses efeitos são reversíveis, mas você precisa parar de tomar o remédio para que eles melhorem.

      Excluir
  7. Obrigado pelas informações !
    Acho que vou tratar somente com o minoxidil, ele pode sem medo de ser feliz né ?

    ResponderExcluir
  8. Boas,

    Meus caros, tomo finasteride faz para ai uns 12 anos e o único colateral que senti foi no inicio um pequeno desconforto testicular e uma redução na quantidade do esperma.

    Não desminto as pessoas que colocam os seus testemunhos, todavia julgo que muitos dos sintomas aqui colocados e atribuídos ao medicamento podem perfeitamente associados a outras situações.

    Quantos homens relativamente jovens que nunca tomaram finasteride e que devido ao stress diário, por vezes tem em certos períodos das suas vidas menos desejo sexual? Quantos homens por vezes ficam com depressão? etc, etc.

    Antes de colocarem todas as culpas na Fina, vejam bem se o problema não reside noutras fontes.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o Anônimo , podem ser outras coisas e nao o uso do Finasterida,

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bom ?
    Primeiramente obrigado pelo trabalho que faz expondo o mal desse medicamento.
    Tomo finasterida há uns dois anos, no início segui a recomendação do dermatologista de continuar com o medicamento que os efeitos colaterais passavam.
    Agora que tomei conhecimento gostaria de saber se ainda dá tempo de eu largar essa droga ?
    Sinto às vezes uma indisposição sexual e falta de concentração.
    Vi também na sessão de "como tratar" as orientações, será que consigo me recuperar ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Por nada, eu que agradeço a visita ao blog. Sempre é tempo de parar. O fato de você apresentar efeitos colaterais não significa que eles vão continuar ao parar o remédio. Apenas uma parte menor dos usuários fica com colaterais persistentes. Muitos tem colaterais durante o tratamento e depois de parar, o corpo volta ao normal num período de 6 meses a um ano. As orientações da página como tratar podem ajudar seu corpo a ter uma recuperação mais rápida, principalmente o exercício, o sono de qualidade e a alimentação natural.

      Excluir
  11. Olá, parei da finasterida oral. Realmente não estava me fazendo bem, porém gostaria de saber se ela na forma lipossomada, que tem a absorvição sistêmica é quase nula, existia colaterais, obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Moderador, quanto as prótese você tem algum conhecimento ?
    As da GIC me parecem bem naturais, pesquisei vários sites sobre o assunto. Sabe se são as com micro poros que não prejudicam a pele ?
    Se puder me passar alguma coisa, obrigado.

    ResponderExcluir
  13. oi moderador tou fansendo o uso do shampo de jaborandi e a loçao crerce trat que segundo dis nao tem efeito colateral a algum risco nessas locoes ou shampo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angelo,

      Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer com a capsaicina tópica são: queimação no couro cabeludo, coceira ou irritação. Não são efeitos colaterais sérios mas se a irritação continuar, é preciso suspender o uso.

      Excluir
  14. E o Dutasterida? É mais forte ou mais fraco que o finasterida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dutasterida é mais forte que a finasterida, pois além de inibir a 5 alpha reductase tipo II, também inibe a tipo I. Os efeitos colaterais da dutasterida também costumam ser mais fortes.

      Excluir
  15. Cara, fui em dois dermatologistas.Ambos me receitaram finasterida + minoxidil. Não quero usar a finasterida. Pretendo usar somente minoxidil industrial + óleo de semente de abóbora que saiu num estudo dizendo que reduz o DHT. Se não fizer bem, mal não deve fazer. Bom fica a dica para a galera. Eu passei logo a máquina 3 e pretendo ir diminuindo, gradativamente, até a 1 ou zero. Solução=deixar de ser bonito e virar estiloso. Você deixa de ser bonito para virar estiloso. :)

    ResponderExcluir
  16. Eu uso o shampoo pielus, pode usar o shampoo pielus com o tratamento da calvície (feito com monoxidil)?
    tenho dermatite seborreica também. kkkk sou azarado! 

    ResponderExcluir
  17. Iniciei o tratamento com finasterida + minoxidil, faz 3 meses, o cabelo de fato esta crescendo mesmo, fiz fotos antes e depois, não tenho sentido nenhum efeito além da redução de esperma, Algém tem algum relato em tomar a finasterida em dias alternados, terá algum efeito?
    grato pela compreensão.

    ResponderExcluir
  18. Olá usei minoxidil por uns 10 dias e senti um inchaço no rosto, parei de usar por 2 dias, queria saber se volta ao normal? e em quanto tempo mais ou menos? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, volta ao normal. Você usou por muito pouco tempo, não se preocupe que vai melhorar. Mas se você teve esse inchaço no rosto, é melhor não voltar a usar. Em períodos mais longos, o risco de não voltar ao normal é maior. Existem depoimentos assim em foruns internacionais de calvicie.

      Excluir
  19. Nao sei quem criou esse site e muito menos em que estudos foi baseado, olhem na bula e vão ver q não existe risco algum... mui pelo contrario o risco e se não tomar, ae sim não ficar segurar o cabelo por nem mais 3 anos.
    E sobre qualquer diminuição de libido e blablabla, gente vocês nunca terão o mesmo libido que a 10 anos atras isso não é efeito da finasterida e seu corpo envelhecendo, é algo natural...
    Parem de dar ouvidos a essa baboseira e tudo mais e ficam firmes no único tratamento que realmente funciona.
    Espero ter ajudado alguém pq já passei por essa fase e me arrependo de ter parado 1 ano de tomar fina, se pudesse voltar atras estaria com mt mais cabelo ainda.
    Abração a todos .

    ResponderExcluir
  20. Pessoal, preciso comentar sobre a finasterida. Eu tinha um cabelo dourado e grosso, bem bonito mesmo, e que podia ser moldado na escova do jeito que eu quisesse. Acontece que comecei a sofrer com a queda de cabelos por volta dos 20 anos e, desde então, o cabelo só raleou e afinou. Tenho grandes entradas e por cima está bem ralo, sobrando apenas os paralamas rsrs (laterais do cabelo). Comecei um tratamento com o finasterida e os resultados foram incríveis. Realmente funciona, meu cabelo voltou todo a ser como era, grosso e bonito, talvez de qualidade superior. Contudo, após 4 meses de tratamento sofri efeitos colaterais. Trabalho no Ministério Público,que me exige muita atividade intelectual, e sofri perdas de memória e dificuldades de concentração. Percebi também um aumento da gordura corporal no corpo, aquela gordura de mulher mesmo, pois era principalmente no abdômen. Não fiquei impotente, mas realmente dá uma esfriada, não fica a mesma coisa. Além disso, os perdi pelos em áreas masculinas. Ao pesquisar, verifiquei que o DHT, hormônio inibido pela fina, é prejudicial para o cabelo, mas vital para o restante do corpo. Ele é responsável por interações químicas no cérebro que afetam a memória, desenvolve e mantém os caracteres masculinos (voz grossa, pelos pubianos, barba, voz grossa etc.), dentre outras inúmeras funções. Assim, o grande problema da fina é que ela afeta não somente a DHT no cabelo, mas no corpo em geral. E isso é prejudicial. Graças a Deus parei a tempo, antes que os efeitos se tornassem irreversíveis. Li vários depoimentos de pessoas que permaneceram com sequelas irreversíveis (impotência, déficit cognitivo, depressão etc.). Então, amigos, o conselho que um cara anônimo e sem qualquer compromisso com interesses mesquinhos dá a vocês é: não tomem finasterida. Aprendam a aceitar a calvície e sejam felizes com ela, valorizando outros atributos que possuem. Deus não abençoa as pessoas da mesma forma. Um abraço a todos! Se alguém quiser conversar sobre o assunto, me chamem no whatz 17 98149-5561

    ResponderExcluir
  21. APRENDAM UMA COISA, PODEM UTILIZAR ESSE TRATAMENTO, MAS TENHAM UMA ATIVIDADE FÍSICA ! QUEDA DE CABELO TAMBÉM TEM CAUSA HORMONAL, CAMINHADAS E CORRIDAS REGULARES AJUDAM A COMBATER O ESTRESSE E O DESIQUILIBRIO HORMONAL, SUAR É NECESSÁRIO PARA ABRIR OS PÓROS CAPILARES.
    TOMO FINASTERIDA 1MG, MINOXIDIL 5% 150 ML POR MÊS E SHAMPOO CETOCONAZOL PRA DEIXAR O COURO LIMPO.
    É PRECISO PARAR DE FUMAR, TER HORÁRIO PRA SE ALIMENTAR, E SE EXERCITAR FISICAMENTE E O SONO É O MAIS IMPORTANTE, SE VOCÊ ESTÁ DORMINDO MENOS DE 6 HORAS FIQUE ALERTA ISSO É UM SINAL DE DESIQUILÍBRIO NA SUA VIDA, EMOCIONAL, NUTRICIONAL, FÍSICO.
    SE QUISEREM MAIS DICAS
    MEU WHATS 51 9998 653 12 AJUDA TERAPÊUTICA.

    ResponderExcluir
  22. Pessoal usem finasterida tópica, reação adversa s são mínimas e vc ganha cabelo novo.

    ResponderExcluir