Como tratar

Síndrome pós finasterida

Página atualizada em 12/09/2013

- Atenção -
Esse site é um site de pesquisa e divulgação das experiências que os pacientes tiveram ao tomar Finasterida. Todos os tratamentos e mudanças de estilo de vida aqui apresentados são baseados nas experiências desses pacientes, membros do Propecia Help, e de voluntários do blog, que desenvolveram a síndrome pós finasterida. O objetivo do blog é informar. Não fazemos indicação de medicamentos ou dosagens. Qualquer tratamento deve ser acompanhado por um médico. Esta página tem caráter meramente informativo e não constitui um conselho médico profissional. Consulte sempre o seu médico.


Infelizmente ainda não há um tratamento que tenha conseguido reverter todos os problemas da Síndrome pós Finasterida. Nesta seção, publicaremos métodos, desenvolvidos por ex-usuários de finasterida do site Propecia Help, que podem trazer alívio a alguns sintomas. São mudanças de estilo de vida e suplementos naturais, que funcionaram em parte dos pacientes.

Índice:
1. Orientações gerais
2. Suplementos naturais que podem ajudar
3. Que exames de sangue fazer?
4. Meu médico diz que é psicológico, o que fazer?
5. Medicamentos que podem ajudar em alguns casos
6. Métodos naturais que podem trazer alívio, sintoma por sintoma
7. Dieta e estilo de vida de baixo impacto nas supra-renais
8. Trabalhando a mente


1. Orientações gerais
Seguem algumas orientações gerais, pesquisadas nos forums como Propecia Help, que podem ajudar na recuperação de quem está sofrendo com a Síndrome pós Finasterida:
a) Evite a cafeína.
Se possível, retire essa substância da sua alimentação. A insônia é um traço comum dos que sofrem os efeitos colaterais prolongados da Finasterida. Tendo um sono melhor, seu corpo liberará mais hormônio do crescimento, o que pode ajudar muito na recuperação. Durma bem e bastante! A cafeína também piora o estado de ansiedade nesses pacientes, e isso pode ter consequências na capacidade de foco, memória e bem-estar geral.
b) Faça exercícios aeróbicos regularmente, mas sem exagero.
O exercício físico é seguramente, a melhor atitude que você pode tomar para auxiliar sua recuperação no pós finasterida. Exercícios físicos são um ótimo aliado contra a depressão e podem trazer alívio momentâneo em alguns sintomas da Síndrome pós Finasterida, inclusive na disposição geral. Mas além disso, os membros do forum Propecia Help relatam melhora na ereção e na libido após se exercitarem. A atividade física também aumenta a produção de hormônio do crescimento, o que vai favorecer seu corpo a recuperar-se. No entanto, em muitos relatos pesquisados no Propeciahelp.com, os pacientes reportam que o excesso de exercícios físicos piora seus estados gerais. Se você se sentir mal nos dias seguintes ao exercício físico, diminua o ritmo, até chegar ao padrão que melhora seu bem estar, sem lhe prejudicar. o ideal é priorizar o exercício aeróbico. Atividades físicas muito extenuantes como musculação ou aeróbicos muito intensos podem causar piora nos sintomas. Geralmente, 20 a 30 minutos diários de exercício aeróbico moderado já são suficientes para trazer benefício sem prejudicar. 
c) Melhore sua alimentação.
Inclua na sua dieta mais salada, mais legumes, verduras e frutas. Nesse momento de recuperação você precisa expor seu corpo ao máximo de vitaminas e nutrientes. Evite alimentos processados e ricos em corantes, conservantes e substâncias artificiais. Também é recomendável diminuir a quantidade de gordura na alimentação. Alguns pacientes tiveram benefício na disposição e energia com a eliminação de leite e derivados da dieta. Outros membros do Propecia Help relatam ter tido benefício com uma dieta conhecida como Paleo diet. Basicamente é uma dieta pobre em gluten e frutose e rica em proteínas, carboidratos complexos, legumes e verduras. Observe quais alimentos melhoram e pioram sua condição e anote tudo. Nem sempre o que funciona para uma pessoa, é indicado para todos. Mas no geral, deve-se buscar uma alimentação o mais natural possível nos casos de pós finasterida. Consulte um nutricionista caso decida mudar sua dieta.   
d) Evite o uso de medicamentos por algum tempo, se possível.
Diversos pacientes no Propeciahelp descrevem que agora reagem de forma diferente do que antes a alguns remédios. Ainda não estabelecemos uma lista em comum. De qualquer forma, evitar o exagero no uso de remédios, nessa fase, será benéfico. Existem muitas formas naturais de tratar problemas simples como uma dor de cabeça ou uma azia, sem que você precise tomar um remédio, por exemplo. A intenção, na fase de recuperação, é não sobrecarregar o fígado. Outros homens que desenvolveram SPF preferem uma abordagem mais radical, e evitar o uso de medicamentos ao máximo, mesmo depois de muito tempo que parou com a Finasterida.
e) A grande maioria dos anti depressivos causa efeitos colaterais sexuais, evite-os, se possível.
Se for possível, busque alternativas naturais para enfrentar a depressão, como o exercício físico e atividades que melhorem seu bem-estar. Existem relatos de pacientes com SPF que foram medicados com anti depressivos do tipo SSRI e isso piorou os efeitos sexuais que eles já tinham da finasterida. Existem outros tipos de anti depressivo, converse com seu médico se você decidir seguir essa alternativa.
f) Evite álcool.
O álcool é uma substância tóxica ao fígado e sua digestão e eliminação demanda muita energia do corpo. Nesse momento de recuperação, você precisa poupar seu corpo, e criar uma rotina saudável. Nessa rotina, seu corpo vai melhorar lentamente, dia após dia, mas para isso você precisa ter disciplina e não interromper o ciclo.
g) Pense positivo.
Coloque na sua mente que você vai voltar ao nível de saúde que você tinha antes de tomar a Finasterida. Pensamento positivo e disciplina são fundamentais para a melhora do seu estado de saúde nesse momento.
h) Simplifique sua vida por um tempo.
Evite stress e situações que alterem seu humor.
i) Observe muito suas reações e faça um diário.
Observe suas reações à alimentação, à atividade física e sexual, seu humor, etc... É fundamental se conhecer bem nesse período, assim você poderá criar uma rotina e evitar alimentos ou atividades que te fazem passar mal.
j) Não existem casos comprovados que a reposição de testosterona tenha resolvido os problemas sexuais persistentes se tiverem sido causados pela finasterida. Não aceite essa sugestão de nenhum médico se você sofre de Síndrome pós Finasterida. Existem centenas de relatos no Propeciahelp de pacientes que foram tratados com testosterona em gel (que é convertida em DHT em contato com a pele), ou injeções de testosterona e o tratamento não causou nenhuma melhora neles. E em muitos casos houve piora.
Portanto muito cuidado! A administração de testosterona exógena (não produzida pelo corpo), causa redução dos testículos e interrupção da produção de testosterona no corpo. Quem inicia um tratamento com reposição de testosterona precisa fazer esse tratamento pelo resto da vida. Para homens na andropausa é um ótimo tratamento e pode reestabelecer as funções sexuais. Também é um ótimo tratamento para quem, por alguma doença ou acidente, perdeu os testículos. Mas não é o procedimento indicado para combater os efeitos sexuais persitentes da Finasterida.
k) Se observar que está tendo piora dos sintomas sempre após as refeições, faça um teste alérgico. 
Alguns homens desenvolvem alergias alimentares após o uso de finasterida. Não se sabe ainda como a droga interfere no sistema imunológico, mas pode ocorrer. Então, se observar dores de cabeça, mal estar ou um sintoma que seja recorrente sempre após as refeições, faça um teste alérgico.Inclua no teste glutén, lactose, nozes, etc. 


2. Suplementos naturais e medidas naturais que podem ajudar
Se você decidir experimentar um suplemento natural, converse com seu médico. Se for experimentar, tente sempre um suplemento por vez, assim se você tiver efeitos colaterais ou benefícios, saberá identificar o que causou. Se sentir piora, suspenda o uso.

Maca Forte ou Maca Peruana (Lepidium Meyenii) - Maca peruana é um vegetal crucífero nativo da região andina do Peru. É vendido como suplemento natural e tem ação conhecida como estimulante da libido. Muitos membros do forum Propecia Help experimentaram o suplemento e reportaram alguma melhora.

Tribulus Terrestris - É um suplemento feito de uma erva que foi utilizada como estimulante sexual  - para aumentar o impulso e o desempenho - e para tratamento da impotência durante vários séculos. Ele age estimulando a produção do hormônio LH na pituitária (e os casos de síndrome pós finasterida apresentam diminuição desse hormônio). O LH é o hormônio que induz a produção de testosterona nos testículos. O Tribulus Terrestris é vendido como suplemento e pode melhorar a libido e ereção. É um suplemento natural vendido sem receita, mas deve-se conversar com um médico. Não deve ser usado por pessoas com problemas cardíacos ou diabetes. Nos ex-usuários de finasterida, parece ter algum benefício na ereção e libido. Alguns relatam uma melhora apenas temporária ou que o tribulus perde o efeito com o tempo.

Melatonina - É uma substância naturalmente produzida pelo corpo e que estimula o sono. Pode restaurar o padrão de sono. Existem formulas que combinam a melatonina a outras substâncias, mas o ideal é tomar a melatonina pura. É facilmente encontrada na internet em sites de venda de suplementos e bem conceituada entre os médicos.

Banho de sol - É uma forma eficiente de aumentar os níveis de vitamina D no organismo. Alguns homens apresentam baixos níveis de vitamina D após o uso de finasterida. A vitamina D tem forte influência na atividade sexual e libido.

Complexo de vitamínas - No período de recuperação, pode ser útil adicionar um multivitamínico (como o Centrum) de uso diário. Pode haver baixa de alguns minerais e de vitaminas em quem usou finasterida e sentiu efeitos persistentes. Existe uma suspeita que a finasterida pode ter provocado uma baixa no nível de zinco em alguns. Usuários do Propecia Help que tentaram fazer reposição com cápsulas de zinco, não se deram bem, talvez porque o zinco em altas concentrações também inibe a enzima 5 alpha reductase. Para repor zinco nesses casos, o melhor é acrescentar alimentos ricos em zinco ou usar um complexo de vitaminas, que tem concentrações menores de cada mineral e não causa problemas.


3. Que exames de sangue fazer?
Testosterona total
Testosterona livre
3 Alpha Androstenediol Glucoronideo
DHT
Estradiol (E2)
Prolactina
LH
FSH
ACTH
TSH
T3
T4
Vitamina D
Cortisol
Exames de fígado (alt, ast, gama gt)

4. Meu médico diz que é psicológico, o que fazer?
Argumente que existem estudos médicos publicados a respeito desse problema, em revistas científicas conceituadas. Se for preciso, leve cópias dos estudos publicados aqui no site. Argumente que muitos pacientes tiveram alteração no nível dos hormônios sexuais pelo uso de Finasterida, e por isso você quer fazer esses exames. O 3 Alfa Androstenediol Glucoronídeo é um subproduto do DHT, e é o melhor indicativo que você pode ter se desenvolveu SPF. Ele é convertido a partir da 5 alpha reductase, mesma enzima que a Finasterida bloqueia. Argumente que o exame de DHT não é muito preciso, mas o de Androstenediol G. é confiável. Se for preciso, mude de médico.

5. Medicamentos que podem ajudar em alguns casos
Atenção: Qualquer medicamento deve ser receitado por um médico. Não tome remédios sem acompanhamento de médico. A listagem desses remédios nessa página apenas reflete a intenção de informar o que os usuários do forum Propecia Help estão utilizando para tratar os efeitos causados pela Finasterida:

Bromazepam ou Alprazolam- Se você parou a Finasterida há pouco tempo, e sente que seu metabolismo está num estado de ansiedade crônico (Insônia, ataques de pânico, irritabilidade, mudanças de humor, ansiedade extrema, inquietação, dificuldade de concentração - conjunto de sintomas conhecidos como crash pós Finasterida), um desses medicamentos pode ajudar. A Finasterida bloqueia a conversão de Progesterona em Alopregnanolona, que é uma substância calmante que age no cérebro. A Aloprenanolona age modulando um neurotransmissor chamado GABA-A. Portanto, o uso de Finasterida pode afetar o nível de GABA-A no cérebro. Já esses medicamentos agem na reposição de GABA. Além disso, esses medicamentos, ao interromper o processo de "crash" após a interrupção da finasterida ajudam a reverter outro quadro. Muitos pacientes com síndrome pós finasterida reclamam que seu pênis em estado flácido está com um tamanho muito menor e com consistência muito mais rígida. É uma mudança tão grande que inclusive a ereção é diferenciada (semi ereção) e a ereção noturna muitas vezes não está ocorrendo nesses indivíduos. Essa alteração no pênis em estado flácido está sendo chamado de shrinkage nos fóruns internacionais como o Propecia Help. É importante interromper esse quadro, porque se o indivíduo fica com a ereção noturna comprometida por muito tempo, isso pode levar ao aparecimento de problemas na estrutura do pênis a longo prazo. Ao fazer o tratamento com o calmante, durante alguns meses, o pênis volta a ter o tamanho normal quando flácido e a consistência normal, assim como a qualidade do sono é reestabelecida, o que também favorece o reestabelecimento das ereções noturnas. O importante é tirar o indivíduo do estado de "crash" pós finasterida e o calmante do tipo benzodiazepinico funciona bem nesse sentido.
De acordo com as experiências relatadas no Propecia Help, em casos de Síndrome pós Finasterida:
Não use medicamentos sem o acompanhamento de um médico. Deve ser usado por um período de poucos meses e apenas se for realmente necessário, sob supervisão de um psiquiatra. Não são medicamentos que devam ser usados por muito tempo por esses pacientes. O objetivo é somente tirar o paciente do crash. Não se sabe o que exatamente a SPF causou em alterações bioquímicas nesses homens, então não convém exagerar no uso de medicamentos. A suspensão tem de ser gradual.

Clomid - (Citrato de clomifeno) - Pode ajudar homens que tiveram uma queda drástica na produção de testosterona e apresentam quadro de hipogonadismo (testosterona total abaixo do nível mínimo da escala). O problema de viver com um nível muito baixo de testosterona é que o paciente tende a desenvolver uma série de problemas como osteoporose, problemas cardíacos, diabetes, entre outros (veja mais sobre hipogonadismo na página "importância do DHT"). O Citrato de clomifeno estimula a produção de FSH na glândula pituitária e isso também eleva o nível do hormônio LH, que é o hormônio que induz os testículos a produzirem mais testosterona. Esse método foi desenvolvido para tratar atletas halterofilistas que abusaram do uso de testosterona e afetaram a produção do próprio corpo.
De acordo com as experiências relatadas no Propecia Help, em casos de Síndrome pós Finasterida:
Só é indicado para pacientes que estão com a testosterona abaixo do nível mínimo da escala. Muitos pacientes conseguiram "religar" o eixo pituitaria-testículos, voltaram a produzir níveis normais de testosterona e assim evitaram ter de fazer reposição hormonal pro resto da vida (que é um tratamento complexo). No entanto, na grande maioria dos casos, mesmo havendo aumento da produção de testosterona, o Clomid não reverte os sintomas sexuais causados pela finasterida. Seu uso só se justifica nos homens que estão com uma taxa de testosterona considerada hipogonadal.
É um remédio que pode ser tóxico ao fígado. Só deve ser receitado por um médico.

Viagra, Levitra ou Cialis - Alguns homens com SPF se beneficiam desses medicamentos para melhorar a ereção. Outros não obtem melhoras, mesmo usando esses remédios. Um terceiro grupo apresenta piora dos sintomas físicos da SPF quando usa medicamentos em geral. Se você resolver tentar, observe suas reações para ter certeza que o remédio não está piorando os outros sintomas que você já tem por causa da Síndrome pós finasterida. Comece pela menor dose possível, e aumente se necessário. Também deve ser usado sob prescrição médica.


6. Métodos naturais que podem trazer alívio, sintoma por sintoma 
Ansiedade - Há diversas opções naturais para combater a ansiedade antes de partir para um calmante. chá de camomila, chá de valeriana, valeriana em comprimido, exercício físico, chá de Kava (com moderação), entre outros.
Depressão - Erva de São João, comprimidos de Óleo de peixe (fish oil), Omega 3, exercício físico.
Dores de cabeça - No caso da síndrome pós finasterida, as dores de cabeça podem ter diversas causas. Dor no centro da cabeça - relacionada à região da hipófise e deficiência de dopamina. Alguns pacientes tem essa dor de cabeça sempre após ejacular. A ingestão de alimentos ricos em tirosina ou  estimulantes traz alívio (queijo, manteiga, carnes, peixes, ovos, chocolate). A tirosina é um aminoácido que estimula a produção de dopamina. Cafeína pode piorar o problema.
Dor em volta da cabeça - certos pacientes relatam esse tipo de dor na síndrome pós finasterida. É indicativo de reações alérgicas. É mais comum nos meses de crash (nos pacientes que apresentam crash pós finasterida - ansiedade extrema, crises de pânico, etc). Examinar a dieta e eliminar alimentos alergênicos por um período (ex: nozes, frutos do mar e em alguns casos é preciso eliminar o glutén por algum tempo).
Impotência e libido - Podem auxiliar na melhora => Exercício físico e qualquer esforço no intuito de ter um metabolismo mais rápido. Uma das teorias sobre a síndrome pós finasterida é que o corpo passa a ter um nível baixo de cortisol livre (ver teorias na página "síndrome pós finasterida"). Assim, o baixo cortisol disponível prejudicaria o aproveitamento correto dos hormônios produzidos na tireóide e o paciente apresenta sintomas parecidos com o hipotireoidismo. Essa é uma das teorias que ainda carecem de pesquisas para serem comprovadas.
Alguns membros no Propecia Help reportaram melhora na parte sexual e na disposição geral, ao fazerem algum programa de regime ou jejum (ingestão predominante de líquidos por algum período) . Se você decidir tentar essa alternativa, procure ajuda de um médico ou nutricionista, para ter a certeza que vai repor as substâncias necessárias à saúde durante esse período.
Inchaço - Alguns pacientes com síndrome pós finasterida desenvolvem inchaço e retenção de líquidos. Esse sintoma pode estar relacionado com uma atividade mais lenta da região da hipófise e pituitária nesses homens. Assim como o nível de Lh e Fsh nesses pacientes é diferente, outro hormônio produzido na região pode ter a secreção alterada após a finasterida. A Vasopressina ou hormônio anti diurético regula várias atividades do corpo entre as quais a eliminação de água. Para contornar o problema, os mesmos metodos de aceleração de metabolismo descritos no item acima podem ser úteis. Outro caminho é a diminuição, temporária, da ingestão de sal. O paciente desincha e perde peso em poucos meses. Diminuir o sal da dieta também requer o acompanhamento de um especialista, já que o sal contém Iodo, fundamental para a saúde.
Insônia - Eliminação de cafeína da dieta, exercício físico, alteração de estilo de vida, valeriana, maracujá, chás, ingestão de massas, etc.
Shrinkage ou encolhimento do pênis em estado flácido - Pode parecer incrível para quem não conhece a doença, mas o estado de ansiedade crônico que a Finasterida induz em alguns pacientes, associado ao bloqueio sistêmico do DHT leva a um encolhimento do pênis em estado flácido nesses pacientes. Isso interfere na ereção e nas ereções noturnas. Está associado ao período de "crash" pós finasterida que ocorre em alguns pacientes ao interromper o medicamento (Insônia, ataques de pânico, irritabilidade, mudanças de humor, ansiedade extrema, inquietação, dificuldade de concentração - conjunto de sintomas conhecidos como crash pós Finasterida). Nesse caso, o método mais eficiente para mudar esse quadro não é natural. Vide o item "Alprazolam ou Bromazepam" no item 5, acima. Esses remédios são controlados e só devem ser usados sob supervisão médica, de um psiquiátra. Estão descritos nesse site com a finalidade de informar médicos e pacientes. Qualquer decisão de uso de um medicamento deve ser tomada entre o médico e paciente.



7. Dieta e estilo de vida de baixo impacto nas supra-renais
É possível que exista uma forte correlação entre síndrome pós finasterida e problemas no metabolismo das glândulas supra-renais. Assim, adotar uma estratégia que impacte pouco as supra-renais pode resultar num aumento do bem estar e numa recuperação mais rápida dessas glândulas. 
Dieta:
- Frutas, verduras, legumes, carnes magras, peixe. 
- Livre de frituras
- Livre de alimentos que contém glúten
- Livre de açúcar, até que os sintomas do crash estejam bem controlados
- Nada industrializado e rico em corantes e conservantes
- Livre de cafeína
- Alimentos conhecidos e que você saiba que não vão fazer você passar mal.

Exercício físico (ajuda a diminuir o stress):
- Aeróbico
- Yoga

Estilo de vida:
- Horários mais flexíveis
- Mente focada no bem estar e saúde como prioridade
- Evitar stress ao máximo.

8. Trabalhando a mente
É fundamental para os homens que sofrem de Síndrome pós Finasterida trabalhar a mente. Aceitar o que aconteceu, procurar viver da melhor forma possível com o que tem atualmente mesmo buscando formas de melhorar e manter a mente positiva nesse sentido.
Também pode ser muito útil adotar pensamentos construtivos. Pensar que há vários outros aspectos da sua vida que você pode desenvolver e que sexo não é o centro da vida. Aliás, quanto mais o paciente com SPF se desligar de sexo, mais fácil será conviver com o problema:
- Os homens com SPF relatam que tem piora dos sintomas sempre após a ejaculação. Essa piora leva algumas horas ou dias para ser revertida, a não ser que o paciente faça exercício físico ou acelere a reposíção dos neurotransmissores de outra forma. Há algumas alternativas para ter mais qualidade de vida se não houver melhora.
a) Levar mais tempo entre uma ejaculação e outra (uma semana, quinze dias, etc)
b)Ter um maior controle sobre a ejaculação, e pesquisar alternativas como o sexo tantrico (sem ejacular)
c) Observar e anotar tudo o que melhore seu estado após a ejaculação (tipos de comidas, exercício físico, etc).
d) Dedicar mais tempo a outras atividades da vida como trabalho, caridade, trabalho social, religião, etc...
e) Usar a situação para o crescimento pessoal e desenvolvimento como ser humano. Fazer terapia. Buscar crescimento pessoal e espiritual.




Termos de uso do site:


- O blog  riscosdofinasterida.blogspot.com.br tem como objetivo divulgar as experiências dos usuários e ex-usuários do remédio, além de pesquisas e notícias relacionadas ao tema. Também é objetivo do site divulgar as medidas que os usuários do site PropeciaHelp.com tem utilizado para melhorar dos efeitos colaterais persistentes causados pelo uso de finasterida 1mg. Os remédios e suplementos eventualmente mencionados nas matérias, notícias e comentários estão descritos com o objetivo de informar. Ao visitar o site, você entende que a descrição desses tratamentos, suplementos e remédios não é uma indicação de uso e a decisão de usar qualquer remédio ou suplemento é de sua inteira responsabilidade (visitante do site) e deve ser feita em conjunto com um médico. 
As informações, ideias, opiniões publicadas em riscosdofinasterida.blogspot.com.br não constituem um conselho médico profissional e não substituem o acompanhamento médico.
- O visitante está informado que deve procurar um médico a respeito dos temas discutidos nesse site, e qualquer consequência de não ter um acompanhamento médico é de sua inteira responsabilidade.
Ao acessar riscosdofinasterida.blogspot.com.br, você concorda que seguir qualquer informação adquirida através do blog, seja por uma matéria, notícia, opinião do moderador ou comentário de outro visitante é uma decisão somente sua, sob sua responsabilidade e risco.
- Ao visitar o blog riscosdofinasterida.blogspot.com.br, você concorda com os termos de uso do site. Se você não concorda com os termos de uso, por favor não visite o blog.