Tratamento da calvície

Atendendo às muitas mensagens com dúvidas sobre outros tratamentos clínicos para calvície, esta página será específica para a discussão do assunto. Reiteramos que a posição oficial do blog é que a grande maioria dos tratamentos clínicos tem efeito muito limitado, e que a finasterida, que é eficiente na prevenção da calvície, não deve ser usada por não ser um medicamento seguro para todos os homens. Além do fato de ser impossível prever quem terá efeitos colaterais sérios.

Compartilhamos da posição do Dr. Victor Sorrentino (que não tem ligação com o blog) com relação a tratamentos clínicos contra a calvície :
" Infelizmente, este “problema” é mais um dos que gera milhões para a indústria farmacêutica e fico mais indignado ainda, pois sei que o médico sempre faz parte ativa disto, uma vez que orienta seus pacientes a buscarem tratamentos ineficazes na busca da solução mágica e fantasiosa para a queda de cabelo...

...E todo ano é a mesma coisa, sempre surgem novas promessas para o fim da queda dos cabelos, a solução para a calvície. Mas amigos, a prova de que todo e qualquer tipo de tratamento existente no mercado é absolutamente ineficaz, está em nossa própria prática clínica e cirúrgica diária, porque hoje cerca de 90% dos pacientes que chegam até nós afim de se submeterem ao Microtransplante Capilar, já usaram de TUDO, já foram enganados por todo tipo de propaganda, mitos e mesmo médicos infelizmente.
A calvície androgenética é a causa de mais de 90% das quedas de cabelo. É aquela característica herdada geneticamente, ou seja, passa pela genética da pessoa e só poderia ser alterada, se conseguíssemos alterar a genética da pessoa. Existem hoje sim formas de fazer com que uma característica genética seja metilada (processo metabólico do corpo) fazendo com que a expressão gênica seja alterada."

Ele continua a análise: 
– Shampoos para a queda
"Será que preciso comentar este item? Ora, a pessoa que compra um Shampoo anti-queda na esperança de que resolva seu problema só pode estar querendo ser enganada, não consigo enxergar outra explicação para isto. Shampoo é cosmético, para tanto não pode ter medicação em dose medicinal e muito menos com absorção que pudesse interferir geneticamente nosso organismo."

– Massagens no Couro Cabeludo
"Outra opção que nem necessitaria de explicação. As massagens partem do princípio que elas estimulariam a circulação, fazendo com que o aporte de sangue chegue aos fios sofrendo queda. Mas se o problema não é o sangue que está chegando, mas sim a característica genética, o que tem a ver uma coisa com a outra?"

– Choques Elétricos
"Se você riu ao ler esta opção, saiba que grande parte das pessoas tentam até isto! Pois é a mesma coisa, a teoria seria que a região estimulada pelos choques aumentaria a circulação sanguínea devido ao estímulo elétrico. Então sugiro que façamos o seguinte, vamos então dar choques no músculo cardíaco dos cardiopatas, ou nos membros inferiores (pernas) dos diabéticos para que a circulação seja estimulada, se funciona para o couro cabeludo, tem que funcionar para os outros casos! Outra opção sem fundamento…"

– Loções “mágicas”
"Apelidei as loções, pois todas elas partem do princípio que “adubando” a terra, mesmo sem semente alguma a planta nasce. Queridos, não existe pássaro na natureza que consiga transportar sementes de raízes capilares para que sejam depositadas e absorvidas pelo couro cabeludo e que germinem fios!"

– Minoxidil
"É um medicamento usado para melhorar a circulação periférica local. Novamente caímos na mesma teoria furada de que o problema seria a falta de sangue na região calva do couro cabeludo. O estranho é que nos outros locais onde não há rarefação, não deve haver falta de circulação sanguínea, mesmo sendo cabeça da mesma pessoa, já se deram conta disso? Não faz sentido, mais uma opção inválida."

– Carboxiterapia
"Bom, aqui terei que ser duro, pois vejo com péssimos olhos o comércio todo que se faz com este aparelho barato de comprar, mas que gera milhões com promessas inacreditáveis. Vocês já se deram conta que é oferecido para celulite, estrias, queima de gordura, e até queda de cabelo? Agora me digam como boas pessoas pensantes, qual a relação entre a CAUSA de cada uma destas alterações? E como um aparelho que emite gás carbônico pode ser tão milagroso a ponto de melhorar e resolver todos estes problemas?
Acho que não preciso escrever mais nada sobre esta opção…"

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outra análise, com a descrição dos medicamentos (fontes no fim da página). Mais uma vez, gostaríamos de reiterar a opinião do blog. Qualquer medicamento que tenha como objetivo bloquear a ação da enzima 5 alpha reductase ou diminuir a produção de DHT (dihidrotestosterona) ou que seja um anti-androgênico não deve ser usado para prevenção da calvície. Esse príncípio vai contra o corpo do homem. O homem necessita de hormônios androgênicos para manter a saúde e interferir nesse sistema com um objetivo estético não é uma opção inteligente.



Minoxidil


Minoxidil (Rogaine) é um vasodilatador. Foi originalmente usado na droga oral Loniten para tratar hipertensão e foi descoberto que provocava crescimento de cabelos como efeito colateral. O laboratório Upjohn recebeu autorização para vender o medicamento na forma tópica contendo 2% de minoxidil. 

É eficiente tanto na região frontal quanto na coroa. Em um estudo de 12 meses, foi verificada melhora no topo da cabeça em 51% dos homens que usaram minoxidil 5%, 42% que usaram minoxidil 2% e 13% dos que usaram placebo. Crescimento moderado no cabelo foi verificado na região frontal do couro cabeludo em 19% dos homens que usaram minoxidil concentração de 5%, 10% que usaram minoxidil concentração de 2% e 3% dos participantes que usaram placebo. O minoxidil pode causar uma precipitação na queda de alguns fios. Esse fenômeno é geralmente sucedido pelo crescimento de novos fios, mais fortes. Este efeitos, chamado de mitogênico, é temporário e não aparenta interferir na estrutura folicular, o que gera a necessidade da aplicação contínua do medicamento para manter o crescimento dos fios. 


Antiandrogênicos 


Cetoconazol é um antiandrogênico tópico disponível em doses mais fracas (sem receita médica) ou em doses mais fortes, através de prescrição médica. É um tratamento padrão para infecções fungicas no couro cabeludo , mas também possui efeitos antiandrogênicos e benefícios na prevenção da calvície padrão masculina. A Spironolactona e a Flutamida são potentes antiandrogênicos tópicos e sistêmicos e, em vários países, não são normalmente utilizados em homens por terem um alto índice de incidência de efeitos feminilizantes (fontes no fim da página). No entanto, podem ser prescritos de forma "off label" em tratamentos mais agressivos e são efetivos no tratamento da calvície em mulheres.

Cetoconazol

Cetoconazol é um agente anti fúngico tópico. É eficiente no tratamento de dermatite e caspa e sua ação na microflora do couro cabeludo pode ser benéfica para aqueles com inflamação nos folículos capilares. Também é um antiandrogênico e pode melhorar o crescimento capilar através desse efeito.

Espironolactona

Espironolactona é um possível modulador seletivo do receptor androgênico e tanto reduz a produção de adrenal de androgenos quanto exerce função bloqueadora e competitiva nos receptores androgênicos em tecidos alvo. Em outras palavras ela age diretamente nos receptores dos hormônios masculinos tanto nas glândulas supra renais quanto em tecidos do corpo.  Pode ser administrada de forma tópica ou sistêmica. Além da atividade anti androgênica, ela aumenta a produção de estradiol (ou estrógeno), que como consequência aumenta a produção de SHBG. Devido aos efeitos feminilizantes da espironolactona e a risco de infertilidade, é mais usada em tratamentos contra alopecia em mulheres.
Também age como um anti-hipertensivo, pacientes que usam a droga por via oral precisam ser monitorados contra hipercalemia (excesso de potássio no sangue) e arritmia cardíaca.




Flutamida

Flutamida possui mais ação anti androgênica que a espironolactona e é conhecida em outros países como uma forma de castração química. Pode causar diminuição significativa na libido, além de poder causar efeitos estrogênicos em homens como ginecomastia, mudanças no acúmulo de gordura no corpo, e instabilidade emocional. Mesmo sendo usada de forma tópica, ocorre absorção e há o risco de ter algum desses efeitos colaterais. Será que vale a pena usar um medicamento que é conhecido como castração química em outros países?



Fontes:
  1. ^ Beyond the Vertex – Objective evidence shows minoxidil's frontal-scalp performance | ModernMedicine
  2. Jump up^ Jasek, W, ed. (2007). Austria-Codex (in German) 4(2007/2008 ed.). Vienna: Österreichischer Apothekerverlag. p. 9673. ISBN 978-3-85200-181-4.
  3. Jump up^ Olsen, E. A.; Whiting, D.; Bergfeld, W.; Miller, J.; Hordinsky, M.; Wanser, R.; Zhang, P.; Kohut, B. (2007). "A multicenter, randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial of a novel formulation of 5% minoxidil topical foam versus placebo in the treatment of androgenetic alopecia in men".Journal of the American Academy of Dermatology 57 (5): 767–774. doi:10.1016/j.jaad.2007.04.012.PMID 17761356. edit
  4. Jump up to:a b Rathnayake, D.; Sinclair, R. (2010). "Innovative Use of Spironolactone as an Antiandrogen in the Treatment of Female Pattern Hair Loss". Dermatologic Clinics 28 (3): 611–618. doi:10.1016/j.det.2010.03.011.PMID 20510769. edit
  5. Jump up to:a b Rathnayake, D.; Sinclair, R. (2010). "Use of spironolactone in dermatology". Skinmed 8 (6): 328–332; quiz 332. PMID 21413648. edit
  6. Jump up^ Piérard-Franchimont, C.; De Doncker, P.; Cauwenbergh, G.; PiÉRard, G. E. (1998). "Ketoconazole shampoo: Effect of long-term use in androgenic alopecia". Dermatology (Basel, Switzerland) 196 (4): 474–477. doi:10.1159/000017954.PMID 9669136. edit
  7. Jump up^ Magro, C. M.; Rossi, A.; Poe, J.; Manhas-Bhutani, S.; Sadick, N. (2011). "The role of inflammation and immunity in the pathogenesis of androgenetic alopecia". Journal of drugs in dermatology : JDD 10 (12): 1404–1411.PMID 22134564. edit
  8. Jump up^ Inui, S.; Itami, S. (2007). "Reversal of androgenetic alopecia by topical ketoconzole: Relevance of anti-androgenic activity". Journal of Dermatological Science 45(1): 66–68. doi:10.1016/j.jdermsci.2006.08.011.PMID 16997533. edit
  9. Jump up^ Sundar, S.; Dickinson, P. D. (2012). "Spironolactone, a possible selective androgen receptor modulator, should be used with caution in patients with metastatic carcinoma of the prostate". Case Reports 2012: bcr1120115238.doi:10.1136/bcr.11.2011.5238PMID 22665559. edit
  10. Jump up^ Adenuga, P.; Summers, P.; Bergfeld, W. (2012). "Hair regrowth in a male patient with extensive androgenetic alopecia on estrogen therapy". Journal of the American Academy of Dermatology 67 (3): e121–e123.doi:10.1016/j.jaad.2011.10.017PMID 22890743. edit
  11. Jump up^ Buchanan, J. F.; Davis, L. J. (1984). "Drug-induced infertility". Drug intelligence & clinical pharmacy 18 (2): 122–132. PMID 6141923. edit
  12. Jump up^ Sinclair, R.; Patel, M.; Dawson, T. L.; Yazdabadi, A.; Yip, L.; Perez, A.; Rufaut, N. W. (2011). "Hair loss in women: Medical and cosmetic approaches to increase scalp hair fullness".British Journal of Dermatology 165: 12–18.doi:10.1111/j.1365-2133.2011.10630.x.PMID 22171680. edit
  13. Jump up^ Artini, P. G.; Di Berardino, O. M.; Simi, G.; Papini, F.; Ruggiero, M.; Monteleone, P.; Cela, V. (2010). "Best methods for identification and treatment of PCOS". Minerva ginecologica 62 (1): 33–48. PMID 20186113. edit
  14. Jump up^ Paradisi, R.; Porcu, E.; Fabbri, R.; Seracchioli, R.; Battaglia, C.; Venturoli, S. (2011). "Prospective Cohort Study on the Effects and Tolerability of Flutamide in Patients with Female Pattern Hair Loss". Annals of Pharmacotherapy 45(4): 469–475. doi:10.1345/aph.1P600.PMID 21487083. edit
  15. Jump up^ Yazdabadi, A.; Sinclair, R. (2011). "Treatment of female pattern hair loss with the androgen receptor antagonist flutamide". Australasian Journal of Dermatology 52 (2): 132–134. doi:10.1111/j.1440-0960.2010.00735.x.PMID 21605098. edit

Nenhum comentário:

Postar um comentário