sábado, 20 de agosto de 2011

Reportagem da Fox 9 sobre os riscos de disfunção sexual permanente em homens que tomam Finasterida 1mg.


Clique em "Continuar lendo" para ler a tradução do vídeo.

Repórter: - Acontece com milhões de homens, mas para muitos dos 'foliculamente afetados' (afetados por calvície), não há números reconfortantes. Muitos homens, especialmente os mais jovens, não suportam o pensamento de ficar carecas.
Nicolas: - Por muitos anos eu fiquei preocupado, em que estado vai ficar meu cabelo.
Repórter: - Devido à sua história familiar, Nicolas sabia que era apenas questão de tempo até que seu cabelo revelasse o inevitável.
Nicolas: - Eu sabia que cedo ou tarde eu teria que lidar com isso, porque não lidar logo agora?
Repórter: - Ele ouviu que havia um comprimido que poderia desacelerar a queda de cabelos. Então ele foi a um dermatologista e conseguiu uma receita para o Propecia, também vendido genericamente como Finasterida 1 mg.
Nicolas: - E realmente tem sido um pesadelo para mim. Tem sido incrivelmente difícil.
Repórter: - Após duas semanas e meia de tratamento Nicolas diz que começou a se sentir estranho.
Nicolas: - O que está acontecendo? O que esse negócio está fazendo comigo?
Repórter: - O que aconteceu depois, é difícil para qualquer homem discutir em particular, e ainda mais na televisão.
Nicolas: - Meus pensamentos sexuais, libido, essas coisas, não estão lá como deveriam estar. E ainda há outras questões sexuais que eu ainda estou lidando, estou fazendo tratamento.
Repórter: - Tem três anos que ele parou de tomar a Finasterida, mas Nicolas acredita que o remédio afetou sua química corporal - Meu nível de testosterona despencou (Nicolas) - causando uma variedade de efeitos, incluindo disfunção sexual. Nicolas diz que não é sexualmente ativo e gostaria de se guardar para a mulher com quem casar.
Nicolas: - Eu quero que outras pessoas saibam o que esse remédio pode causar.
Réporter: - Ele não é o único afirmando que o Propecia, ou Finasterida, pode prejudicar a libido masculina.
Dr. Michael Irwin (pesquisador): - ....E eles declararam a mim que enquanto tomavam esse medicamento, eles desenvolveram disfunção sexual em termos de baixa libido, ou disfunção erétil ou problemas com o orgasmo.
Repórter: - O Dr. Michael Irvin publicou um estudo baseado em estrevista com 71 pacientes que tomaram o medicamento e reclamam de efeitos colaterais mesmo após parar o remédio.
Dr. Michael Irwin (pesquisador): - É bem claro que existe uma relação aqui.
Repórter: - O estudo do Dr. Irvin é controverso por causa do escopo limitado.
Dr. Joshua Bodie: - Nós não temos evidências suficientes agora para afirmar com certeza, se existe uma conexão ou não, muitos dos dados ainda são relatos.
Repórter: - Antes do Propecia entrar no mercado, ele passou por estudos clínicos. 36 dos 945 pacientes no estudo declararam efeitos colaterais sexuais. Comparado com 20 homens em 934 do placebo. [Nota do moderador. Este estudo foi patrocinado pela própria Merck, fabricante do medicamento. Existem evidências que os números podem ser muito maiores, e que os efeitos colaterais não param em todos os pacientes quando param o tratamento. A agência nacional de saúde da Suécia, a agência nacional de saúde da Inglaterra e da Italia já contestaram esses números e mudaram a bula da Finasterida 1 mg nestes países. Mais detalhes no próximo post.]
Repórter: Mas agora que o remédio está no mercado por um bom tempo, existem evidências que para alguns homens os efeitos colaterais podem durar por anos, mesmo depois que eles não tomam mais o remédio.
Dr. Abdul Traish, da Boston University: - Nem todos vão experimentar esses sérios efeitos, alguns sim, outros não. Porque? Nós ainda não entendemos. É assunto para uma pesquisa.
Repórter: - Dr. Abdul Traish, da Boston University, é o autor de um artigo médico numa revista científica baseado em estudos feitos no mundo todo. Ele diz que preocupações com disfunção sexual em homens que tomam Propecia ou Finasterida devem ser levadas a sério.
Dr. Abdul Traish, da Boston University: - Em um número de homens, os efeitos colaterais de tomar esses remédios são persistentes. Eles não se resolvem facilmente e não se resolvem rápido com o tempo.
Repórter: -Merck, a companhia que desenvolveu e vende o remédio Finasterida, afirma aos repórteres investigadores da Fox que, "mesmo que alguns homens declarem efeitos colaterais sexuais depois de parar o medicamento, não significa que a Finasterida seja a causa." A companhia afirma que outras causas como condição genética ou doença iminente podem ser a causa.
Nicolas: - É realmente um pesadelo. É a pior coisa que pode acontecer com um rapaz.
Repórter: - Nicolas diz que sua fé ajudou a suportar esse período difícil, já que ele sofre psicologicamente por causa disso. Ele já contactou um advogado, para uma possível ação legal. Ele não é o primeiro usuário do Propecia a fazer isso - Um processo coletivo judicial  (Nota do moderador - class action lawsuit - onde muitas pessoas se juntam para processar uma mesma empresa, pela mesma razão ) já foi iniciada no Canadá.
Tim Becker, advogado: - A Merck falhou em advertir sobre as consequências de longo prazo em se usar o Propecia (Finasterida).
Repórter: - Em comunicado a Fox 9 a Merck diz que "se esforça para assegurar que os rotulos e bulas de seus produtos informam corretamente sobre os benefícios e riscos de seus medicamentos." No website do Propecia a Merck afirma que menos de 2% dos pacientes sofrem efeitos colaterais e que estes são resolvidos ao parar de tomar o medicamento.
Apresentador: - Duas semanas atrás, a Merck atualizou as informações que repassa aos médicos que prescrevem Propecia nos Estados Unidos. Essa nova informação inclui uma linha que diz que existem relatos de disfunção erétil que persiste, mesmo depois que já haviam parado o tratamento com a Finasterida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário