sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Agente federal dos EUA revela os problemas que ele desenvolveu depois de tomar Propecia (Finasterida 1mg).



Tradução:
Se não fosse pelo Propecia, Steven Rossello ainda estaria desempenhando um papel fundamental na proteção dos Estados Unidos contra o terrorismo.
Em junho de 2010, seis meses depois de ganhar status de agente especial na divisão de Imigração e Alfândega do Departamento de Segurança Interna, ele foi enviado para Harlingen, Texas. Armado com uma pistola Sig Sauer, fuzil M4 e ultra-secreta autorização federal, ele passava a maioria das noites patrulhando a fronteira mexicana.
Entre seus alvos estavam pacotes da Al-Qaeda sendo contrabandeados para os EUA por cartéis de drogas latinos. Parar essas figuras sombrias proporcionava menos ameaças para a segurança e a liberdade dos norte-americanos de Harlingen a Houlton, Maine. Era um trabalho que Rossello se orgulhava de fazer, destacava-se fazendo e planejava fazer, pelo menos, nas próximas duas décadas.
Mas hoje o jovem de 29 anos de idade, natural de Nova York, fica em um cubículo no escritório do ICE (Setor de Imigração do governo dos Estados Unidos), destituído de seu título-agente especial, seu distintivo e suas armas de fogo. Suas funções foram reduzidas a executar verificações de computadores de suspeitos e completar a papelada para outros agentes, além de ganhar 15.000 dólares a menos por ano do que ele ganhava como um investigador criminal.
A transformação de Rossello de um jovem saudável, feliz, sociável e à beira de uma renda anual de seis dígitos para um homem cuja vida foi virada de cabeça para baixo começou em 2006, quando ele estava completando seu diploma de bacharel em política internacional e de negócios em da Universidade Estadual de Nova York, Albany.
"Eu primeiro tomei o Propecia na faculdade, aos 22 anos," ele diz ao The Examiner. O Propecia, fabricado pela  Merck & Co. é uma medicação popular para tratamento da perda de cabelo (nome genérico finasterida). "Mas eu parei depois de usá-lo durante três meses, porque eu não podia pagar. E eu fui atingido com ansiedade e insônia."
"Algumas semanas depois de sair da droga, eu desenvolvi alguns efeitos colaterais sexuais, mas não atribuí ao Propecia."



Como os efeitos colaterais mentais se resolveram de forma relativamente rápida após a interrupção da medicação, Rossello acreditou que qualquer efeito colateral passaria ao parar de tomar, como a Merck promete na bula. Essa informação o assombra até hoje.
Os anos passaram e seus problemas sexuais persistiram, mas ele ainda não os atribuía ao Propecia, pois já havia parado de tomar o remédio. "Naquela época, havia muito pouca informação sobre o assunto", diz ele, "então eu pensei que era uma mudança natural no meu corpo. Ou talvez apenas o estresse."
Em setembro de 2010, Rossello voltou a tomar o Propecia. Mas depois de três meses, não apenas seus efeitos colaterais originais voltaram com força, como uma série de outros surgiram ao lado deles. Então ele deixou a finasterida depois de três meses, apenas para descobrir que sua condição piorou.
Agora, 18 meses depois de jogar as caixas do remédio no lixo, ele diz que ainda sofre com estes efeitos: dor e falta de sensibilidade nos genitais; encolhimento dos testículos, perda de libido, disfunção sexual, fertilidade reduzida; dor no fígado, e inchaço. Estes sintomas são conhecidos em termos clínicos como  síndrome pós-finasterida  (PFS).
"Durante 14 meses depois de eu ter parado de tomar o remédio, eu me sentia deprimido", diz Rossello (cujos prontuários médicos foram revisados ​​pelo The Examiner). "2011 foi um pesadelo."
Durante esse período, ele consultou um médico de família, um urologista, três endocrinologistas e três psiquiatras, nenhum dos quais, segundo ele, pôde ajudá-lo.

Para piorar a situação, o Dr. Dale Tidaback, o chefe de saúde do Departamento de Segurança Interna da Polícia Americana, escreveu em um relatório médico de 26 de abril de 2012: "Nós não temos nenhuma evidência para a afirmação do Sr. Rossello de que a sua grave  depressão é o resultado do uso de finasterida (Propecia). Além disso, é mais provável que não seja devido à finasterida. "
Mas Rossello diz que suas afirmações já foram justificadas por um estudo publicado no mesmo mês no Journal of Clinical Psychiatry. O estudo mostra que 36 por cento entre 61 pacientes jovens, previamente saudáveis, apresentaram sintomas de depressão grave por pelo menos três meses depois de parar o Propecia (Finasterida 1mg), enquanto cerca de 44 por cento relataram pensamentos suicidas.  O estudo foi conduzido pelo Dr. Michael Irwig da Universidade George Washington. 
Além do mais, em abril de 2011, o Dr. Abdulmaged Traish, professor de bioquímica e urologia da Boston University School of Medicine, publicou um estudo no Journal of Sexual Medicine ligando o Propecia à depressão em pacientes que pararam de tomar a droga.
Foi também durante este período que a carreira do agente federal Rossello começou a desandar.
Em agosto de 2011, quando a depressão Rossello estava começando a desaparecer, um supervisor disse que ele tinha duas opções: renunciar ao cargo no ICE ou ser admitido em uma clínica psiquiátrica para avaliação. Rossello escolheu a última opção, e foi imediatamente forçado a entregar seu distintivo e arma, apesar de não ter havido nenhuma violação de conduta ou política.
Depois de 11 meses de desemprego, dos quais cinco foram de licença médica não remunerada, ele foi autorizado a voltar do trabalho, devido à sua depressão ter dado uma trégua. Mas ele havia sido rebaixado para o cargo de assistente, o que pode ser melhor descrito como um jóquei de mesa com trabalhos leves.
"Antes do Propecia trazer a minha vida a um ponto insuportável, eu tinha grandes aspirações profissionais", diz Rossello. "Agora eu estou ganhando a metade do que eu ganharia como um agente especial nos próximos dois anos, com poucas possibilidades de avanço."
E, como muitos pacientes com SPF, a vida amorosa de Rossello foi dizimada.
Pouco depois de se mudar para Harlingen, ele começou a ter encontros com mulheres na área, mas ele diz que com os efeitos colaterais causados pela finasterida tornou-se impossível sustentar esses romances por mais de algumas semanas.
Em setembro de 2011, no entanto, ele encontrou algum consolo em um relacionamento com uma companheira combatente do crime, relacionamento que chegou a durar 10 meses. Mas ela, também, em seguida deixou-o, incapaz de lidar com os efeitos colaterais sexuais, e com os efeitos relacionados ao estresse provocado pela Síndrome pós Finasterida.
Enquanto Rossello diz que sua carreira foi definitivamente destruída, ele concentra-se em ler sobre pesquisas médicas que procuram identificar as causas do SPF, que ele espera que levem a uma cura nos próximos anos.
Mas tal pesquisa está ainda em sua infância, e um punhado de médicos e cientistas que estão investigando esta crescente epidemia está fazendo isso em seu próprio tempo, com zero de financiamento.
"O que eu não consigo entender é porque a Merck em si não se pronuncia sobre o assunto", diz ele. "A partir do número crescente de pacientes do Propecia relatando seus efeitos colaterais persistentes ao FDA (departamento de saúde do governo americano), a culpa do medicamento fica cada vez mais evidente."
"Eu acredito firmemente no ditado que diz que o peixe apodrece a partir da cabeça para baixo. Por isso não posso deixar de culpar o diretor geral da Merck, Kenneth Frazier pela minha condição. E eu acho que os milhares de pacientes em todo o mundo, juntamente com seus amigos e entes queridos, vão concordar com o que eu estou pedindo a ele para fazer. "
O apelo de Rossello para Frazier, diz ele ao The Examiner, é este:
(1) Retire o Propecia do mercado imediatamente e faça um recall.
(2) Pedir desculpas publicamente por não fazê-lo mais cedo.
(3) Compensar as vítimas SPF para despesas médicas e perda de salários relacionados com a sua condição.
(4) Criar um fundo de pesquisa para uma cura para PFS através de um conselho independente de profissionais médicos.
"Até que isso aconteça", diz Rossello, "Eu vou fazer o que for preciso para alertar o público dos perigos extremos do Propecia".

34 comentários:

  1. Olá a todos. Descobri este blog agora mesmo!... Eu comecei a tomar Finasterida 1mg por indicação da dermatologista, não lembro exatamente o ano, se foi 2005 ou 2006, um dos dois. Portanto, há 6 ou 7 anos tomo o medicamento ininterruptamente. Hoje estou com 32 anos, e nunca percebi nada diferente ou estranho comigo em todos esses anos, sempre ouvi (e na bula também diz) que o único possível efeito seria diminuição da libido, e isso nunca tive. No entanto, já tive episódios depressivos, devido a alguns problemas pessoais, e não associo tais episódios à finasterida, e sim a outros problemas da vida mesmo. Mas agora decidi parar com a Finasterida, depois desses 6 ou 7 anos, porque não me agrada a idéia de tomar indefinidamente um remédio. O problema é que tenho uma cicatriz bem grande no couro cabeludo, devido a um acidente que sofri, e por isso é que a idéia de ficar careca me incomoda. Mas realmente decidi parar com a Finasterida. Acho que vou voltar a tentar o Minoxidil, que usei junto com a Finasterida no início do tratamento (em 2005 ou 2006). Não acho que seja tão eficiente quanto a Finasterida, mas pelo menos deve ter menos efeito colateral e retardar a calvície. Uma coisa importante que me veio ao ler o blog: não vamos disseminar pânico. Pesquisa científica é algo sério, e não sei se há provas realmente científicas de que a depressão e outros efeitos citados nos vários posts aqui do blog sejam mesmo causados pela Finasterida. Acho que pode ter muito de efeito psicológico também, ou outros problemas diversos, e a pessoa acaba atribuindo à Finasterida. Não sou a favor de tomar um remédio indefinidamente, e como disse, parei de usá-lo, mas também não acho certo propagar o pânico e idéias catastróficas. Sejamos comedidos. Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bernardo,
      Dê uma olhada na página "pesquisas". Obrigado pela visita!

      Excluir
    2. Olá pessoal, fiz tratmento de prostata com a finasterida e pasmem fiquei com uma bruta difusão erétil que já está me causando ´serias consequência, QUEM VAI RESTAURAR A MINHA VIDA - SEXUALEMNTE DESTRUÍDA PELA FALTA DE RESPONSABILIDADE MÉDICA QUE CONTINUA INDICANDO ESSA DROGA FATAL

      Excluir
    3. oi Bernardo! meu nome é santini. faço uso da finasterida 1mg há quase um ano. após 6 meses os cabelos pararam 85% de cair, entretanto venho sentindo tristeza e agonia associado a pesadelos quase que diários. vou parar com a finasterida pra não ter que descobrir 10 anos mais tarde que ela foi retirada do mercado por causa de efeitos irreversíveis. um abraço!

      Excluir
  2. Uso finasterida há aproximadamente 10 meses e comecei a notar queda de libido e perda da sensibilidade no órgão genital de 1 mês para cá. Sou profissional da saúde e logo desconfiei desse medicamento pois é o único que uso e tenho uma vida saudável e ativa. Fui direto à bula e vi que não estava errado. Agora me resta ligar para o medico e ver o que fazer. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. [
    Boa noite, tenho 22 anos, parei de tomar finasterida com 18 anos, era da equipe de luta e um bom aluno no ensino medio.... desde que eu parei com a finasterida não tenho uma ereção,, ou seja 4 anos sem ter ereção, meu testiculo secou, meu penis diminuiu, os medicos acharam que fosse anabolizante.... esse remedio destruiu minha cognição... a parte sexual nem se fale... eu era cheio de espinhas e quase cauvo completamente com 18 anos, o remedio fez crescer cabelo em toda a area, minha pele limpou, minha fisionomia mudou, fiquei um homem bonito, e dentro da minha familia ainda perguntam o que fiz pra mudar tanto a aparencia, mas foi o inferno ter ficado assim, nao tenho erecao, nem o viagra funciona.... fujo de mulheres, choro e me pergunto o porque disso em minha vida todas as noites, me chamam de velho por ter sono o dia todo e dormir cedo,perguntam cade o lutador o esportista, que hoje nao aguenta correr nada, apesar de magro, de nao beber, nao fumar, alimentação saudavel.... resumindo a finasterida o unico remedio que tomei, já que nem pra gripe tomo remedio, destruiu minha vida, ja pensei em me matar varias vezes, o que me mantém de pé é a fé em Deus, de que vou ser curado e voltar ao normal, mesmo fazendo mais de 4 anos que parei...como disse. nunca tomei nenhum remedio... sempre fui ativo socialmente e sexualmente nem se fale... de um dia pro outro as coisas mudam, até o medico disse que mesmo sendo psicologico em 4 anos era pelo menos pra eu ter um x de ereções nem que fosse em casa... é um veneno que te deixa morto vivo... fica a dica...as coisas estão evoluindo aos poucos, e tenho fé na cura, creio não ser algo tão complexo que chegue a ser irreversivel, pois sinto melhoras, mas deve se investigar por onde este remedio passa, e fazer todo o percurso de volta tendo curar cada local atingido....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Obrigado por compartilhar sua história. Sinto muito que as coisas ainda estejam difíceis para você mesmo após 4 anos. Imagino que você já deve ter tentado todo tipo de tratamento para melhorar. De qualquer forma, talvez alguma das dicas na página "como tratar" possa te ajudar. Continue firme, porque o movimento de reconhecimento desse problema pela medicina está ganhando força agora. Você é muito jovem e não é irreal imaginar que haverá um tratamento disponível num futuro próximo. Se precisar de alguma ajuda, fique a vontade para entrar em contato por email. Tomei a liberdade de copiar seu depoimento para o tópico de histórias pessoais.
      Um abraço e obrigado pela visita

      Excluir
    2. oi tb tomei o finasterida por muito tempo, gostaria de trocar informaçoes com outros homens que tb tomaram ...quero trocar informaçoes...

      Excluir
    3. Uma boa forma de fazer isso seria criar um forum grátis online. Se você ou qualquer visitante criar um espaço assim, para troca de experiências sobre o Finasterida, postaremos o link aqui.

      Excluir
    4. tomei por quase dez anos e parei em outubro passado , estava gozando quase nada .Li alguns relatos e resolvi parar mesmo . Temos que colocar uma coisa na cabeça , precisamos de um transplante , vou fazer 42 anos e meu cabelo cai desde 1986 qdo tinha 15 anos . Ainda tenho cabelos , mas as entradas tão ficando maiores e o penteado ja não é mais o maemso .Vamos ficar tomando finasterida até quando ??? Detonando rins e figado ! E sabendo que a calvice será certa , estamos apenas protelando ou seja adiando uma coisa que um dia vai acontecer .Cada um reagem de um jeito , mas tem relatos de testiculos que secaram , eu nunca tive provlema com libido , mas notei uma diminuição no testiculo , minha dermato disse que isto nao prejudicava o figado e etc ,,... mas resolvi parar com quase dez anos de fina .Precisamos ter bala na agulha para fazermos um implante e evitarmos uma calvicie .Os estudos da fina são de até 5 anos , ou seja , no meu caso eu estava sendo a cabaia minha mesmo , td o que a empresa relatou foram com estudos de cinco anos , eu ja estava com quase 10 , daí pra frente meus amigos so Deus saberá ...para quem continua uma boa sorte e saude .Vejo relatos de 6 meses , 1 ano 2 ,3 anos , acho cedo para relatarem algo , mas enfim ...fika a dika galera ....abç

      Excluir
  4. Tenho 25 anos e percebi que to com grandes entradas, eu acho normal a calvice so que eu não queria passar por isso agora, mas tudo que eu pesquiso me leva ao tratamento com finasterida ao minoxidil eu esto vendo os efeitos colaterais eu queria um conselho o que eu faço para essa minha calvice?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      As alternativas para quem quer fugir dos remédios são basicamente quatro: raspar, fazer um implante, usar uma prótese ou micropigmentação. Esse blog explica com fotos e vídeos os procedimentos: http://ficandocareca.blogspot.com.br/
      O mais sensato num primeiro momento é tentar encontrar um visual que combine com seu rosto. Isso vai te dar segurança para enfrentar a calvície. Existem muitas combinações possíveis: raspar em um tamanho de 1 a 4 mm e combinar com cavanhaque ou barba. Ou raspar totalmente. Quando você encontrar um visual que se sinta confortável e as pessoas se acostumarem com sua nova aparência, você vai ficar muito mais tranquilo em perder cabelo.
      Mas, se mesmo assim, a falta de cabelo ainda te incomodar muito, você pode fazer um implante com a técnica fio a fio.
      Esse site é de um médico americano que foi o pioneiro da técnica de transplante fio a fio (que dá um resultado natural e não desperdiça fios):
      http://www.forhair.com/Hair_Transplant_Photos.htm
      É interessante ver as fotos de antes e depois, para ter uma idéia do que é possível fazer. Um bom resultado depende muito de uma boa área doadora.

      Excluir
    2. Pra quem tem boas condições financeiras, o implante é uma alternativa mito boa. Para quem não tem muitos recursos, eu sugiro uma prótese de última geração, que costuma custar 10 X menos que um transplante. Eu mesmo estarei colocando a minha prótese em breve...

      Excluir
  5. QUem visita este blog geralmente tem histórias e histórias. Este é um assunto delicado. Qual o homem que quer mostrar seus problemas e ainda sendo sexuais? É muito difícil tudo isso. Já é fato que esta droga causa efeitos nas ereções e psicológicos, mas o tratamento eficaz ainda não existe. Por que as autoridades não fazem uma investigação em alguém que morreu e tomava a droga? Para saber o que ela mudou na pessoa. Acredito que esta droga muda a próstata, e outros órgãos, e pode mudar fisicamente, quimicamente e talvez até biologicamente. Tem que se fazer pesquisas em vivos e em mortos para urgente se alcançar uma solução. Como o assunto é delicado, é impossível se saber o tamanho do iceberg. Mas a cada dia que passa esta droga leva mais pessoas para o precipício.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, tenho 24 anos.. tomei o finasterida por 1 ano e meio.
    3 meses após o início do tratamento comecei a sentir excesso na ansiedade que me levaram a sintomas fortes e em até um momento de depressão onde eu só pensava em morrer. Mas eu não associei isso de maneira alguma ao finasterida. Comecei tratamento psiquiátrico devido a estes problema com ajuda de ansiolíticos. Além disso tbm tive diminuição significativa no libido.
    Então, fiquei 1 ano e 3 meses tomando ansiolíticos e finasterida juntos. Após encontrar este Blog, a minha ficha caiu em relação ao finasterida (agradeço desde já). Encontrei depoimentos parecidos com o meu e tudo passou a ter sentido. Fiquei até um pouco aliviado pq muitas vezes achava q o problema era realmente só comigo. E saber q o finasterida era um causador.. me deu a alternativa de rancá-lo e melhorar. Hoje não tomo mais o finasterida e nem os ansiolíticos.. graças a Deus a melhora veio. Ainda sou uma pessoa ansiosa.. mas a minha libido melhorou.. mas não voltou ainda ao 100%.
    Pra falar a verdade, nem lembro mais como era o 100%. =/
    Mas estou bem.. no entanto, a ideia da queda ainda me preocupa.
    Não gostaria de ficar calvo a esta idade.
    O finasterida era eficiente neste ponto.. pensei algumas vezes em voltar a tomá-lo mas sempre este blog me alerta.
    Paro e penso que é melhor levar uma boa vida calvo do que o contrário.
    Mas ainda estou a procura de outros tratamentos.
    agradeço muito pelas informações deste Blog.
    Espero que todos possam melhorar e recuperar suas vidas.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Que bom que os sintomas de ansiedade melhoraram. Realmente, ficar calvo não é um processo muito fácil, mas arriscar a saúde por causa de cabelo não é muito sensato. Continue firme em sua decisão de não voltar a tomar finasterida. Se você apresentou esses sintomas, você não pode voltar a tomar, sob o risco de desenvolver esses efeitos de forma ainda mais forte num segundo ciclo. Já li muitos, muitos casos assim. A pessoa para de tomar... depois de um tempo põe na cabeça que o remédio não fazia tão mal e tem um "crash" quando volta a tomar. Trabalhe sua mente com relação à calvície... é um processo, mas a aceitação vai te trazer muita paz. Existem muitos homens carecas que são considerados bonitos e ficam com muitas mulheres. Você tem 24 anos. Cedo ou tarde você vai querer ter um casamento ou morar junto com alguém e cabelo é o que menos vai importar. Teste visuais diferentes... você vai encontrar um que fique bem com o seu rosto.
      Obrigado pelos comentários, fico feliz que o blog esteja ajudando!

      Excluir
    2. Obrigado, moderador!
      Só hoje, dps de dois meses que vi sua msg. rs
      Não voltarei a tomar o finasterida.
      Realmente não vale a pena.
      Valeu pelas dicas.
      Esse Blog é MUITO IMPORTANTE.
      Parabéns.

      Excluir
  7. Boa noite, meu esposo toma finasterida 1 mg há 2 anos aproximadamente, e até hoje não apresentou nenhum efeito colateral. Há algum risco de ainda manifestar alguns dos efeitos, ou seria interessante que ele parasse logo com o uso do finasterida, prevenindo assim o aparecimento dos tais? Desde já, agradeço a resposta. Gostei bastante de seu blog, muito útil à saúde pública, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Sim, o risco existe. Inclusive aqui no blog, no post "Histórias resumidas de homens que tomaram Finasterida..." tem alguns visitantes que descreveram uma situação parecida. Não tiveram efeitos colaterais durante anos e achavam que estavam imunes ao problema, mas não foi isso que aconteceu anos depois. Segue trecho de um depoimento:
      "Anônimo 27 de setembro de 2012 23:32
      ...fiz uso deste medicamento durante treze anos, ou seja, dos 28 aos 41. ...Mas o fato é que no final do ano passado, de uma hora pra outra, a minha libido foi pras cucuias... e foi assim mesmo, de forma abrupta, num dia eu tava completamente normal, no outro eu estava sem desejo sexual algum... Só achei estranho esse problema ter aparecido depois de 13 anos de uso, eu sempre me considerei "imune" ao seus efeitos colaterais, para mim isso só acontecia com uma pequena parcela dos homens que fazem o seu uso, o qual eu não estava incluído."
      Também já li relatos parecidos no Propecia Help e no Hair Loss Forum. A verdade é que esse remédio foi lançado há 15 anos para a prevenção da calvície. Portanto, os homens que são aparentemente imunes ao surgimento de efeitos colaterais tomam o remédio há no máximo 15 anos. É uma minoria que toma por tanto tempo (10, 15 anos)... muitos param no caminho. Como estarão esses homens que continuam, daqui há mais dez anos? Ninguém sabe... É uma incógnita. Agora, o fato é que o hormônio que a Finasterida bloqueia (o DHT) é FUNDAMENTAL para a saúde do homem. É um hormônio sexual e masculinizante, que mantêm a saúde da próstata.
      A decisão de parar ou não é muito pessoal e nós não podemos dizer o que seu esposo deve fazer. Leiam o blog com calma, os depoimentos dos outros homens, a parte sobre o DHT e as pesquisas cientificas na página pesquisas, visite os links externos (à direita na barra cinza). Se ele decidir parar, uma informação: Há uma corrente de médicos e ex-usuários do remédio no exterior que defende que a suspensão deve ser gradual, diminuindo a dose aos poucos até parar completamente. Obrigado pelos elogios e pela visita!

      Excluir
  8. Para disfunção erétil e diminuição dos testículos, leiam sobre uma erva chamada Tribulus Terrestris. Eu não tomei finasterida e não tive esses problemas mas li recentemente que esse chá reestabiliza a testosterona de maneira natural. Para minha queda de cabelo eu ainda procuro solução e depois de achar esse blog não vou mais tomar finasterida. Leio sobre várias coisas e li recentemente sobre um chá chinês que reverte calvície e devolve a cor aos cabelos chamado Zhi Shou Wo, também conhecido como He Show Wu, também conhecido como Fo Ti, mas para facilitar pra nós que ocidentais, o nome científico da planta é Polygonum multiflorum. Não tomei e não estou prometendo que funciona mas confio mais em plantas que em remédios químicos e estou procurando pra comprar. Se encontrar eu posto aqui. Repito, não vendo nem ganho nada com nenhum desses chás. Infelizmente não tenho melhores contribuições a dar no momento, por isso estou postando aqui o que li. Um abraço e boa sorte a todos!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Tribulus_terrestris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado visitante,
      Obrigado pela visita e a intenção de ajudar.
      Não conhecia a erva Polygunum Multiflorum. No entanto, numa rápida pesquisa na internet, achei que ela também é um inibidor de 5 Alpha Reductase:
      http://en.wikipedia.org/wiki/5-alpha-reductase_inhibitor
      Mesmo sendo um remédio natural, se essa erva for um bloqueador de 5 alpha reductase mesmo, você estará sujeito aos mesmos riscos de desenvolver efeitos sexuais e físicos como os da Finasterida. O mesmo vale para o Saw Palmetto. Existem diversos relatos no Propecia Help de jovens que tomaram Saw Palmetto e não tomaram Finasterida e hoje sofrem com os mesmos problemas sexuais. Não concordamos com o uso de qualquer inibidor de 5 alpha reductase, natural ou composto farmacêutico, para a prevenção da calvície. As vezes temos a impressão que por ser natural, não faz mal, mas cada caso é um caso.
      Com relação ao Tribulus Terrestris: Realmente temos recebido emails de homens que melhoraram com o Tribulus Terrestris. Ele estimula a produção de testosterona via estimulação da produção de LH na região da hipófise. O baixo nível de LH é um traço comum nos homens que desenvolveram efeitos pós Finasterida. Mesmo sendo um suplemento natural, é aconselhável o acompanhamento de um médico no uso de Tribulus Terrestris.

      Excluir
  9. Olá,

    Tenho 25 anos e tomo finasterida desde os 22.
    Nunca notei nenhum efeito a não ser os positivos.
    Minha queda de cabelo está normal, eu sai de um quadro depressivo, era obeso e perdi 40Kg.
    Nunca tive problema com ereções ou o tamanho do pênis ou testículos.
    Durante o tratamento eu cheguei a parar de tomar o medicamento durante seis meses mas agora voltei a usar ao notar que meus cabelos voltaram a cair, estou usando de novo ha um mês. Novamente sem efeitos colaterais.
    Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  10. sempre digo que informação e tudo mesmo, tomei esse medicamento durante 1 ano mais ou menos e tive alguns efeitos colaterais, tipo disf. eretil, diminuição de quantidade de esperma,ja fazem 1 ano que cortei o mesmo, graças a Deus não senti nada da spf, mais depois de ler as materias destes blog, conhecer afundo as explicações medicas, informando sobre dht, testosterona,ou seja a parte de hormonios, fiquei espantado com a matéria e entendi o que esse medicamento pode causar durante e depois do uso, ou seja não vale a pena tomar , cortem imediatamente de suas vidas, pois aqueles que dizem que tomam a 1,2, 5, 7, 10 anos e não sentiram nada de diferente até o preseente , com certeza vão desenvolver problemas no futuro, isso é fato.

    ResponderExcluir
  11. Olá, meu marido toma Finasterida 1Mg faz 3 anos, e não tem efeitos colaterais. O que me preocupa é que querto engravidar. É verdade que o remédio tira a fertilidade do homem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela,

      Sim, em alguns homens a Finasterida afeta a fertilidade. Na maioria dos casos, isso é revertido ao parar o tratamento. Infelizmente, em alguns casos, a fertilidade não retorna aos níveis anteriores. Tanto que a bula foi alterada no exterior para incluir esse efeito. Segue trecho da bula no exterior: "Experiência dos usuários...infertilidade masculina e/ou pobreza na qualidade do sêmen..."
      Neste outro post (link a seguir), segue o relato de um usuário e trechos da bula: http://riscosdofinasterida.blogspot.com.br/2011/08/depoimento-de-usuarios-de-finasterida-1.html
      Um ponto importante a ressaltar é que muitos médicos defendem que o homem deve interromper o tratamento com a Finasterida um mês antes de tentar engravidar a esposa.

      Excluir
  12. yo llevo desde finales de los 90 tomando propecia 1mg,
    me lo mando el dermatologo,si he notado con el tiempo algo de pesadez y mas en la cabeza.
    voy a dejarlo.
    espero no tener problemas de nada y estos prolemas de jaquecas y demas se me pasen.
    me guataria me mandasen mas informacion.
    yayata75@yahoo.es

    gracias

    ResponderExcluir
  13. Tenho 41 anos e há três anos meus cabelos começaram a cair rapidamente, tinha um belo topete e por já estar com quase quarenta, escaparia da calvície.
    Engano, eles caem todo tempo, às vezes andando na rua vejo fios passando na frente dos olhos e indo embora.
    Já tentei de tudo, shampoos anti caspa, anti quedas, colocar anticoncepcional de mulher no condicionador, vitaminas dietas e os fios continuam caindo, travesseiros e sabonetes se divertem a cada banho e noite de sono, minha mesa de trabalhoo é branca e vejo fios de todos os tamanhos se despedindo tristemente.
    Comecei com a Finasterida por minha conta há dois meses, a queda continua como desmatamento na amazônia e ainda não tive algum efeito de queda sexual, até porque minha esposa não é muito adepta a essa prática e mesmo assim sou fiel a minha família.
    Vi esse blog hj, pesquisando sobre o assunto, vou refletir um pouco sobre as vantagens de se tornar um careca ou impotente.


    Obrigado e boa sorte a todos.

    campos166@ig.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ola tenho 22 anos comecei a tomar a "Droga" há um ano mais ou menos parei há uns três meses de tomar e hoje estou com problemas na ereção e vejo que o libido diminui, parei de tomar so que estou com medo. Quero saber se tem algum tratamento q possa ajudar sexualmente? e ja ja to com alguns sintomas de depressão penso ate em morrer se não tiver cura.. por favor me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,

      Não fique assim. Você pode tentar suplementos como o Tribulus Terrestris para lhe ajudar sexualmente. Quanto à depressão, é fundamental você iniciar uma atividade física diária. Se a depressão estiver muito forte, você deve procurar um psiquiátra. A ciência evolui muito rápido e pode ser que em poucos anos tenha um remédio ou tratamento que lhe ajude. É preciso manter a esperança. Um abraço

      Excluir
  15. Anônimo RJ
    Olá,

    Antes de tudo parabéns pelo blog, muito informativo. Comecei a perceber queda de cabelo aos 16 anos, em 1998, passei por um período de muita depressão por conta do assunto. A ideia de ficar careca tirava meu sono, limitava meus sonhos e aspirações na vida. Quando você acha que vai perder o cabelo cedo, começa a priorizar coisas fora de hora, como por exemplo CASAR! Assim, quase fiz isso prematuramente antes de fazer meus cursos, graduação e conquistar um lugar no mercado de trabalho. Tentei usar de tudo, loções e tônicos capilares, dicas milagrosas de todos os cantos... nada adiantou, meu pai quase não tem cabelo e a médica me confirmou que meu tipo de calvície era de padrão androgenético. Me foi dada a seguinte opção: "existe um medicamento novo em fase de experimentação que tem demonstrado resultados expressivos de diminuição da queda e aumento da quantidade de cabelo. Existem alguns relatos, sem um padrão estabelecido, ou seja, pode ou não acontecer, de diminuição da libido e da quantidade de esperma". Eu não conseguia aceitar o fato de estar perdendo os cabelos aos 16 anos de idade. Por isso aceitei iniciar o tratamento e pra minha alegria, este foi o único que demonstrou eficácia real, me senti vivo de novo. Como reação adversa senti diminuição na sensibilidade do órgão genital e a minha ereção não ficou exatamente do jeito que era antes, ou seja o pênis ficou menos rígido. No início achei bom porque com a sensibilidade diminuída você consegue ter uma performance sexual melhor e efetivamente foi o que se sucedeu, só que a ereção não era exatamente a mesma coisa. Ao interromper o tratamento depois de três meses, passei por uma semana de ereção muito prejudicada e descontrole na ejaculação. Após esse período em que o sistema hormonal está se restabelecendo, percebi o retorno da minha ereção e sensibilidade no órgão genital ao estado original. O problema é que com a interrupção de apenas semanas ou um mês, já se pode perceber aumento significativo na queda de cabelo. Por essa razão voltei a usar o medicamento e até hoje com trinta anos, os efeitos são os mesmos. Durante esse tempo, já iniciei e parei o tratamento várias vezes, sempre com a preocupação de que possa estar acontecendo alguma coisa de muito errada com a minha saúde. A sensação é a seguinte: Você vê que não está mais ficando careca, mas permanece a dúvida de até quando isso não trará problemas irreversíveis pra minha saúde? É uma aposta que ainda tenho feito, mas estou prestes a reconsiderar o fato irreversível de que vou perder os cabelos. Há mais ou menos um ano venho raspando meu cabelo para me acostumar com a aparência. Estou conseguindo lidar relativamente bem com o medicamento e suas reações, mas já passei por situações de descontrole na ejaculação, que me causaram muita vergonha. O próximo passo será conversar com minha parceira sobre isso... e irei descontinuar o tratamento já que a ideia de se medicar a vida inteira não me agrada em nada. As pesquisas estão aumentando e as evidências de que as reações adversas ao medicamento são reais estão aí pra quem quiser ver.

    Amigos, minha conclusão por enquanto é de sucesso, pois mantive os cabelos no lugar e toquei minha vida se essa interferência para assolar. Quanto ao futuro não sei. Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  16. Vou ser simples e direto: Se aconteceu com alguém, pode acontecer comigo também.

    Eu já tomei finasterida em minha vida, sou jovem e tenho 22 anos, porém parei de tomar não devido a qualquer efeito colateral que tenha surgido, mas sim, pela possibilidade de eles existirem. Mudei minha filosofia de vida, e percebi que os remédios da indústria química são tapa-buracos para os nossos próprios erros. Minha filosofia mudou, e acredito que qualquer remédio que não seja natural, sempre vai fazer mal EM 100% DOS CASOS, SEJA PERCEPTÍVEL OU NÃO. A cura real pra TUDO está em nossas capacidades mentais. NÃO DEPENDEMOS DAS INDÚSTRIAS CAPITALISTAS OU DO SISTEMA PARA A NOSSA SAÚDE!

    Gostaria de quem esteja lendo meu comentário, reflita: "Mesmo que o risco de um efeito colateral não seja tão grande, você colocaria em risco a sua harmonia sexual e, principalmente, e a da sua mulher, por um desejo pela superficialidade egoísta de um cabelo bonito?" Galera vai ser muito pior a tua namorada ou esposa ficar sem sexo do que te ver calvo. NEM VOCÊS E NEM UMA MULHER NÃO PODE FICAR SEM SEXO, NÃO ARRISQUEM ISSO POR VAIDADE!!!

    Acho que se você ainda é solteiro, tudo bem, arrisque e use, talvez uma boa aparência vá fazer você causar mais atração nas mulheres, porem saibam que, aquela mulher que vai se tornar o Amor da sua vida, vai se apaixonar e vai te Amar incondicionalmente de verdade por quem realmente você é, não vai ligar se você vai ficar mais careca ou não, por mais doloroso que isso seja pra você. Não acredita nisso? Então tenha caráter e saiba esperar uma mulher assim, pois é só uma assim que vai valer a pena. Mas se você acha que não, tudo bem, mas veja que não tem muita diferença se você pagar uma prostituta para satisfazer os seus desejos. Mulher que ama o teu dinheiro, você já sabe o que ela é. E você vai ter que trabalhar duro pra sustentar uma assim. GALERA, VO FALA SÉRIO, EU ESTAVA QUASE PENSANDO EM VIRAR UM PADRE, UM MONJE, PORQUE EU NUNCA IRIA ME SATISFAZER COM UMA MULHER FALSA. POR MAIS DURO QUE SEJA, SAIBA ESPERAR!!!

    Tenho 22 anos, e sim, é muito complicado pra mim ver os jovens da mesma idade que eu tenho com cabelos perfeitos. Sem dúvida se tornam mais atraentes que eu. Eu ganho pouco, e não sou independente financeiramente. Queria compensar e fazer academia pra ficar musculoso, aí dá pra ficar carequinha e com uma aparência legal. Mas nem academia tenho como pagar. Também é muito difícil pra mim atualmente comprar qualquer outro remédio pra calvicie. O melhor que faço é comer bem, dormir bem, e fazer uma corrida todo dia.

    Por fim, pessoal substituam a finasterida pelo PROSTATAL, DA HERBARIUM, composto de extrato oleoso (tem que ser o oleoso) de Saw Palmetto. É o dobro mais caro, porém é um remédio natural de um óleo extraído de uma palmeira norte americana. com a mesma função da finasterida SEM EFEITOS COLATERAIS. Fica a Dica.

    Um Abraço a todos os guerreiros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^
      Amigo,
      O Saw Palmetto tambem pode dar os mesmo efeitos colaterais da finasterida, cuidado.

      Excluir
  17. Ola me chamo J.C.Lyra tenho 50 anos e tomei finasteride por 12 anos de 1999 a 2011e nunca tive disfunsão sexual, diminuição da libido, ou diminuição do esperma mais em compenssação surgiu problemas de desgaste articular em todo o corpo, apôs mais ou menos dois anos de uso começou a dar estalos em varias partes do corpo, era so fazer um movimento diferente para estalar, parecia áte que o osso ia sair do lugar, eu achei que era da idade, e fui seguindo a vida, oito anos depois começei a ter ataque de panico pelo menos uma vez ao ano. fui ao Psiquiatra que me receitou rivotril e paroxetina.Agora esta indo para três anos que não tomo mais finsteride,continuei a minha vida normal,deixei de tomar o rivotril+paroxetina e, nunca mais tive ataque de panico, minhas cartilagens que estalavam, agora com quase três anos sem usar finasteride, dificilmente sinto um estalo, a não ser que eu force demais. Em suma: essa finasterida é uma droga terrivel. Causa muitas perdas ao ser humano. (lyra2000@gmail.com)

    ResponderExcluir
  18. Creio depois de 3 meses de uso que a finasterida tem os seguintes efeitos colaterais que não estão na bula: depressão ou falta de animo, piora na função cognitiva isso é fato, outros são queda na libido isso percebi é fato, mais você perde parte daquela rapidez que tinha antes de iniciar o tratamento, fazer trabalhos rapidamente m ter sentimentos e desejo sexual em alta , infelizmente ninguém acho conseue ter uma vida normal usando uma droga que pode te trazer problemas e uma vida inutil depois de certo tempo , com relação a filhos por exemplo, eu particularmente pararei de tomar a finasterida, (adote um visual novo) com o tempo se acostuma, e vc tera uma vida sexual normal isso que importa na vida de um homem, é um alerta vc pode pensar que nunca ocorrera com vc mais pode acontecer com qualquer um , a sindrome pós finasterida é real e vc não pode se iludir e fingir que não está vendo os efeitos colaterais devastadores que essa droga traz para vida de muitos homens, eu tenho 22 anos e creio que tomando essa droga posso até ter cabelos de volta , mas minha vida sexual nunca mais será a mesma, estão paro hohe de tomar a finasterida, pois vejo que a droga traz mais maleficios do que beneficios para jovens que perdem o nais inportante o amor, o caráter sempre será mais importante que o cabelo, mais sempre vou procurar outros tratamentos para queda de cabelo que sejam naturais , mais o que eu sinto é que a finasterida te faz um inutil, masqueria compartilhar com vcs minha opinião sincera, e aqueles que continuam com a droga que tenham saúde e amor!

    ResponderExcluir