quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Emissora de TV da Suécia - Possibilidade de efeitos colaterais permanentes agora é oficial na Europa (2009). - Dois vídeos.

Vídeo em sueco (com legendas em inglês no Youtube).
Para a tradução em português clique em "Continuar lendo".

Apresentador: - O uso da droga para prevenção da calvície Propecia (Finasterida 1 mg), pode resultar em efeitos colaterais indejados na forma de problemas de ereção permanentes. A companhia farmacêutica Merck Sharp e Dohme acaba de ser obrigada a informar seus consumidores sobre esse risco [na Suécia], depois de uma investigação do programa de notícias "Rapport".
Repórter: - Propecia é uma droga vendida com receita médica que é anunciado em propagandas como a única cura da calvície hereditária masculina. (Trechos da propaganda do Propecia são mostrados, em que apenas um entre gêmeos identicos usa o produto).
Nicholas O'Neil: - O lado bom da droga (Propecia/Finasteride) é que ela parece cumprir o que promete, eu fiquei impressionado, eu fiquei realmente impressionado com os resultados. Então, sim, é possível você cair numa armadilha por causa disso.
Repórter: - Nick começou a ficar deprimido e apresentar alterações hormonais. Além disso, desenvolveu ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens) e ficou impotente. Mas na bula, com relação a efeitos colaterais, a afirmação é de que todos esses efeitos seriam resolvidos com a continuação do tratamento, com o tempo. Se os efeitos persistissem, a companhia farmacêutica Merck Sharp & Dome afirmava que com certeza esses efeitos se resolveriam com a interrupção do tratamento. Mas no caso de Nick, os efeitos colaterais nunca foram resolvidos.
Repórter: - Valeu a pena?
Nicholas O'Neil: - Não, de jeito nenhum.
Repórter: - Depois da reportagem na televisão sueca sobre a droga Propecia (Finasterida 1mg) em 2007, a Agência de Produtos Médicos da Suécia iniciou uma investigação que levou à ordem para que a companhia farmacêutica Merck Sharp & Dome mudasse a lista de efeitos colaterais, e agora está especificado com clareza na bula: "Este produto pode causar efeitos colaterais permanentes."
Nicholas O'Neil: - Eu simplesmente não consigo entender como algo como essa droga pode estar disponível para o público, porque pode fazer muito mal à saúde.
Trecho do comercial do Propecia: "Pergunte a seu médico se o Propecia, é a solução certa para você."


Vídeo do programa Rapport da TV sueca que levou à investigação da Agência de saúde em 2008. Reportagem feita em 2007.


Nicholas O Neill:É como se não tivesse mais conexão entre meu pênis e o cérebro. Era como se fosse apenas um pedaço de pele, e era isso... Foi aí que comecei a me preocupar.
Cenas do comercial de Tv do Propecia com gêmeos
Repórter: - Há quatro anos nick descobriu a droga contra calvície Propecia na internet, que é vendida como a única solução contra a queda de cabelos masculina. As pílulas contém o ingrediente ativo Finasterida, que afeta o balanço hormonal do corpo de uma forma que para a queda de cabelos.
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Bem, em 9 entre 10 pacientes que tomam Propecia pode-se dizer que o processo de calvície para. E em 2 entre 3 podemos ver inclusive crescimento de fios que já estavam praticamente inativos. Então, funciona muito bem.
Nicholas O Neill: - A parte boa do remédio é que em termos de fazer o que ela se propõe eu achei a droga incrível, eu estava realmente impressionado com o resultado nos meus cabelos. Então eu acho que é fácil se perder por causa disso...
Repórter: - Valeu a pena?
Nicholas O Neill: - Não. De jeito nenhum. Se eu pudesse voltar no tempo, eu nunca teria tocado nesse remédio.
Repórter: - Depois de cinco meses, Nicholas parou o remédio ao descobrir que havia ficado impotente. Hoje, 4 anos depois, ele ainda tem problemas de ereção. Agora, cientistas suecos experientes advertem que homens jovens não devem tomar esse tipo de medicamento.
Jan-Ake Gustafsson (Professor Karolinska Institute): - Eu penso que esses jovens devem evitar tomar remédios de uso prolongado, porque isso pode resultar em ter hormônios afetados por anos... E isto pode ter consequências que ainda não são conhecidas para o homem.
Repórter: - De acordo com a farmacêutica Merck Sharp & Dohme, meio milhão de pessoas estão tomando Propecia e desses, 3000 na Suécia.
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Os sintomas colaterais mais comuns são redução na libido, problemas de ereção e redução na quantidade de sêmen. Mas esses são efeitos colaterais que raramente ocorrem e são estimados em 1 a cada 100 pacientes. São efeitos que passam quando o homem continua o tratamento. Se não, passarão assim que o paciente parar de tomar o remédio.
Repórter: - E isso você pode garantir?
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Esses são os nossos estudos clínicos, isso é o que diz os nossos estudos.
Ulrik Kavist (Centro de andrologia e medicina sexual): - Obviamente existem muitos casos em que o homem não retornou à sua habilidade normal de ereção ou teve sua libido completamente restaurada após parar de tomar Propecia (Finasterida 1 mg). Então, não se pode garantir isso, porque não conhecemos os mecanismos.
Repórter: - Pode acontecer que esses efeitos colaterais não desapareçam após descontinuar o tratamento?
Tommy Ringart (Chefe de comunicação da Merck Sharp & Dohme): - Em um caso único isso pode até acontecer, mas se olharmos as estatísticas, isso não é o que acontece.
Repórter: - Mas Nicholas está longe se ser o único a declarar efeitos colaterais persistentes. Na internet, visitamos um forum para homens que tomaram o Propecia (Propeciahelp.com). Eles apresentam tantos ou mais efeitos induzidos pelo Propecia, que incluem disfunção erétil, dor nos testículos, depressão e ginecomastia. O forum tem mais de 1000 usuários e Nicholas é um deles.
Nicholas O Neill: - Eu simplesmente não consigo acreditar como algo como esse remédio pode estar disponível para o público e tem efeitos tão terríveis. Sabe, foi devastador quando eu me dei conta do que tinha acontecido e pensar que existem outros homens passando por isso. Eu estive muito perto de acabar com tudo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário