segunda-feira, 6 de abril de 2015

Novo estudo questiona segurança da finasterida

A Agência de notícias France Press acaba de divulgar que um novo estudo questiona todos os 34 estudos anteriores sobre a segurança da finasterida. O estudo foi realizado pelo Professor Steven Belknap, da Universidade de Chicago, Illinois, e defende que todos os testes clínicos realizados até hoje com o remédio foram falhos em apresentar dados precisos sobre a segurança do remédio. É um importante passo pois serve para alertar os médicos sobre o que muitos ex-usuários da finasterida já sabem. Segue a reportagem:


Estudo questiona efeitos colaterais da finasterida, o Santo Graal dos carecas

Agência France Press

Nenhum dos 34 testes clínicos com finasterida, um remédio muito popular para combater a calvície, fornecem dados suficientes sobre os possíveis efeitos colaterais na sexualidade de seus consumidores, segundo estudo publicado nesta quarta-feira.

"Os pacientes e os médicos que o prescrevem supõem que este medicamento não oferece perigos, mas a verdade é que não há informação suficiente para estarem seguros disso", explica Steven Belknap, professor adjunto de dermatologia na Universidade Northwestern em Chicago (Illinois, norte) e principal autor da investigação.

O estudo - publicado no Jornal da Associação Americana de Medicina (JAMA, na sigla em inglês) - desperta questões sobre a segurança deste medicamento, conhecido como finasterida e comercializado com os nomes de Propecia e Proscar.

Aprovada em 1992, a finasterida combate a calvície interferindo com a testosterona. O gigante farmacêutico Merck lista entre seus efeitos colaterais a redução da libido, a impotência e problemas na ejaculação, entre outros.

Além disso, o estudo de Belknap e de sua equipe mostra que estes efeitos secundários ainda não foram adequadamente estudados.

"Nenhum dos 34 testes clínicos publicados fornecem informação adequada sobre a gravidade, frequência ou reversibilidade dos efeitos colaterais na sexualidade", informa o texto.

Isto deixa interrogações sobre o verdadeiro risco de sofrer efeitos colaterais sexuais, quanto podem durar, quão graves podem ser e se a função sexual pode voltar à normalidade depois de que seja interrompido o tratamento com a finasterida.

A maioria dos estudos existentes baseia suas conclusões sobre a segurança do medicamento após um ano de tratamento, embora cerca de um terço dos homens que o tomam continuam o tratamento por um período maior.

"Se houver essa informação e ela não tiver sido incluída nos artigos publicados? E se estes testes clínicos foram feitos de tal forma que não capturaram estes dados básicos?" - questionou Belknap. "E, sobretudo: É aceitável a relação de risco/benefício da finasterida?".

O estudo liderado por Belknap se baseou em uma meta-análise que incluiu os dados de mais de 5.700 homens que tomaram finasterida, um remédio que foi inicialmente desenvolvido para tratar o aumento da próstata.

A Merck respondeu que "conduziu testes clínicos bem elaborados e apoia seus resultados, os quais foram enviados à FDA (agência americana que regula os medicamentos) e outras agências regulatórias do mundo".


Links:

http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2015/04/01/estudo-questiona-efeitos-colaterais-da-finasterida-o-santo-graal-dos-carecas.htm
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/04/estudo-questiona-efeitos-colaterais-da-finasterida-santo-graal-dos-carecas.html

2 comentários:

  1. Infelizmente parece não se chegar a lugar algum ... O melhor remédio ?!
    o Tempo !

    ResponderExcluir
  2. Poxa, o finasterida até hoje é usado e vejo muita gente falando bem do produto.
    Li em vários sites como este aqui alguns benefícios do produto e acredito que em alguns casos ele deve sim fazer o que promete.

    ResponderExcluir